Marcadores

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

As novas tecnologias: ferramentas para a construção de novas relações interpessoais

Olá a todos!




(fonte da imagem: http://awebic.com/cultura/contradicoes-humanas/)

            Recentemente, o aplicativo Whatsaap, utilizado por centenas de milhões de pessoas, foi comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões, preço considerado baixo por Mark Zuckerberg, que enxerga no aplicativo um grande potencial econômico devido à sua popularidade em todo mundo.
Esse fato suscita a discussão da importância que as novas tecnologias assumiram para a vida social nos últimos anos e alguns impactos decorrentes desse complexo processo. Como se trata de um assunto de suma importância na compreensão do mundo pós-moderno, é importante que o candidato a uma vaga numa universidade esteja preparado para debate-lo.
Dessa forma, proponho que vocês escrevam um artigo de opinião acerca do seguinte tema:

As novas tecnologias: ferramentas para a construção de novas relações interpessoais

Abaixo segue o trecho de um artigo inspirador para vocês

Para Primo (1997), a tecnologia tem a capacidade de modificar a sociedade. Assim como a internet revoluciona a comunicação humana, criando comunidades mesmo sem proximidade física. “A comunicação humana pode definir-se como interação social através de mensagens ou como processo pelo qual as relações humanas existem” (Alves, s.a., p. 1068). As relações humanas podem ser classificadas de duas formas: por contato primário ou direto e por contato secundário ou indireto. A primeira corresponde a um tipo de relação fisicamente presencial, face-a-face. À segunda as relações sem contato físico, normalmente mediadas por computador.
A comunicação molda a cultura porque “nós não vemos ... a realidade ... como  ‘ela’ é, mas como são nossas linguagens. E nossas linguagens são nossas mídias. Nossas mídias são nossas metáforas. Nossas metáforas criam o conteúdo de nossa cultura”, (POSTMAN apud CASTELLS, 1999, p. 354). Se a cultura é modificada pela  comunicação, a alteração destes meios acarreta em quais mudanças sociais? Muito mais do que uma troca de mensagens, a comunicação vai além de uma linguagem.  Marcondes (1948) coloca como um espaço de troca de informações, sensações e  vivências com o outro. Sendo hoje realizada por meio de aparelhos e máquinas  eletrônicas, o autor também revela que “as tecnologias tentam artificialmente reagregar um mundo de contatos humanos que na prática já está totalmente rarefeito,  pulverizado”.


Gostaram?
Deixem a opinião de vocês nos comentários.


Boa escrita a todos!

5 comentários:

  1. Conheci o blog agora.

    Excelente postagem.

    Obrigado por compartilhar esse texto conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio.
      Caso queira ter a sua redação corrigida gratuitamente, coloque-a no espaço destinado aos comentários.
      É importante ressaltar que ela deve estar relacionada a alguma proposta de redação apresentada neste blog.

      Excluir
  2. TEMA: As novas tecnologias: ferramentas para a construção de novas relações interpessoais

    Nas últimas décadas, a tecnologia digital vem possibilitando a construção de novas formas de relações interpessoais. Apesar de evidentes benefícios, essa socialização virtual deve ser vista com certa cautela na contemporaneidade.

    A tecnologia cibernética vem criando novas maneiras de se efetivar a comunicação. Esse “universo virtual”, além de romper com as barreiras geográficas entre os indivíduos, tem sido uma importante ferramenta para difundir ideias e indignações sócio-políticas de distintos grupos sociais – a exemplo da Primavera Árabe, no Egito, “Wall Street”, nos EUA, bem como as manifestações de junho de 2013, no Brasil. Por meio da internet, verifica-se, portanto, um intenso, amplo e diversificado processo de interação social.

    Apesar do imensurável ganho para as relações humanas, o homem que faz demasiado uso da comunicação mediada por computador acaba, naturalmente, substituindo o contato face a face, o que tem gerado seres solitários e introspectivos. Em consequência, o contato físico – imprescindível para extrair habilidades cognitivas, bem como para aperfeiçoar a capacidade de expressão no ambiente escolar e de trabalho – torna-se tormentoso e, por isso, poupado por muitos.

    Assim, as novas tecnologias provocam mudanças no modo como as relações interpessoais ocorrem, intervindo, significativamente, no nosso comportamento social. Isso, no entanto, merece atenção, pois uma das características desse entretenimento é, sem dúvida, a implantação do isolamento como padrão para as relações humanas.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto

    Pontos positivos:

    - Excelente argumentação;
    - Conhecimento do tema;
    - Bom uso dos mecanismos de coesão (preposições, conjunções, advérbios);

    Observações:
    - Sempre escreva Internet com a letra inicial maiúscula;
    - Caso fosse uma prova do ENEM, seria primordial a apresentação de uma proposta de intervenção. Contudo, como no enunciado desta proposta não era solicitada a proposta de intervenção, sua nota não ficou prejudicada por esse aspecto.

    Nota: 950

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela correção. No entanto, se não houve erro, não entendi a nota.

      Atc,
      Rômulo

      Excluir