Marcadores

domingo, 9 de fevereiro de 2014

A resenha crítica: uma ponte entre a narração e a argumentação



(Fonte da imagem: http://garcianetodotme.wordpress.com/2013/04/15/como-elaborar-uma-resenha-critica/)

Olá a todos!

                Nesta postagem, vou abordar um gênero que pode servir de ponte para você que tem dificuldades em escrever textos argumentativos: a resenha crítica. A resenha crítica é uma espécie de resumo comentado de uma determinada obra, isto é, o autor, além de apresentar um resumo do que se trata a obra, faz comentários críticos (com base em argumentos). É preciso deixar claro que o termo “obra” é bastante abrangente, já que a resenha pode tratar de um livro científico, um livro literário, um filme, um curta-metragem, uma peça teatral.
                De um modo geral, a resenha costuma ser dividida em 4 partes. Na primeira parte, é feita uma breve apresentação acerca da obra e de quem é seu autor. Nessa parte, alguns resenhistas mesclam uma curta biografia do(a) autor(a) da obra com alguns aspectos relevantes do contexto de sua produção. Caso não conheçam tais informações ou essas sejam irrelevantes para os leitores do texto, os resenhistas preferem apresentar apenas informações básicas sobre a obra, como data de lançamento e as principais obras do(a) autor(a).
                Na segunda parte, é feito um breve resumo da obra. Caso seja dividida em várias partes, como em um livro científico, é fundamental que o resenhista diga do que trata cada uma das suas partes ou, ao menos, faça uma contextualização das principais questões apresentadas na obra.  No caso de um filme, é interessante que sejam apresentados início, meio e fim. Contudo, em certos contextos, a apresentação do final da história não é aconselhável, como na resenha crítica de um filme que ainda não chegou aos cinemas publicada em um jornal de grande circulação.
               A terceira parte é destinada à avaliação crítica da obra, ou seja, é a parte mais argumentativa da obra. Para os resenhistas de primeira viagem, é importante ressaltar que a palavra “crítica” não quer dizer necessariamente falar mal, mas sim apresentar uma análise fundamentada em argumentos que exponham o seu ponto de vista sobre o tema. Dessa forma, não basta dizer se um aspecto é positivo ou não, é necessário fundamentar esse ponto de vista com base em argumentos consistentes, o que dará maior aceitação ao seu ponto de vista por parte dos leitores. Vale ressaltar que nessa parte você pode abordar: o estilo do autor, a originalidade do trabalho, o seu valor para o público e a relação da obra com o seu contexto social e cultural.
                Por fim, é apresentada uma conclusão em que o resenhista (des)aconselha a obra e aponta qual é o seu público-alvo, isto é, quais pessoas poderiam se interessar pela obra. Dessa forma, a última parte apresenta uma síntese que deve ser coerente com o restante das ideias apresentadas anteriormente.
                Agora que você já sabe o que é uma resenha crítica, vamos praticar?
                Darei duas opções para você:

     1)      Faça a resenha crítica de um livro literário que tenha marcado a sua vida como leitor e desenvolvido o seu pensamento crítico;
      2)      Faça a resenha crítica de um filme que tenha ajudado no desenvolvimento de sua consciência crítica.



Caso tenham quaisquer dúvidas, entrem em contato.
Boa escrita a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário