Marcadores

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A importância da revisão para a qualidade do seu texto


(fonte da imagem: http://www.grcorporate.com.br/servicos/revisao-de-texto-proofreading-e-editoracao.php Disponível em 03 de fevereiro de 2014)

Olá a todos!

Nesta postagem, vou tratar brevemente de um tópico fundamental para quem quer melhorar a qualidade de seus textos: a revisão. Revisar um texto é primordial para que possamos adequá-lo aos nossos objetivos e à norma padrão da língua portuguesa. É comum, por exemplo, que passe despercebido no momento da escrita a falta de um acento numa palavra. Sem a revisão de seu próprio texto, até mesmo um(a) doutor(a) em Linguística está sujeito(a) a encontrar erros gramaticais em seu texto. Contudo, esses erros não costumam passar despercebidos pelos leitores, especialmente pelos corretores que descontam pontos das redações com essas inadequações.

Os principais aspectos gramaticais que podem ser melhorados por meio da revisão são:

1)      Concordância verbal e nominal (podemos ter esquecido um “s” no final de uma palavra);
2)      Regência (podemos ter esquecido a preposição “de” depois de um verbo);
3)      Ortografia adequada das palavras, principalmente a acentuação gráfica (podemos ter esquecido o acento da “câmera”);
4)      Pontuação (o erro mais comum é se esquecer do ponto final).

No que diz respeito ao conteúdo, a revisão do texto ajuda quem o escreveu, por exemplo, a verificar a coerência e a qualidade de seus argumentos.  Assumindo a identidade de leitor, o autor examina com maior criticidade as ideias que defende e, consequentemente, se elas são relevantes para o texto ou não. Dessa forma, se o candidato numa prova de vestibular perceber que seus argumentos estão aquém daquilo que ele pretendia, ele pode reformulá-los para melhorar a qualidade do seu texto.
Vale ressaltar que é interessante deixar o texto “descansando” por algum tempo antes da revisão, isto é, a revisão ganha mais qualidade quando lemos o texto algumas horas depois de o escrevermos. Uma hipótese que justifica essa tese é a de que, com o passar do tempo, nós nos distanciamos da identidade de autor e nos aproximamos da identidade de leitor, o que é fundamental para lermos com criticidade o nosso próprio texto.
Portanto, a revisão de um texto é bastante benéfica para nós que escrevemos e somos avaliados por essa atividade. Este texto, por exemplo, passou por algumas releituras que o tornaram mais condizente com o seu objetivo.
Caso tenham alguma dúvida acerca da revisão textual, deixem um comentário.

Um abraço! 

3 comentários: