Marcadores

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Proposta de redação sobre a violência entre torcidas organizadas

(fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/est%C3%A1dio-cidade-do-cabo-1118445/)

Estamos de volta com tudo!

Que tal praticar a escrita em mais uma redação no formato do Enem?

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS EFEITOS DA VIOLÊNCIA ENTRE TORCIDAS ORGANIZADAS PARA A RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E O FUTEBOL, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.


Textos motivadores

http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2016/04/briga-entre-torcidas-de-palmeiras-e-corinthians-termina-com-um-morto.html

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/03/policiais-e-torcedores-ficam-ferido-em-briga-entre-torcidas-em-fortaleza.html

http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/torcidas-organizadas.htm

7 comentários:

  1. As torcidas organizadas, muito presentes nas partidas de futebol do Brasil, se envolvem frequentemente em episódios de violência tanto dentro quanto fora dos estádios. Esses acontecimentos, além de causar danos aos envolvidos, pode também ferir terceiros, sendo assim motivos de repreensão para as autoridades de segurança e instituições ligadas ao esporte.
    Rixas entre torcidas organizadas são bastante comuns e, por esse motivo, algumas delas já se dirigem aos estádios com a intenção de provocar a torcida rival e causar tumultos. Portanto, os componentes desses grupos são previamente incitados a serem violentos, o que corrobora para esses incidentes.
    O nível de violência presente nesses episódios também é outro ponto importante. Os integrantes dessas torcidas organizadas, por fazerem parte de um coletivo e sabendo que serão mais dificilmente reprimidos, se sentem mais livres para levarem artefatos perigosos, agravando assim a situação.
    De acordo com o que foi citado, compreende-se o impacto social que esses movimentos violentos causam. Assim, eventos de lazer, que são as partidas de futebol, passam a ser temidos e menos frequentados pela população.
    Portanto, é imprescindível a repreensão das torcidas organizadas que participam de episódios violentos. Uma punição mais severa deve ainda ser aplicada aos envolvidos: a proibição de suas frequentações aos estádios. E, em casos extremos, a realização de partidas com torcida única.

    ResponderExcluir
  2. - Fique atento à concordância verbal. No segundo período do primeiro parágrafo, por exemplo, você deveria ter escrito "podem também ferir";
    - Você continua escrevendo muito bem, distinto aluno. Precisão vocabular e objetividade estão em dia na sua prática de escrita. Contudo, precisa ter um pouco mais de atenção em relação ao tema. A proposta solicitou que você escrevesse a respeito dos EFEITOS DA VIOLÊNCIA ENTRE TORCIDAS ORGANIZADAS PARA A RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E O FUTEBOL. Você deu muita saliência a como se dá a violência entre as torcidas organizadas, mas destacou de forma relativamente vaga os seus efeitos para a relação entre a sociedade e o esporte, que era o tópico mais importante sobre o tema. Leia a proposta com mais atenção para evitar esse tipo de situação.

    Competência I 160
    Competência II 120
    Competência III 160
    Competência IV 200
    Competência V 160

    Nota final: 800
    Continue praticando!

    ResponderExcluir
  3. O futebol é o esporte mais valorizado no Brasil e o que mais influenciou em sua história. Essa forte conexão entre o brasileiro e o esporte, porém, vem sendo prejudicada, pois muitos torcedores deixam de assistir aos jogos nos estádios por medo de serem agredidos por integrantes de torcidas organizadas.

    De fato, o futebol é muito importante para a dinâmica da sociedade brasileira. Ele trouxe a noção de união para as massas, o que o tornou agente diretos de mudanças políticas, sociais e culturais. Durante a ditadura militar, jogadores realizavam protestos durante as partidas, atos que contribuíram para o término do período. Além disso, ele trouxe visibilidade para diversas questões, como o racismo e a desigualdade econômica.

    A visão de coletividade, entretanto, foi deturpada por alguns grupos, que a relacionaram com a rivalidade e a intolerância. Alguns integrantes de torcidas organizadas praticam constantemente atos de violência durantes os jogos contra torcedores do time adversário. Essas ações são extremamente negativas para a relação entre o futebol e a sociedade, pois afastam muitos torcedores dos jogos, que têm receio de comparecer ao estádio.

    Dessa forma, para que a “paixão nacional” não perca seu valor, é necessário que medidas educativas e punitivas sejam realizadas. O Governo deve investir em campanhas educativas nas escolas, nas mídias e nos clubes esportivos. Além disso, os dirigentes das torcidas organizadas devem orientar e fiscalizar internamente seus torcedores. Os agressores devem ser rigidamente punidos, com a proibição do acesso ao estádio, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. - Seria mais adequado se você escrevesse Ditadura Militar, isto é, com letras maiúsculas;
    - Você poderia ser só um pouco mais específica em como funcionaria a ação do governo;
    - A vírgula após punidos, na penúltima linha do texto, poderia ser retirada;
    - Ficaria mais interessante se você tivesse escrito "acesso aos estádios", já que isso mostraria de forma mais clara o rigor da pena;
    - Com exceção desses detalhes, sua redação está impecável.

    Nota final: 980

    ResponderExcluir