Olá a todos!
Apesar do foco deste blog estar direcionado para a produção
textual, acredito que é válido abordar alguns aspectos gramaticais e fornecer
um material complementar de estudo aos alunos de nível médio.
Na minha experiência como professor, percebi que, de um modo
geral, os estudantes conhecem bem os conceitos gramaticais (oração, objeto
direto, verbo, conjunção), mas têm acesso a um número escasso de exemplos de
sentenças analisadas corretamente para compreenderem os fenômenos sintáticos.
A fim de tentar preencher essa lacuna, apresento a seguir a
análise sintática detalhada de algumas orações.
Joaquina
cortou o cabelo ontem.
SUJ VTD OD Adj. Adv
Lula, ex-presidente do Brasil, nunca leu um livro grande.
Suj. Aposto Adj. Adv VTD OD
Hoje Waldelícia dormiu muito.
Adj.
Adv SUJ VI Adj. Adv
Na
semana passada, eu senti nojo da
política.
Adj.
Adv SUJ VTD
OD CN
Robsvaldo
e Josicleide sempre gostaram de chocolate.
Sujeito
composto Adj. Adv VTI OI
Na
primeira aula de português,
os alunos escreveram um relato pessoal.
Adj.
Advb
SUJ VTD OD
Joaquina,
preciso de você (sujeito
desinencial “eu”).
Vocativo VTI OI
Na
hora do almoço, pensei no meu amor (sujeito desinencial “eu”).
Adj.
Advb VTI OI
Cleudavidson
sente saudades da mãe.
SUJ. VTD OD CN
Atualmente, Josicleudir não tem raiva dos inimigos.
Adj.
Adv SUJ Adj. Adv VTD OD CN
Mariana entregou o livro a
Pedro.
Suj. VTDI OD OI
Vendem-
se casas.
VTD PA SUJ
Precisa- se de
bons professores (Sujeito
Indeterminado).
VTI II OI
Há alguns
problemas (oração sem sujeito).
VTD OD
Siglas
e abreviaturas
Suj. : Sujeito
OD: objeto direto
OI: objeto indireto
VTD: Verbo transitivo direto
VTI: Verbo transitiva indireto
VI: Verbo intransitivo
VTDI: Verbo transitivo direto e
indireto
Adj advb: adjunto adverbial
Adj adn: adjunto adnominal
CN: Complemento nominal
Voc: Vocativo
Ap: Aposto
PA: Partícula
apassivadora
II: Índice de
indeterminação do sujeito
Caso
tenham quaisquer dúvidas, deixem um comentário.
Um
abraço a todos!
"Vendem- se casas.
ResponderExcluirVTD PA SUJ
Precisa- se de bons professores (Sujeito Indeterminado).
VTI II OI"
Não entendi a diferença entre esses dois casos. Por que no primeiro o 'se' é partícula apassivadora e no segundo é índice de indeterminação do sujeito? E por que 'casas' é sujeito e 'bons professores', objeto indireto? Não entendi o que fez uma oração ter sujeito e a outra não.
Caro Antônio,
ResponderExcluirA sua dúvida é bastante recorrente e é oriunda do fato de que a concepção da Gramática Normativa vai em sentido contrário à concepção dos falantes do português da sua língua. Afinal, casas, para nós falantes, além de estar à direita do verbo, possui o papel de paciente e não é possível identificar o agente da oração. Dessa forma, olhamos vendem-se casas e não identificamos casas como sujeito pela nossa intuição como falantes, mas sim como objeto.
Contudo, de acordo com a Gramática Normativa, Vendem-se casas = Casas são vendidas, isto é, a partícula "se" é responsável por passar a oração em questão para a voz passiva. Esse tipo de processo é recorrente na norma padrão do português quando o verbo da oração é transitivo direto ou transitivo direto e indireto e está acompanhado pela partícula "se". Observe esse processo nas frases a seguir:
Compram- se livros= livros são comprados
VTD PA SUJ
Alugam- se apartamentos = apartamentos são alugados
VTD PA SUJ
Doam-se livros às crianças = livros são doados para as crianças
VTDI PA SUJ. OI
Já em Precisa-se de bons professores, o verbo é transitivo indireto e não faz parte da norma padrão a sua forma na passiva (bons professores são precisados), isto é, os verbos transitivos indiretos, assim como os intransitivos e os de ligação, não permitem a construção de sentenças na voz passiva. Dessa forma, a partícula "se" indica que o sujeito do verbo precisar é indeterminado.
Observe os exemplos abaixo
Gosta-se de chocolate (fica agramatical, para a gramática normativa, a sentença "chocolate é gostado")
Hoje se sai mais (fica agramatical, para a gramática normativa, a sentença mais saído é hoje)
Entendeu?
Um abraço