Marcadores

domingo, 6 de setembro de 2015

Proposta de redação sobre os impactos do atual fluxo de refugiados para a Europa



Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS IMPACTOS DO ATUAL FLUXO DE REFUGIADOS PARA A EUROPA, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.

Textos motivadores:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/entenda-situacao-de-paises-de-onde-saem-milhares-de-imigrantes-europa.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/refugiados-na-europa-crise-em-mapas-e-graficos.html

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2015/09/02/interna_mundo,497020/foto-de-bebe-encontrado-morto-se-torna-simbolo-da-crise-migratoria.shtml

32 comentários:

  1. Guerras, pobreza, repressão política e religiosa. Muitos são os motivos que levam milhares de pessoas a emigrarem de seus países em busca de uma vida melhor no continente europeu. O problema se dar quando, ao chegar a seus destinos, muitos imigrantes enfrentam o preconceito étnico e a falta de emprego, sendo vistos por muitos como marginais que superlotam os sistemas de educação, saúde e moradia.
    Diante da possibilidade de uma vida melhor, pessoas de vários lugares do globo, em principal do oriente médio, partem de sua terra natal para tentar uma vida melhor em outros países, o problema estar em como alocar estas pessoas de uma forma digna, sem maiores transtornos em uma terra até então desconhecida para muitos. Esta talvez seja a grande questão a ser solucionada pela união europeia na atualidade.
    Isso se dar pelo fato de que o fluxo imigratório não para de crescer na Europa nos últimos anos, impulsionado principalmente pelas guerras existentes no oriente médio. Os imigrantes sofrem com esta situação, porém, mesmo assim preferem ficar, pois a alternativa de voltar para o seu país ainda parece uma ideia longínqua. O que torna um impulso gerador de preconceito ético e intolerância existente por parte de muitos europeus, tratando os imigrantes de uma forma ríspida e vendo-os de forma marginalizada.
    Além disso, podemos ver também uma clara dificuldade dos estrangeiros em se inserir no mercado de trabalho, o que é difícil até mesmo para os europeus, assim, quando não trabalham no mercado informal, muitos ficam desempregados a procura de emprego, gerando assim uma grande dificuldade dos países em atender toda essa demanda populacional. Isso faz com que muitos vejam os imigrantes como verdadeiros aproveitadores dos sistemas sociais, sem conhecer das verdadeiras causas que os puseram ali.
    Diante do exposto, fica claro que o fluxo imigratório na Europa se tornou um problema sério, a população europeia vem discutindo qual seria o papel dos líderes dos principais países que sofrem com os impactos da imigração, e como eles poderiam se reunir para debater as questões relativas à imigração na Europa. Uma solução interessante seria haver um sistema de fundos para ajudar os países que mais recebem imigrantes para diminuir os impactos deste enorme contingente de pessoas que todos os anos desembarcam na Europa, outra ação seria maiores palestras no continente para conscientização contra o preconceito e a intolerância.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Você escreve bem, mas fique atenta à quantidade de linhas. Os exames do tipo vestibular não costumam permitir textos com mais de 30 linhas;
      - Revise seu texto com atenção para evitar erros gramaticais. Na segunda linha, por exemplo, você deveria ter escrito "se dá";
      - Estude os usos de maiúsculas e minúsculas. Você deveria ter escrito, por exemplo, "Oriente Médio";
      - Estude os usos do sinal indicativo de crase. Você deveria ter escrito "à procura de emprego", no quarto parágrafo;
      - Sua proposta de intervenção precisa ser mais detalhada. O que seria feito, por exemplo, com o dinheiro? Qual seria o tema das palestras? Esse tipo de detalhamento é fundamental para melhorar as suas notas.

      Nota final: 860

      Excluir
  2. Ayslan: uma travessia perigosa
    Hodiernamente, é divulgado pelas mídias televisiva,digital e impressa o atual fluxo migratório de indivíduos para o continente europeu.Guerras,conflitos étnico-religiosos e pobreza são os principais fatores que delibera para esse êxodo, tornando-se um problema social.Desse modo, é imprescindível buscar soluções e estratégias a médio prazo para intervir nessa problemática.
    Em primeiro plano, deve-se atentar para o crescente número de refugiados que concentram-se nos principais países da Europa.A atual crise econômica nessas regiões aliada aos conflitos religiosos internos fez com que a situação de convivência somado às precárias condições de vida promoveu um intenso êxodo, porém com a fiscalização e a introdução de politicas públicas xenofóbicas limitou cada vez mais a entrada em suas fronteiras,corroborando a extradição de grande parte dos indivíduos
    Além disso, os métodos utilizados por esses refugiados determinou um colaborativo número de óbitos.Tráfico humano,naufrágios e a superlotação são os principais indicadores para que esta taxa se acentue ao decorrer dos tempos.A foto de uma criança síria conhecida por Aylan tornou-se viral pelos recursos midiáticos e impressos, relativizando como símbolo de que a guerra associada as condições sub-humanas que vivem podem extinguir paulatinamente à sociedade, principalmente aquelas acometidas por esses conflitos.
    Torna-se evidente,portanto, que as crescentes imigrações possui como consequência a tipificação da morte,além de estreitar as relações entre os países.Portanto,cabe a ONU como entidade governamental regular e promover à paz nesses países, atingindo de maneira primordial e singular a vida dessas pessoas.Outrossim,é essencial a participação de Ongs que discutam e auxiliem para esses refugiados acesso a melhores condições de vida,além de formular aos países a aceitação benéfica de novos imigrantes para a região.Por tudo isso,fica claro que as relações sociais entre os indivíduos proporcionaria direta e indiretamente para a economia,cultura e principalmente para o bem estar social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - A expressão "aliada aos conflitos religiosos internos" deveria estar entre vírgulas;
      - No trecho "a situação de convivência somado às precárias condições de vida promoveu", deveria ser reescrita desta forma: "a situação de convivência, somada às precárias condições de vida, promovesse";
      - Estude os usos do sinal indicativo de crase. Você deveria ter escrito "cabe à ONU";
      - Seja mais específico em sua proposta de intervenção. Como a ONU, por exemplo, promoverá a paz? Pense nisso;
      - Você escreve muito bem. Se não cometer esses pequenos erros, pode tirar nota mil.

      Nota final : 880

      Excluir
  3. É notório que o número de emigrantes africanos e do oriente médio para Europa crescem paulatinamente, mas em julho de 2015 foi assustador o numero de migrações. O ideal e natural seria que os migrantes ficassem em seu país de origem, porém a realidade é outra devido a carência de perspectiva de vida social e econômica decorrentes de constantes guerras no território de origem entre o governo local e jihadistas como o Estado Islâmico. Vale ressaltar que esses conflitos na África e no Oriente médio são frutos da cobiça do homem europeu durante o neocolonialismo no final do seculo XVIII.
    Quanto aos imigrantes que se alocam na Europa em busca de melhores condições de vida, muitos tem o sonho interrompido logo na chegada sendo deportados ao país de origem. Embora, muitos deles vivem na ilegalidade mas mesmo assim começam uma nova vida. A maioria dos imigrantes sofrem xenofobia pelos europeus pois eles os veem como competidores no mercado de trabalho e beneficiados pelos serviços sociais como saúde e educação financiado pelos impostos dos cidadãos europeus.
    Além dessas consequências socioeconômicas, há outras espaciais e demográficas. Se não houver um rápido planejamento dos Estados Europeus, as cidades poderão crescer de forma desorganizada surgindo guetos e o número de pedintes e marginalizados crescerá. Quanto a demografia europeia esse fluxo migratório é positivo pois grandes partes dos países europeus estão em implosão demográfica e esse fluxo acarretará em um acréscimo de jovens e adultos pois eles são a maioria dos refugiados.
    Portanto, cabe a União Europeia tomar medidas que atenue as consequências em seu território como: distribuir os refugiados para os países com melhores condições de abrigá-los, legalizarem os imigrantes para que não vivam na ilegalidade e possam contribuir com o impostos já que vão usufruir dos serviços sociais. Vale se precaver ao crescimento das cidades com a chegada dos novos indivíduos preparando assim um local de moradia e principalmente preparando o europeu para recepcionar de forma harmônica os refugiados, sendo feita essa preparação pelo Estado através de palestras nas comunidades, de cartilhas conscientizadoras e um intenso trabalho publicitário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Fique atento ao uso de letras maiúsculas. Você deveria ter escrito "Oriente Médio";
      - Estude as regras de acentuação. Você deveria ter escrito "muitos têm", por exemplo;
      - No segundo parágrafo, a vírgula após "Embora" está equivocada;
      - Estude os usos do sinal indicativo de crase, pois você deveria tê-lo empregado em "Quanto à demografia";
      - Revise seu texto com atenção para evitar erros de concordância. Você deveria ter escrito, por exemplo, "medidas que atenuem";

      Nota final: 840

      Excluir
  4. Boa noite Fernando Fidelix,
    Eu tenho uma dúvida: Por que é aconselhável a não usar o gerúndio na redação? Ou isso é mito ?
    Desde já agradeço ! E parabéns pelo seu blog, apesar de descobri-lo a pouco tempo está me ajudando bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos!
      Isso é um mito baseado no fato de que muitas pessoas vão encadeando as ideias usando várias formas verbais no gerúndio. Mais ou menos desta forma: "O Brasil está no caminho errado. Perdemos dinheiro na economia, pois não investimos adequadamente, jogando dinheiro fora que deveria ser realocado para outras áreas, aumentando o investimento no que realmente interessa, não deixando a corrupção tomando conta de tudo".
      Devido a isso, alguns professores falam para os seus alunos que ele seja evitado. Contudo, se bem empregado, o gerúndio, assim como as outras formas nominais dos verbos (particípio e infinitivo), pode ser usado em seus textos.

      Excluir
  5. No começo de 2015 grande número de refugiados e imigrantes saíram de suas terras para a europa em busca de paz e trabalho.mas essa chegadar em solo europeus causar grande conflito entre europeus e refugiados ou imigrantes por disputa de empregos.
    O xenofobia e um medo de imigrantes que vem tomar empregos de muitas europeus, isso causar conflito entre essas camadas social, muitos europeus usar como argumento a a falta de empregos causadas por estrangeiro que ocupam às vagas dos europeus.
    Mas a discriminação não começa na ruas e nem mesmo nas escolas, mas sim na fronteira, onde o governo para proteger o setores da econômico usam da geopolítica contra essas camas de refugiados, que mesmo sendo protegidos pela onu (organização das nações unida),são ferozmente sendo agredidas pelas pessoas e o governo.
    Portanto, vendo que essas imigrações populares ainda na vão para, deve se adotar medida mais protedoras para os imigrantes.mas somente serão realizada com a ajuda da onu.

    ResponderExcluir
  6. Suas dicas são ótimas. Além disso, o sr. tem paciência de explicar.

    ResponderExcluir
  7. Repressão politia e religiosa, pobreza e guerra, todos esses fatores fazem com que milhares, de pessoas saem de seus países de origem em busca de uma vida melhor no continente europeus.
    Com isso muitos imigrantes arriscam suas vidas pagando até R$10 mil para viajar em situações precárias, sem a certeza que chegaram a seus destinos.Entretanto isso vem causando um grande impacto nos países europeus.
    Como eles poderiam diminuir esses impactos; a ONU junto União européia se reunindo primeiramente para tentar regularizar a situação de cada imigrante. Outra situação interessante, seria um sistema de fundos para ajudar os países que mais recebe esses imigrantes. Com esse dinheiro poderia-se construir abrigos para os refugiados e na ajuda de alimentos e roupas, até eles se estabilizarem em cada país.

    ResponderExcluir
  8. - muito bom isso que os cursos de grande destaques no Brasil deviam esta fazendo para o povo que não tem condições de pagar caros cursinho para interagir com os problemas nacionais e internacionasi.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. - EU TENHO CERTEZA SE VARIAS PESSOAS TIVESSEM A INTENSÃO DE ENSINAR AS COISA SE TORNARIAM MAIS FÁCEIS PORQUE NORMAS CULTAS NÃO ESTÃO USANDO NEM NAS MELHORES FACULDADES E ESTÃO EXIGINDO COMO É QUE PODE?,

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Se eu não começar com um parágrafo na redação do ENEM eu posso ser desclassificada ou zera a prova ?

    ResponderExcluir
  13. Tem-se visto que uma grande leva de povos refugiados migrou para países europeus. Conflitos na Síria e violência na Eritreia são os principais motivos de toda essa onda migratória, além da instabilidade política provocada pelas guerras civis. Assim, os povos deixam seus países a fim de encontrar asilos em países vizinhos.
    Mais de 350 mil pessoas foram contabilizadas, de acordo com a Organização Internacional de Migração (IOM), nas fronteiras da Europa. O fato é que cada país toma uma decisão em aceitar ou não os refugiados. Problemas como emprego, moradia e saúde são pautas para que países recusem a entrada dos muçulmanos, além da religião, com costumes e hábitos diferentes. Países como a Hungria construíram muros para conter a entrada da população, que luta para sobreviver com condições precárias.
    A travessia até os países destinados vem sendo a principal causa de mortes na atual crise. As péssimas condições que são impostas, como barcos de madeira e superlotações acabam por desfalcar famílias na chegada aos destinos, somadas a uma grande repressão pela guarda costeira que inibe os refugiados de adentrar os países. Temos o caso, mostrado pela mídia, do menino sírio que foi encontrado morto na costa de uma praia turca.
    Portanto, torna-se evidente que as crescentes imigrações tem como consequência a morte da população. Cabe à entidade governamental como a ONU, priorizar a vida desses desabrigados fornecendo estrutura, alimentação e abrigo. Ademais, é indispensável o auxilio de ONGs para melhores condições de vida, além de conscientizar a população para aceitação desses povos. Assim, fica claro que relações sociais entre diferentes pessoas proporcionariam troca de cultura e um bem estar social.

    ResponderExcluir
  14. Ler o noticiário é importante, mas COPIAR a noticia (UOL internacional - 06/09/15) pode não ser visto com bons olhos pelo examinador. Atenção com a ética "Unknown".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem abri o site da UOL, e muito menos copiei, apenas me baseei em informações da BBC. Mas Obrigado pela dica.

      Excluir
  15. muito bom todos vcs estao bem / tirando algumas cristicas mas e normal parabens

    ResponderExcluir
  16. Gostaria que me Ajudasse ,com o Tema: Intolerância (Síria) .

    ResponderExcluir
  17. Gostaria que me Ajudasse ,com o Tema: Intolerância (Síria) .

    ResponderExcluir