Marcadores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

7 propostas de redação para você se preparar para o Enem 2015



Olá!

Nobres alunos, está chegando a hora do Enem 2015. Para vocês praticarem a escrita e se sentirem mais preparados, selecionei 7 propostas de redação do blog que estão no formato do Enem. É importante destacar que, nos comentários das propostas, vocês também podem aprender com os erros e os acertos de outros candidatos que tiveram as redações corrigidas gratuitamente.
Boa escrita!

Proposta de redação sobre os impactos da depressão para sociedade brasileira do século XXI



Proposta de redação sobre o combate à poluição nos grandes centros urbanos



Proposta de redação sobre os impactos do atual fluxo de refugiados para a Europa



Proposta de redação sobre o envelhecimento no século XXI



Proposta de redação sobre a importância do desenvolvimento científico no século XXI



Proposta de redação sobre a importância do planejamento da construção de ciclovias



Proposta de redação sobre a importância do planejamento urbano


6 comentários:

  1. A migração de imigrantes para a europa nos últimos anos ver causando conflitos entre os refugiados e àqueles que recebem eles, vistos que muitos imigrantes tomam empregos e também trazem religiões que não são muito bem vistas por olhos europeus.
    Um dos grande medo das camadas européias são às tomadas de empregos por outras pessoas de muitos países vícios.Isso passou a ser normal nas ruas da europa onde muitas pessoas saíram de casas para mostrar sua lutar contra os"roubos de empregos" por muitos imigrantes, e mais uma vez demonstrando a famosas xenofobia européia.
    Outra causas do problema social entre essas duas camadas social, são a religiões, onde muitos europeus não são muito abertos ao cristianismo e judaísmo, pelos fatos que grande passelas de europeus são maconicos, e frequentam às igreja católica, assim essas religiões se debatem em ruas e locai públicos na europa.
    Portanto, vendo que essas imigrações trazem para os conflitos econômicos e religiões devem-se que o governos mundiais ajudem essas camadas de imigrantes, com empregos que não alterem o cenário econômico de uma país e tentar estimular o respeito sobre religiões nos países.

    ResponderExcluir
  2. Matheus, oficialmente esta postagem é só para promover as outras propostas de redação. Portanto, eu não corrigiria nenhuma, mas, como a sua já está feita, vou comentá-la.

    - Fique atento à concordância e ao uso de letras maiúsculas. Escreve-se, por exemplo, "Europa" e você deveria ter escrito, no terceiro parágrafo "Outras causas";
    - Sua proposta de intervenção precisa ser mais detalhada também. Na seção Enem, fiz uma boa explicação sobre o tema. Sugiro que você acesse a postagem e leia com bastante atenção.

    Nota final: 560

    ResponderExcluir
  3. Nota-se,com o desenvolvimento do mundo(tecnológico,cientifico,nutricional etc)a e expectativa de vida aumentou em larga escala nos últimos séculos.Contudo,os idosos enfrentam em seu cotidiano um despreparo de serviços públicos e o fato do isolamento entre as gerações.
    Nesse contexto,é inegável a celebração do crescimento da longevidade.Diante disso,os idosos buscam uma qualidade de vida. Assim,hoje,é um exagero relacionar eles a apenas sentados em cadeiras de balanço em asilos.
    Nesse sentido,observa-se os desafios existentes na velhice.Por exemplo,há uma falta de diálogo com a juventude,sofrendo assim uma exclusão na sociedade,além da incapacidade de serviços públicos como:poucos assentos reservados no transportes,médicos insuficiente nos postos e hospitais causando longas filas de espera para atendimento etc.
    Portanto,fica evidente a marca de um maior envelhecimento populacional nos séculos recentes.Entretanto,faz-se necessário uma adaptação nos serviços públicos e de qualidade para suprir essa demanda,como aumentar o número de assentos reservados para idosos,contratar mais geriatras e médicos no setor da saúde,além disso,incentivar um diálogo entre os jovens com a experiência do velho.Quem sabe,dessa forma,a evolução continue e se alcance uma sociedade voltada para todas as idades.

    ResponderExcluir
  4. Prof. Fernando por favor corrigi minha redação, não tenho idéia de como estou preparada para o Enem...me dê uma luz...obg desde já

    ResponderExcluir
  5. - Farei um breve comentário. Mas aviso que, devido à minha rotina atual, este será o último. Você escreve bem, mas precisa ter mais convicção. No final do seu texto, por exemplo, a expressão "quem sabe" não deveria ter sido empregada.
    - Ademais, você precisa aprofundar um pouco mais as suas ideias, principalmente no desenvolvimento. A apresentação de exemplos e algumas explicações podem ajudar a fortalecer a sua argumentação. Espero ter ajudado.

    Nota final: 740

    ResponderExcluir