Marcadores

terça-feira, 4 de março de 2014

Dicas para uma leitura mais produtiva das propostas de redação

(fonte: http://www.desconversa.com.br/vestibular/tag/leitura-obrigatoria-fuvest/)

Olá a todos!

Nesta postagem, tratarei de um aspecto central para as provas de redação: a leitura adequada das propostas. Embora seja um ponto crucial para o candidato, não é um tópico debatido com a devida importância nas aulas de redação.
Listei algumas dicas que podem ajudá-los a ter uma leitura mais produtiva das propostas de redação. São elas:

1)      Releia várias vezes o tema da proposta de redação para compreender adequadamente o que é exigido pela banca.

Não ler atenciosamente o tema pode comprometer decisivamente a nota da sua redação. No ENEM de 2012, por exemplo, foi exigida dos candidatos a elaboração de uma dissertação a respeito do movimento imigratório para o Brasil no Século XXI. Muitos candidatos, devido à leitura desatenta da proposta, escreveram sobre o movimento imigratório para o Brasil nos últimos 500 anos e debateram com pouca profundidade esse processo no século XXI. Esse tipo de descuido compromete substancialmente a nota dos desatentos, já que a abordagem do tema conforme a proposta de redação foi um aspecto avaliado pelos corretores do ENEM e é avaliado pelas demais bancas. Portanto, leia atenciosamente o tema proposto para não perder pontos que seus concorrentes dificilmente perderão.

2)      Não copie as ideias dos textos motivadores nem se limite a elas.

Outro erro comum nas provas de redação, principalmente quando é solicitado um texto do tipo dissertativo-argumentativo, é o fato de que os textos de muitos estudantes ficam limitados às discussões apresentadas nos textos motivadores. Os textos motivadores são apresentados para que o tema proposto seja contextualizado e têm como objetivo fornecer ao candidato um pequeno recorte de algumas abordagens acerca do assunto que deverá ser tratado na redação. Infelizmente, alguns candidatos se apropriam das ideias dos textos motivadores e não apresentam um ponto de vista autônomo acerca do tema com base em argumentos consistentes, o que diminui a qualidade de um texto do tipo dissertativo-argumentativo e, consequentemente, a nota do candidato. Dessa forma, pense duas vezes antes de copiar ideias ou fragmentos dos textos motivadores.

3)      Fique atento às exigências da banca examinadora.

É bastante comum que as bancas examinadoras façam algumas exigências ao candidato. As mais comuns feitas nas propostas de redação são: impor um número mínimo ou máximo de linhas para a redação; ordenar o gênero ou o tipo textual a ser escrito; solicitar a abordagem de algum aspecto específico do tema; e requisitar uma proposta de intervenção para o problema apresentado. Caso o candidato não siga as exigências da banca, ele pode perder muitos pontos ou até mesmo ser desclassificado pela banca. Portanto, leia atentamente as exigências da banca e as obedeça.

4)      A primeira coisa que você tem de fazer na sua prova é ler a proposta de redação.

Quanto mais cedo o candidato ler a proposta de redação, mais tempo terá para pensar em como escreverá o seu texto. Ademais, o candidato pode aproveitar a leitura dos textos da prova que estejam ligados ao tema para ter acesso a vários pontos de vista.

5)      Organize em tópicos as suas ideias enquanto lê a proposta.

Colocar no papel em tópicos as suas principais ideias enquanto lê a proposta de redação é fundamental para que você faça um planejamento mais eficiente do seu texto. Com um planejamento das suas ideias, fica muito mais fácil escrever o texto, já que o autor terá já um percurso pré-determinado de seus argumentos.

Espero que vocês sigam essas preciosas dicas na próxima leitura de uma proposta de redação, pois elas podem ajudá-los a melhorar as suas notas no vestibular e no ENEM deste ano.

                Um abraço!

5 comentários:

  1. Gostei bastante das dicas, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios.
    Espero, sinceramente, que os ajude bastante.

    ResponderExcluir
  3. Por favor corrige essa redação....
    Alguém poderia corrigir? Tema:Qual será o legado da Copa do Mundo para o Brasil?

    Futebol:esperança social

    O futebol é o esporte mais conhecido e praticado mundialmente, sendo uma paixão nacional, responsável por unir a cada quatro anos nações que apesar das enormes diferenças econômicas e sociais, compartilham uma mesma paixão, o futebol.
    O Brasil será anfitrião da Copa do Mundo pela segunda vez, as expectativas do governo e da própria sociedade ,pelos altos gastos e os superfaturamentos nas obras dos estádios,a "Copa das Copas".Doze cidades serão cedes dos jogos e é esperado um alto retorno financeiro pela exposição do Brasil por parte dos turistas, estrangeiros e pelos próprios brasileiros.
    Sendo o futebol uma paixão nacional é visto também como um refúgio social e cultura seja para crianças, adolescentes ou adultos,este capaz de mudar e transformar vidas e histórias.O futebol é portanto uma esperança social em um país que prefere construir estádios à escolas e hospitais.
    A Copa do Mundo não encobre a situação precária e deficiente dos hospitais e escolas.O Brasil quer cultura,saúde e educação,direitos básicos que não deveriam ser postos à escolha.O Brasil é o país do futebol ,mas também necessita do moinho que move o Mundo ,a educação.

    ResponderExcluir