Marcadores

quarta-feira, 12 de março de 2014

Ideias para uma proposta de intervenção consistente

(fonte da imagem: http://www.sonhosbr.com.br/sonhos/frases-e-mensagens/frases-de-ideias.html)

Olá a todos!

Vou discutir um assunto fundamental para aqueles que vão fazer o Enem: a proposta de intervenção da redação. Ela consiste na proposição de uma ação que ajude a resolver ou, ao menos, a atenuar substancialmente um determinado problema. Geralmente é feita no final da redação como uma conclusão do que foi discutido no texto. É obrigatório que seja apresentada no final do texto? Não, mas costuma ser um excelente fecho para os argumentos desenvolvidos anteriormente. Todavia, a estruturação do texto dissertativo-argumentativo será tema de uma futura postagem.

Há três princípios que devem nortear a elaboração de uma boa proposta de intervenção: a proposta de intervenção precisa ser verossímil, isto é, precisa ser aplicável à realidade; deve estar ligada a aspectos centrais do problema discutido; e, de um modo geral, aborda ações futuras capazes de desencadear uma mudança no atual quadro do problema.

Você pode estar se perguntando, “mas, professor, o que devo discutir na proposta?”. Eu sugiro dois eixos que podem ser bastante eficazes: a mudança de comportamento da sociedade e as ações do poder público.

No que diz respeito ao comportamento da sociedade, é fundamental que você aborde uma mudança de postura/atitude de alguns sujeitos sociais típicos em relação ao problema, como: motoristas, professores, pais, alunos, policiais, empresários, administradores, médicos, cientistas, advogados, estrangeiros, jovens, idosos, homens e mulheres. Na proposta acerca da Lei Seca, você poderia propor, por exemplo, que seriam fundamentais a conscientização dos próprios motoristas dos riscos da perigosa combinação álcool-direção e a valorização pela sociedade daqueles que não bebem antes de dirigir, o que leva, consequentemente, à valorização de uma postura ética e responsável ao volante. Os donos de bares também devem agir. Eles poderiam dar descontos de 20% nos seus produtos para aqueles que não consumirem nenhuma bebida alcoólica e se comprometerem a assumir o papel de amigo da vez. Ademais, os bares poderiam firmar convênios com empresas de táxi para que elas ajudem as pessoas a voltarem para casa em segurança. Esses convênios devem oferecer descontos de 10 % nos finais de semana para os clientes que frequentam o bar de forma recorrente. Dessa forma, garantem-se o consumo responsável da população e a prosperidade econômica do mercado ligado às bebidas alcoólicas.

No que diz respeito à ação do poder público, o candidato possui, na minha opinião, um leque mais amplo de possibilidades para agir, como: a criação de leis, o aperfeiçoamento da legislação vigente sobre o assunto, o aumento de investimentos na área, o aperfeiçoamento da infraestrutura, a contratação de mais profissionais da área, a fiscalização mais rígida do cumprimento das leis, a criação de campanhas de conscientização. Ainda sobre o tema da Lei Seca, o candidato poderia defender a criação de campanhas publicitárias em que alguns ícones vinculados à propaganda de bebidas condenem que motoristas combinem álcool e direção, o que fortaleceria ainda mais o discurso a favor da Lei Seca. Ademais, é interessante mencionar a fonte dos recursos para o financiamento da campanha, que poderia ser oriundo do dinheiro das multas de trânsito.

“Fernando, só posso apresentar uma ação na minha proposta de intervenção?”. Ora, nobre aluno, é claro que você pode apresentar mais sugestões. Inclusive, é bastante interessante que você produza um conjunto de propostas que juntas consigam resolver substancialmente o problema. Dessa forma, você pode combinar a mudança de comportamento da sociedade com ações do poder público, estratégia que pode fortalecer ainda mais a sua argumentação.

É fundamental lembrá-los de que a proposta de intervenção é uma competência avaliada pelos corretores do Enem. Portanto, aproveitem as ideias discutidas nesta postagem para redigir com bastante esmero a sua proposta de intervenção para o tema de uma redação do Enem.

Caso tenham quaisquer dúvidas, deixem um comentário.


Um abraço a todos!

2 comentários:

  1. Conscientização e mudança na legislação não é algo muito previsível não?

    ResponderExcluir
  2. Depende da conscientização e da mudança de legislação. Infelizmente, vende-se a ideia de que em um texto argumentativo o mais importante é não ser previsível. Isso é falso como uma nota de 77 reais. O fundamental é você apresentar uma argumentação consistente, inclusive na proposta de intervenção.
    Para alcançar esse objetivo, você precisa ser específico na proposta de intervenção. No caso da conscientização, você precisa especificar as pessoas que devem se conscientizar e, principalmente, qual é a mudança de comportamento que eles devem ter.
    No caso da legislação, se você simplesmente afirmar que a legislação deve ser alterada, sem especificar os pontos em que ela será alterada, você torna o argumento inconsistente. Você precisa deixar claro no seu texto em quais pontos a legislação deve ser alterada e a sua importância.
    Vamos a um exemplo real e específico para deixar isso claro. Atualmente, o GDF (Governo do Distrito Federal) vive uma crise financeira terrível, o que tem gerado atrasos de pagamentos a servidores. Recentemente, encontrei-me com um deputado distrital e apresentei algumas mudanças na Lei Complementar 840 que diminuiriam os gastos públicos. Sugeri que a licença-prêmio não fosse mais paga em pecúnia e que a lei fosse mais rigorosa no controle das faltas dos servidores, que só são demitidos automaticamente se tiverem 60 faltas em um ano ou se faltarem 30 dias consecutivos. Propus que esses números fossem reduzidos para, respectivamente, 30 e 15.
    Como você pode perceber, não fui imprevisível. Mudar a lei que regulamenta os direitos e obrigações dos servidores é absolutamente previsível nesse contexto. Contudo, minha argumentação foi consistente, pois mostrei pontos que reduziriam os gastos e tornariam mais fácil o processo de demissão de servidores ociosos, o que fortalece o meu argumento inicial.
    Peço desculpas pela demora. Continue praticando seu senso crítico! Pergunte, critique e analise as informações que são mostradas a você no cotidiano. Assim, você tira muitas dúvidas e fica mais inteligente ^^.

    ResponderExcluir