Marcadores

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Proposta de redação sobre os impactos do poder da difusão de informações por meio das novas tecnologias




Mais uma proposta de redação no formato do Enem para você praticarem a escrita.

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS IMPACTOS DO PODER DA DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.

Textos motivadores

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/01/13/economia/1421170235_436092.html

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/10/google-deve-pagar-r-250-mil-daniela-cicarelli-por-video-intimo.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/stenio-garcia-quer-punicao-culpado-por-vazamento-de-fotos-intimas.html

25 comentários:

  1. Informação e ética

    Na sociedade contemporânea, tornou-se comum ter uma visão sensacionalista dos fatos. O excesso de informações vem prejudicando o pensamento ético do ser. Redes sociais como Twitter, Blogs, Facebook, e outros, trazem a cada "clique" um novo saber, seja ele útil ou não.

    Gardner com sua filosofia das inteligências deixa claro acerca de que não basta ao homem ser inteligente, é preciso saber manusear a sua inteligência. Utilizar a inteligência de forma correta significa selecionar e refletir tudo aquelo que lhe é repassado. Hoje, o indivíduo não tem procurado base nas informações recebidas, automaticamente as reproduzindo de forma errônea, causado massificação da ignorância, como por exemplo, as famosas "correntes" das redes sociais, que fazem com que um indivíduo promova o outro, sendo o outro produtor de inverdades.

    Nesse mesmo contexto, a escola vem entrando com o seu papel educador. A educação escolar possui o objetivo de formar cidadãos críticos, porém, a mesma necessita do apoio familiar para obter sucesso. A ética que vem de casa ajuda a formar um cidadão ativo, reflexivo e que recusa falsos tipos de informação. Quando o mesmo não ocorre, na maioria das vezes, os indivíduos no seu processo de formação acabam perdendo a consciência da gravidade de uma informação errada, causando danos ao conhecimento.

    Portanto, é notório o poder excessivo de informação e, para que se resolvam os problemas da massificação de informações erradas, é necessário que as pessoas sejam educadas para que possuam ética. As famílias devem unir-se as Instituições de ensino, com programas de palestras sobre ética e informação. E governo com o seu poder impactante deve criar programas para monitorar as redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira redação, hein!!!
      Quero correção :)
      Valeu!

      Excluir
    2. - Estude o uso do sinal indicativo de crase. Você deveria tê-lo inserido em "unir-se às instituições (com inicial minúscula) de ensino";
      - Você escreve muito bem, mas sua proposta de intervenção precisa ser mais detalhada. Você precisa especificar como funcionarão as suas sugestões. Você deveria ter dito, por exemplo, como funcionariam os programas para monitorar as redes sociais. Sugiro que você leia a postagem que eu fiz sobre a proposta de intervenção para a seção ENEM do Blog;
      - Se você fizer alguns ajustes, você pode tirar nota mil do Enem. Portanto, estude esses pontos para melhorar ainda mais a sua nota.

      Nota final: 920

      Excluir
  2. Hoje,com o avanço das novas tecnologias,basta um "click" para ter acesso as diversas informações disponibilizadas na internet.Contudo,também são encontrados dados que ultrapassam o limite do privado. Diante disso,o filósofo Aristóteles disse - A mudança em todas as coisas é desejável.


    Assim, é inegável o impacto das novas tecnologias para o desenvolvimento do mundo.Por exemplo, na globalização no ramo da comunicação, na educação no campo de expandir o conhecimento, nos relacionamentos através das redes sociais etc.Desse forma,os benefícios são inúmeros.

    Por outro lado,há casos de pessoas com sua imagem exposta sem autorização. Nesse contexto, recentemente foi vazadas fotos intimas do ator Stenio Garcia com sua esposa nas redes socias. Desse jeito,infelizmente, as pessoas não têm total segurança nessas novas tecnologias.

    Enfim,fica evidente o grande poder das informações divulgadas através das novas tecnologias.Assim,com o intuito de proteger a privacidade dos usuários,desde o ano passado no Brasil está em vigor a lei conhecida como Marco Civil da Internet.Entretanto,faz-se necessário que o Governo Federal amplie a divulgação (televisão, rádio, internet etc) desse direito a sócidade,a fim de informar e inibir tal crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estude os usos do sinal indicativo de crase. Você deveria inseri-lo em "acesso às diversas informações", por exemplo;
      - No segundo período do segundo parágrafo, seria mais adequado o emprego de ";" em vez de "," para separar os elementos da enumeração apresentada;
      - Fique mais atenta à concordância;
      - Você precisa detalhar mais a sua proposta de intervenção. Você falou sobre os meios de divulgação (televisão, rádio e internet), mas não especificou o modo. Essa especificação é fundamental para que você obtenha nota máxima na competência V. Para melhorar a sua nota, sugiro que você leia atentamente a postagem sobre como ter ideias para uma boa proposta de intervenção na seção ENEM do blog.

      Nota final: 720

      Excluir
    2. prof. obg pela correção,porém li sua postagem indicada mas ainda não entendi o sr. quis dizer com "mas não especificou o modo",como assim assim?o sr.poderia ser mais claro?

      tenho muita dificuldade na conclusão,inclusive já zerei a competência.
      Grata

      Excluir
    3. Você apresentou a proposta de intervenção, mas não especificou de que maneira funcionaria a divulgação. No caso da Internet, por exemplo, você poderia propor a criação de uma página no Facebook, um canal no YouTube e um perfil no Twitter para divulgar esse direito. Por meio dessas ferramentas, profissionais poderiam postar vídeos explicativos e tirar as principais dúvidas dos usuários sobre o tema.
      Entendeu agora?

      Excluir
  3. A possibilidade de comunicação e disseminação extremamente rápida faz com que os dispositivos tornem-se aparelhos bem úteis. Contudo, o seu uso irracional pode ser tão prejudicial quanto os seus benefícios.

    O termo ‘’aldeia global’’, que surgiu durante a década de 80, junto com a globalização, retrata bem essa situação. Em que pessoas separadas a milhões de distância podem se comunicar. Promovendo a integração de território e a troca de costumes e cultura.

    Entretanto, a falta de maturidade para manusear este dispositivo pode não ser algo positivo. A divulgação de informações de procedência duvidosa e também de fotos intímas, conhecidas como ‘’nude’’, é um grave problema. Pois além de poder prejudicar a vida de uma pessoa, pode levar a um fim trágico e violento.

    Em vista disso, o uso desses aparelhos não deve ser proibido, mas utilizado de forma inteligente e positiva. O portador dessas pequenas máquinas devem ter cuidado com o que compartilha, assim como ter o senso crítico e filtrar as informações que são recebidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Revise seu texto com atenção para não cometer erros simples, como a imprecisão da expressão "a milhões de distância";
      - Você precisa articular de forma mais precisa as ideias do seu texto. A conjunção "pois" no terceiro parágrafo, por exemplo, deveria ser antecedida por uma vírgula;
      - Você precisa desenvolver e aprofundar mais as suas ideias. Na sua proposta de intervenção, por exemplo, você deveria especificar melhor uma mudança de prática por parte da sociedade. Para entender melhor esse ponto, sugiro que você leia a minha postagem sobre esse tópico na seção ENEM do blog.
      Nota final: 600

      Excluir
  4. Hodiernamente, muito é visto sobre os fenômenos proporcionados pela revolução técnico-científica-informacional. Nesse contexto, são amplos os benefícios proporcionados pela rápida irradiação de informações pelas mídias digitais, que por sua vez, refletem na democratização da informação e na mudança das formas de relação social. Por outro lado, há uma intensa restrição à privacidade individual, já que não há nenhuma regulamentação concreta que coíbe essas ações de forma eficaz.
    Em uma primeira análise, deve-se atentar para autonomia proporcionada pelas novas vias de informação. Sob essa ótica, o livre acesso à informação cria senso crítico até mesmo na ausência da escola como mediadora. Assim, internet e a utilização de redes sociais foram majoritárias na derrubada de regimes totalitários na conhecida Primavera Árabe. Além disso, isso se refletiu no Brasil mediante as manifestações dos últimos anos contra o aumento da passagem do transporte público.
    Além disso, a expansão dos setores informacionais mudou a forma de relação das pessoas. Uma década atrás, era difícil imaginar a possibilidade de se graduar à distância, o que já é comum. Nesse sentido, a internet e suas ferramentas contestam constantemente o sistema de ensino em vigência, o que o torna ainda mais otimizado.
    É nesse ambiente de acesso irrestrito a conteúdos que a privacidade é infringida. É recorrente a dispersão de imagens de artistas e figuras públicas pelo “Whatsapp” e “Google”, uma séria problemática social. No entanto, esses problemas tangem à ética e moral pessoal; errada é a ação e não o meio que a proporciona.
    Por conseguinte, ante aos fatos mencionados, são inegáveis as vantagens proporcionadas pelos novos meios informativos. Todavia, é necessária a conscientização da população a fim de coibir divulgações pessoais indevidas. Uma alternativa é a atuação de campanhas digitais via “Facebook” e “You Tube” para informar os usuários. Ademais, o ensino da Ética pode ser incluso junto ao ensino da Constituição, na educação de base das escolas públicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ultrapassou a cota, mas, como estamos na véspera do Enem, farei uma exceção.
      - Você escreve bem, mas precisa revisar seu texto com mais atenção para evitar algumas inadequações. No primeiro parágrafo, por exemplo, você deveria ter escrito "coíba", pois o verbo, no contexto da frase, deve ser empregado no presente do subjuntivo;
      - Você escreve bem. Continue praticando para tirar uma ótima nota no Enem.

      Nota final: 920

      Excluir
    2. Muito obrigado professor! Retorno aqui hoje para lhe parabenizar pelo seu dia! Parabéns pelo ótimo trabalho, pessoas como você contribuem para melhora do ensino nacional.

      Excluir

  5. O governo o pai do saber.

    Pessoas do mundo atual, vivem cada dia mais com informações de sistemas informacionais, muita vez essas informações pode conter algum errado. É possível afirmar que essas informações são alteradas pelos governos mundiais de cada país para proteger o país mas também difundir idéias.
    Mundo atual vem convivendo com as informações que são dadas por jornais,revista é principalmente a internet. mas muitas vez essas informações sofrem alterações pelo governo, onde tentam de qualquer modo proteger as informações do governo federal, para que não ocorram distribuições sobre o que ocorrem no governo e a principal proteção contra terrorista.

    pode correr também
    Modificaçãos sobre o que ocorre no país já que muitas informações são alteradas pelo governo. Um modelo de explicar que a alterações nos veículos comunicativo, vem sendo o que ocorre nos Estados Unidos, onde o FBI guarda todas às informações que entraram no país e depois ele fazem uma distribuição em revista e jornais para que publiquem com grande ou pequenas alterações informativas.

    Portanto, vendo que o próprio governo e o agente das informações alteradas, cabi a ele mudar isso transformando a comunicação em um lugar com conteúdos verdadeiros de forma que os terrorista não saibam, caso isso não venha ocorrer, deve também que às pessoas busque a verdade, analisado às informações e criticando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Revise seu texto com atenção para evitar inadequações gramaticais. No primeiro período do seu texto, por exemplo, você deveria ter escrito "muitas vezes essas informações podem conter algo errado";
      - Estude os usos da vírgula. Você deveria tê-la empregado, por exemplo, antes de "já que", no penúltimo parágrafo;
      - Seja mais específico em sua proposta de intervenção. Sugiro que você leia minha postagem sobre essa competência na seção "ENEM" do blog.

      Nota final: 560

      Excluir
  6. É possível afirmar, que os impactos do poder de difusão de informações por meio das novas tecnologias estão sendo elevados, visto que a globalização aliada a falta de fiscalização estão sendo fatores determinantes nesse processo.

    Tendo em vista a globalização ocorrida com a difusão da terceira revolução industrial, pode-se perceber um aumento considerável dos avanços tecnológicos, atrelado à difusão de informação,
    a qual pode ser passada de forma erronia à partir do momento que as pessoas passam a não controlar o que deve ser passado ao público, assim como o que deve ficar no privado, fato este que vem causando um elevado número de violências devido algumas pessoas fazerem o uso de informações privada expostas por outas com o objetivo de prejudica-las.

    Vale também ressaltar, que a falta de uma fiscalização mais eficaz, tem possibilitado o uso das redes sociais por pessoas não autorizadas, como a obtenção de uma conta no Facebook por menores de idade, os quais sendo mais fáceis de serem manipulados se tornam vulneráveis a publicação de informações de cunho privado.

    Dessa forma, os impactos relativos a difusão de informações por meio das novas tecnologias deve ser combatido através, da ampliação do numero de palestras nas escolas relatando melhor a importância dos limites entre o público e o privado, assim como palestras governamentais relacionadas aos pais, para que possam controlar mais o que os menores estão acessando, assim como relatar nas mídias os problemas causados pelo uso inadequado das tecnologias, seriam medidas eficazes para conter esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor o Senhor pode corrigir minha redação por favor ?

      Excluir
  7. Boa tarde profeesor,
    Tem como o senhor elaborar um tema e uma coletânea sobre a PEC DAS DOMESTICAS antes do enem ? Creio eu que esse é um tema provável.
    Desde já agradeço, forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sugestão, mas já fiz a última proposta antes do Enem 2015.
      A partir da semana que vem criarei um espaço destinado às sugestões dos usuários.
      Será uma honra para mim lê-las.

      Excluir
    2. Olá professor o Senhor Deu uma olhada na minha redação q está aí em cima ?

      Excluir
    3. Olá professor o Senhor Deu uma olhada na minha redação q está aí em cima ?

      Excluir
    4. Olá professor o Senhor Deu uma olhada na minha redação q está aí em cima ?

      Excluir
    5. Olá professor o Senhor Deu uma olhada na minha redação q está aí em cima ?

      Excluir
  8. Receptores de informações
    É de conhecimento geral que vivemos em mundo onde tudo é globalizado, principalmente a informação. Redes sociais como Twitter, Blogs, Facebook, e outros, trazem a cada "clique" um novo saber, seja ele útil ou não.
    A velocidade com a qual essas informações se espalham é assustadora. Entretanto, essa agilidade tem prejudicado o ser humano em vários aspectos, pois nem tudoaquilo que publicam ou repassam é verídico. As pessoas recebem mensagens e instantaneamente as repassam mesmo sem se ter uma verdade concreta do fato, oque acaba gerando problemas.
    Apesar dos malefícios, não podemos deixar de estar sempre conectados e informados, pois o mundo gira de acordo com as informações e essas desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento racional do homem na sociedade contemporânea.Em virtude disso, o mundo se especializou, desde a agricultura até a tecnologia mais avançada.
    Portanto, nota-se que a informação é essencial, e que devemos estar sempre atentos com aquelas que nos forem repassadas, a fim de usufruir somente daquilo que for útil. Para acabarem com a circulação de informações erradas, as pessoas deve se conscientizar a não repassa-las e o governo deve criar programas de vistorias nas redes sociais, para amenizar o problema.

    ResponderExcluir