Marcadores

domingo, 25 de outubro de 2015

Deixe sua opinião sobre o tema da redação do Enem 2015




Olá a todos!


O tema da redação do Enem deste ano foi : A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Como era de se esperar, o Enem propôs como tema um problema social amplo e complexo que perpassa o nosso cotidiano. Embora alguns tentem negar, é indiscutível que as mulheres sofrem diversos tipos de violência devido à sua identidade, como: estupro (uma palavra que muitos devem ter errado), assédio, agressões de parceiros e preconceitos no ambiente de trabalho. A percepção da amplitude do problema, as suas consequências e a apresentação de uma proposta de intervenção consistente são, portanto, essenciais para que você edifique uma argumentação consistente.

Para que façamos um debate amplo sobre a prova, eu os convido para deixar sua opinião e suas dúvidas sobre a redação do Enem 2015. Dessa forma, podemos ter um debate bastante construtivo sobre a escrita e trocar opiniões sobre a prova. 

Aguardo a sua opinião!

7 comentários:

  1. Gostei e não gostei. Gostei pois o tema foi fácil, acho que tirarei uma boa nota, e não gostei pois o tema foi fácil, acho que meus concorrentes tirarão uma boa nota kkkk. Como argumentos utilizei o texto "Uma galinha" Clarice Lispector -por um devaneio escrevi "poema"- e o romance " Gabriela" de Jorge Amado; ademais exemplifiquei a violência física sofrida pela cantora Rihana motivado por ciúmes de seu namorado. Minha conclusão ficou mais ou menos assim: Por tudo isso, é preciso que o poder legislativo intensifique o rigor das leis que resguardam as mulheres. Ademais, as autoridades municipais devem ministrar palestras sobre igualdade de gênero em locais públicos e nas escolas; as famílias precisam incentivar as jovens a adentrarem no mercado de trabalho para que, assim, conquiste-se uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe!

    Realmente, o tema não foi dos mais difíceis. Infelizmente, nossos jovens estão acostumados não só a discutir e argumentar sobre o tema, mas também a vê-lo em seu cotidiano, o que lhes dá uma infinidade de exemplos próximos ao mais elevado nível de irracionalidade. Devido a isso, deve ocorrer um aumento substancial na nota dos candidatos neste ano, o que faz cada ponto ser mais importante na disputa por uma vaga em uma universidade. Sua análise, portanto, foi bastante precisa.

    Com base no que você afirmou, acredito que você tem condições de tirar uma boa nota na redação.
    Para qual curso você pretende se inscrever?

    Também gostaria de lhe fazer uma pergunta: como você avalia a importância deste blog para o seu desenvolvimento?

    Aguardo a sua resposta.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, professor!
      Infelizmente eu conheci o site há poucos dias do ENEM através de um grupo no face; pretendo acompanhá-lo e dissertar sobre os temas que serão propostos. Um espaço como este é de grande importância para um vestibulando, visto que podemos nos manter informados sobre temas atuais e redijir dissertações acerca de assuntos latentes que poderão ser cobrados nos vestibulares/enem e ainda contar com uma correção bem detalhada. Portanto, o que o sr se dispõe a fazer é de grande valia para nós, muito obrigado!
      Pretendo cursar engenharia química.

      Excluir
  3. feminicídio chega

    Em 2006,foi criada a lei Maria da Penha que, criminalizava
    com mais rigor, qualquer tipo de violência contra as mulheres.
    A lei recebeu esse nome em homenagem a Maria da Penha uma
    mulher que sofreu diversas agressões do marido e se tornou
    o principal simbolo dessa luta. Contudo, essa medida não tem
    reduzido a violência contra as mulheres.
    Atualmente, nos vivemos numa sociedade machista e patriarcal,
    onde muitas pessoas ainda pensam que as mulheres devem
    viver sob subordinação do marido ou do pai, e esses devem
    mante-las sob seu poder e, para isso, devem fazer uso da força
    e da violência.
    Além disso, O Brasil é um país da impunidade e burocracia, por
    esse motivo, muitos homens ainda cometem esses crimes poís,
    sabem que ficarão impunes e caso sejam presos demoraram anos
    para serem julgados.
    Portanto,a lei maria da penha não tem diminuído os numeros de
    violência contra as mulheres. A fim de atenuar esses problema
    devem serem tomadas algumas medidas como: a discursão e o
    debate desse tema em escolas e na sociedade em geral para
    conscientizar as pessoas sobre o assunto, dar de prioridade de
    investigação para esses crimes, a mídia deve vincular mensagem
    incentivado a denúncia desses crimes e principalmente a sociedade
    deve lutar pela igualdade de gênero.

    ResponderExcluir
  4. Olá professor, aproveito a oportunidade para agradecê-lo pela sua atenção que teve comigo e todos os outros visitantes do site. Eu gostei, mas o que acontece comigo sempre, as vezes me faltam argumento diferentes. Sabe?! Eu coloquei como conclusão nesse estilo:
    Em vista disso, fica claro a necessidade de investimento em campanhas publicitárias,financiadas pelo governo, que vise mostrar a importância e incentivando a denunciar a violência contra mulher. Além de de utilizar locais públicos, como praça, para fomentar discussões em prol da integridade da mulher, com a presença de psicólogos, assistentes sociais e ex-vitima, contando com a opinião do transeuntes.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o tema da Redação do ENEM, acho que todos tem alguma opinião sobre o assunto o que torna o tema da prova mais acessível para todos.

    Eu escrevi sobre as origens culturais da persistência da violência contra mulher. Há uma sensação de "normalidade", uma aceitação da condição da mulher como inferior ao homem que tem origem desde a antiguidade clássica grega onde a mulher era parte das coisas (oikos) do homem. Apesar disso, muitos movimentos surgem contra essa supremacia cultural do homem, há coletivos feministas contra a violência obstétrica, doméstica e buscando igualdes salariais.

    Minha proposta de intervenção foi a introdução da discussão de gênero nas escolas, com apoio de antropólogos e psicólogos.

    Às vezes acho que fugi do tema quando falei dos movimentos feministas, mas vou esperar a nota.

    Você vai publicar mais temas? Eu vou prestar FUVEST e gostaria de saber se você ainda fará correções gratuitas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá professor! Sou novo aqui no blog. Sobre o tema deste ano eu coloquei como título da minha redação: Além das Fronteiras Físicas.
    Assim, eu falei da violência do mercado de trabalho contra as mulheres e as consequências para a economia, pois elas mesmo possuindo maior nivel de escolaridade ainda ganham menos e ocupam os piores cargos em relação aos homens. Entao, empresas estão perdendo lucros ao não oferecerem oportunidades dignas para elas.
    Além disso, falei da violência que a mídia provoca contra a mulher e dei como exemplo os comerciais de bebidas, pois sempre colocam as mulheres como obejto sexual. Com isso, falei das co.sequencias dessa violência da mídia, falei que no uma criança, no caso do homem, verá essas propagandas e concluirá que a mulher é somente um objeto sexual e assim ele no futuro será um homem que contribuirá para a persistência da violência contra elas, porque não exergará o real valor da mulher. Ou seja, joguei ate psicologia no meio rsrsrs.
    Como solução, disse que a sociedade como um todo deve ir às ruas e através de protestos cobrar ppr ações afirmativas no mercado de trabalho para as mulheres e a mídia deve retirar do ar comerciais que tratem a mulher como obejto sexual.
    Basicamente foi isso professor, no final ainda afirmei que não é somente a violência fisica que atinge o gênero feminino, mas várias outras.
    O que achou professor, fugi do tema só porque não falei explicitamente sobre a violência física? Me disseram que sim. Eu só tentei sair do senso comum...

    ResponderExcluir