Marcadores

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Proposta de redação sobre a importância da prevenção da violência nas escolas






Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ATOS VIOLENTOS NAS ESCOLAS, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas gratuitamente.

Textos motivadores

http://comportese.com/2011/05/violencia-e-mais-comum-em-escolas-particulares/

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/09/16/interna_cidadesdf,498811/garoto-que-matou-colega-de-escola-diz-ter-sofrido-ameacas-e-bullying.shtml

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/05/com-maos-na-cabeca-alunos-no-df-sao-revistados-por-pms-durante-aula.html

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Paz nas escolas.

    Embora a escola seja uma ambiente inclusivo e de constante contato com as diferenças, também ocorre casos de violência. É preciso dar atenção ao ‘’bullying’’ pois este é o responsável por diversos problemas tanto para quem sofre, quanto para quem pratica. Evitando e prevenindo para que não evolua e cause vítimas fatais.

    Ver sua identidade e suas limitações ser alvo de pessoas maldosas é torturante. Essa situação, que é tão comum e ‘’bem’’ representada em filmes americanos, em que o valentão persegue sempre o pequeno e mais fraco, que acontecem normalmente em escolas. A represália e ameaça colaboram para que esse problema seja descoberto tarde dedemais. Por isso é preciso ouvir os alunos e observar o que se ocorre nesse meio escolar.

    O ocorrido numa escola da comunidade de realengo é um claro exemplo de quanto é prejudicial a violência nas escolas. Um jovem que em seu passado foi vítima de ‘’bullying’‘ e anos após retornou a esse colégio e matou varios estudantes. Caso houvesse uma política preventiva no passado, que cuidasse do problema que envolveu esse jovem, essa história não teria um fim tão triste.

    Além disso, as crianças e os jovens que estão nessas escolas são o futuro da sociedade. Deve-se cuidar agora, para que no futuro não sejam adultos estressados e intolerantes. Evitando que a sociedade se torne um campo de guerra, em que o mais forte e mais bruto sempre tem valor, se sobressai e vence.

    Portanto, com pequenas atitudes é possível mudar com esse cenário violento das escolas. Coordenadores devem observar esse jovens, assim como o relacionamento e o que acontece naquele meio. Além de contar com a ajuda dos pais, que sempre conversem com seus filhos e procurem saber o que está acontecendo nas escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Escreve-se "Realengo" com inicial maiúscula;
      - Revise o seu texto com atenção para evitar alguns erros simples. No terceiro parágrafo, por exemplo, você deveria ter escrito "vários" em vez de "varios";
      - Para você melhorar ainda mais a sua nota, é necessário que você detalhe mais a sua proposta de intervenção. Você poderia detalhar, por exemplo, quais são as principais atitudes e comportamentos dos estudantes que devem ser observados pelos coordenadores. Ademais, você poderia citar a importância dos professores nesse processo.

      Nota final: 920

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Na atualidade,são cada vez mais recorrentes os casos de violência nos núcleos educativos. Nesse contexto, a constante ação do "bullying" atrelada à falta de assistência psicológica, culmina em uma patologia social que pode tomar grandes proporções. Agressões contra colegas e professores,assassinatos e até mesmo massacres, são indicadores da necessidade de atuação do Estado para suplantar esse quadro.

    Em uma primeira análise, cabe um olhar crítico para os fatores que corroboram com esse panorama. Sob essa ótica, o sentimento de fraqueza diante de situações de "bullying" e o isolamento da vítima são os principais elementos motivadores da violência. Vale ressaltar, nesse caso, que o preconceito imposto pelos padrões da sociedade são determinantes na relação opressor-oprimido, dessa forma, agravando ainda mais a autoestima das vítimas, que não sabem lidar com essa problemática.

    É nesse ambiente de terror psicológico, que ocorre o perigo nas escolas. Episódios como o massacre em Columbine, nos Estados Unidos, demonstram o potencial destrutivo da má convivência escolar. Além disso, a insegurança causada pelo cotidiano violento junto à passividade das autoridades estatais, destroem paulatinamente a formação dos indivíduos e ainda tornam as escolas um local pouco propício às experiências pedagógicas. Todo esse extremismo preocupa pais de alunos e desvaloriza a profissão dos educadores brasileiros.

    Por conseguinte, ante aos fatos mencionados, é notária a falta de assistência aos alunos e de fiscalização nas relações entre colegas. Portanto, cabe ao Ministério da Educação tornar mais regular a presença de psicólogos no ambiente escolar, a fim de intermediar possíveis conflitos e dar assistência psicológica aos alunos. Aliado a isso, outra medida seria a formação de palestras sócio-educativas para pais e alunos, uma vez que, melhorada a formação ética e moral, pode-se prevenir possíveis ações criminosas no âmbito escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - No primeiro parágrafo, você deveria ter inserido uma vírgula após "bullying";
      - Substitua o trecho "opressor-oprimido, dessa forma, agravando ainda mais a autoestima das vítimas, que não sabem lidar com essa problemática." por "opressor-oprimido. Dessa forma, agrava-se ainda mais a autoestima das vítimas, que não sabem lidar com essa problemática.";
      - Estude os usos da vírgula. No terceiro parágrafo, ela foi empregada inadequadamente após "psicológico";
      - Você escreve bem. Continue praticando para manter o nível.

      Nota final: 900

      Excluir
  5. Uma das maiores causas de violência nas escolas é o bullying. Certamente uma grande parte dos jovens já sofreu algum tipo de vexação pública. Em casos mais extremos essa violação sobre o outro acaba trazendo revidação violenta podendo até causar mortes. Com isso tem-se gerado a importante tarefa de manter o ambiente escolar harmonioso e livre da violência.

    Conforme algumas pesquisas, os alunos se sentem mais seguros com a presença dos adultos na escola. A realização de monitoramentos e a preocupação em saber se o aluno está bem acolhido no ambiente escolar são pontos consideráveis.

    Ás vezes por se tratar de uma escola grande, se torna inviável querer cuidar de todos ao mesmo tempo, para isso é importante a realização de feedbacks entre aluno e escola bem como promover programas contra a violência, e a punição daqueles que se destacarem negativamente.

    Também há escolas onde a criminalidade e a falta de segurança são grandes e que todos acabam sentindo risco de vida por frequentar esses lugares, é o caso onde gangues disputam territórios, sendo assim, a presença do batalhão policial escolar é imprescindível para manter a ordem.

    Diante disso, sanar esse problema social requer não só todos esses aspectos abordados anteriormente, mas também cooperação de todos e a vigilância constante a fim de manter a paz justiça e a igualdade nas escolas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. - Escreve-se "Às vezes" e não "Ás vezes";
      - No terceiro parágrafo, você deveria ter inserido um ponto final após "tempo";
      - Você escreve bem. Para melhorar, tente escrever parágrafos sempre com mais de um período, pois isso pode te ajudar a organizar melhor as suas ideias.

      Nota final: 880

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. pode ver essa redação pra mim por favor tenho duvidas sera que pode ajuda,agradeço se ajuda. A redação e sobre os refugiados nas Europa..

    ResponderExcluir
  9. No começo de 2015 grande número de refugiados e imigrantes saíram de suas terras para a Europa em busca de paz e trabalho.mas essas chegadas em solo europeus causar grande conflito entre europeus e refugiados ou imigrantes por disputa de empregos.
    O xenofobia e um medo de imigrantes que vem tomar empregos de muitas europeus, isso causar conflito entre essas camadas social, muitos europeus usar como argumento a a falta de empregos causadas por estrangeiro que ocupam às vagas dos europeus.
    Mas a discriminação não começa na ruas e nem mesmo nas escolas, mas sim na fronteira, onde o governo para proteger o setores da econômico usam da geopolítica contra essas camas de refugiados, que mesmo sendo protegidos pela ONU (organização das nações unida),são ferozmente sendo agredidas pelas pessoas e o governo.
    Portanto, vendo que essas imigrações populares ainda não vão para, deve se adotar medida mais protetoras para os imigrantes.mas somente serão realizada com a ajuda da ONU.

    ResponderExcluir