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quinta-feira, 19 de março de 2015

A importância do planejamento da construção de ciclovias


(fonte da imagem: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?&id=511)

Olá a todos!

Depois de cerca de duas semanas, apresento mais uma proposta de redação para vocês.

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A importância do planejamento da construção de ciclovias para as grandes cidades brasileiras, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas nos comentários do blog serão corrigidas GRATUITAMENTE!

Textos motivadores




11 comentários:

  1. Mobilidade urbana necessária

    Em todos os centros das cidades a população diariamente reclama do mesmo problema os atormenta muito: o trânsito. Por isso as autoridades tentam achar medidas alternativas para desafogar a região e que também, de preferência, contribua com a natureza, seja por trens, metrô, mais linhas e horários de ônibus ou ciclovias. A alternativa que traz mais benefícios são as ciclovias, porém ainda falta muito para se tornar uma alternativa segura.
    Na maior parte dos lugares as ruas já são estreitas, colocando uma ciclovia então a torna muito perigosa de se pedalar correndo sérios ricos de serem machucados. Mas o fato é que essa é uma medida essencial, de extrema importância para as cidades, só precisam serem aperfeiçoadas através de muito planejamentos e estudos, pois de nada adianta só pintar a ciclovia se o local não possui infraestrutura adequada.
    Decerto as autoridades têm o conhecimento de que a grande parte da população gostaria de usar essa alternativa mas acham muito perigosa e não querem arriscar suas vidas. Muitas pessoas que desejam andar de bicicleta apenas como um esporte precisam se dirigir à um parque por ser mais seguro de se andar. Se o asfalto possui irregularidades o risco de queda e formação de poças d´água é grande. Se a ciclovia não pode ser contínua, terminando em local seguro não é eficaz.
    Podemos ver, portanto, que é clara a necessidade da construção de ciclovias devidamente planejadas. As pessoas precisam se sentirem seguras para usar esse transporte alternativo ou esse esporte alternativo e se forem de maneira adequada com certeza vai desafogar o trânsito, as pessoas chegarão com mais agilidade aos seus destinos e a natureza também agradecerá com a redução da emissão de poluição.

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    1. - Você precisa ligar melhor as suas ideias. Para isso, o emprego adequado de elementos de coesão é fundamental. No início do seu texto, por exemplo, você deveria ter escrito: "Em todas as grandes cidades, a população diariamente reclama do mesmo problema que a atormenta";
      - Faltou você descrever de forma mais clara e consistente a sua proposta de intervenção. Sugiro que você leia a minha postagem sobre o tema em http://fernandofidelix.blogspot.com.br/2014/03/ideias-para-uma-proposta-de-intervencao.html.

      Nota final: 660

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  2. É inquestionável que um dos principais problemas das grandes cidades é a mobilidade urbana. Assim, congestionamentos de veículos, paralisação do trânsito e estresse de motoristas são os cenários cotidianos enfrentados por essas cidades, para tanto uma solução adequada seria o investimento do Estado em meios alternativos de transporte, por exemplo, as bicicletas.
    Sabe-se que o principal meio de locomoção das metrópoles são os automóveis e as motocicletas que realizam em boa parte dos casos o transporte individual. Dessa forma, o aumento dessas frotas não foi acompanhado na mesma proporção pelas metrópoles – no que diz respeito à infraestrutura –, e que associados a um ineficiente sistema de transporte público transformam a cidade em um caos, haja vista pela lentidão na vias causadas por excesso de veículos e pelo desperdício de tempo e combustíveis dos cidadãos. Por isso, estudiosos da área sugerem a implantação de redes cicloviárias, como forma de atenuar tal transtorno.
    Outra questão a ser debatida é que não apenas ao transporte urbano as ciclovias serão úteis. No caso, contribuíram como políticas ambientais, isto é, podem abrandar os efeitos causados pelo aquecimento global, já que uma das causas é emissão de gases poluentes, com destaque para o dióxido de carbono que é emitido em grande escala pelos veículos. Além disso, o uso de bicicletas como meio transporte é um auxilio para a qualidade de vida dos cidadãos, dado que é um exercício físico, trazendo vantagens à saúde e ao mesmo tempo combatendo uma preocupação atual de saúde pública que é o sedentarismo.
    Em síntese, são notórios os benefícios advindos pela implantação de ciclovias na realidade dos brasileiros. Desse modo, cabe ao governo realizar planos de ações sociais juntamente com a população para debater a viabilidade desse sistema, além de lançar campanhas esclarecedoras. É importante também o incentivo do Estado para a formação de parcerias entre os setores públicos e privados que tenham como objetivo colocar em prática o projeto.

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    1. - Você escreve bem e mostrou domínio sobre o tema. Nos critérios da UnB, você iria muito bem. Eu dar-te-ia cerca de 8,5, considerando os erros gramaticais. Você só precisa praticar mais a articulação entre as ideias em aspectos bem pontuais. No primeiro parágrafo, por exemplo, você deveria ter inserido um ponto final em vez de vírgula antes de "para tanto".
      - Quanto ao critério do ENEM, você perderia alguns pontos na sua proposta de intervenção. Você precisa ser mais específica, isto é, deveria deixar mais claro quais seriam as campanhas e as parcerias que seriam criadas.

      UnB: 8,5
      ENEM: 880

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  3. Professor Fernando, você pode avaliar minha redação com base nos critérios da prova de redação da UnB?

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  4. Nas sociedades contemporâneas, a maioria dos 07 bilhões de pessoas vive nas cidades, segundo cálculo da ONU, e essa população continuará crescendo. Embora, a maioria das pessoas utilize o transporte público ou o carro particular para locomoção, é crescente o número de pessoas que aderem à bicicleta nas cidades. O aumento de ciclistas nas ruas muda o planejamento dos transportes e se mostra como um grande desafio no planejamento estrutural das vias terrestres.
    A opção pela locomoção de bicicleta possui diversas vantagens, é a mais barata entre todas, evita a perda de tempo nos engarrafamentos e diminui a dependência do transporte público, que, em regra, é insatisfatório no Brasil. Como consequência do aumento do número de ciclistas nas cidades, houve a necessidade de um planejamento para a adequação da estrutura nas cidades para o uso das bicicletas.
    O Brasil, desde 2012, passou a ter uma Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê a adequação das vias públicas para o uso das bicicletas. Uma das principais medidas é a criação de faixas de percurso para os ciclistas, que trazem maior segurança e menos riscos de acidentes. A cidade de São Paulo, por exemplo, possui mais de 200km de estrutura cicloviária atualmente.
    Além disso, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e investir na criação de infraestrutura cicloviária passou a integrar as políticas públicas praticadas pelas maiores metrópoles do mundo. Não apenas pelo fato de promover a mobilidade urbana, mas também para reduzir a poluição do ar e a emissão de gases tóxicos eliminados pelos veículos automotores.
    Dessa forma, o planejamento na construção de estruturas cicloviárias se mostra imprescindível nas sociedades atuais, seja pela maior segurança dada aos ciclistas, seja pelo incentivo à população em optar por meios de transportes menos poluidores e mais econômicos.

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    1. - Você precisa estudar os usos da vírgula. A vírgula após "Embora", por exemplo, foi empregada de forma inadequada. Leia a minha postagem sobre o tema em: http://fernandofidelix.blogspot.com.br/2015/03/7-regras-de-uso-da-virgula.html ;
      - No segundo parágrafo, você deveria ter escrito desta maneira: "diversas vantagens: é a mais barata entre todas; evita a perda de tempo nos engarrafamentos; e diminui a dependência do transporte público, cuja qualidade costuma ser insatisfatória no Brasil". O que acha?
      - Você demonstrou conhecer bem o tema. Parabéns!

      Nota final: 800

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  5. Construção de ciclovias: uma pista para o desenvolvimento.

    Indubitavelmente, um dos assuntos que está sempre em voga em grandes cidades brasileiras, tanto quanto a violência, é reclamação do quão o transito está caótico.

    Mobilidade é algo que chega a ser contraditório de se dizer, pois o cenário que nos deparamos é de imobilidade total, independente de ser meios de transportes privados ou públicos. Veículos de todos tamanhos presos em intermináveis engarrafamentos, pessoas com compromissos, atrasadas e estressadas, desrespeito com outros veículos,ciclistas e pedestres são algumas das características que fazem parte do cenário do trânsito brasileiro.

    Essa triste realidade da ''imobilidade'' urbana nos leva a ter consciência da imensa importância de investimentos em vias públicas para bicicletas, pois ciclistas estariam mais seguros, e tendo isso como exemplo, as pessoas ficariam mais encorajadas de deixarem seus carros um pouco de lado e aderirem à bicicleta como meio de transporte.

    Em suma, a criação de pistas para bicicletas seria uma pista para o desenvolvimento de um mundo melhor, como acontece em vários países com trânsito civilizado; e também as pessoas utilizando a bicicleta como meio de locomoção, teríamos uma população e um meio ambiente mais saudável.

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  6. A sua redação estourou a cota que eu estabeleci para esta proposta. Contudo, darei a nota para o seu texto.
    notal final: 640

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    1. Desculpe, mas obrigado mesmo assim por dar nota. Eu deixei o PC ligado porque tive que sair. Quando voltei, esqueci de apertar F5 e ainda haviam somente duas redações.

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  7. Obrigada Fernando! Sempre vou tentar postar meus textos para melhorar até final de maio. Você tem conhecimento dos critérios da UDESC?

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