Marcadores

sábado, 24 de janeiro de 2015

Quatro ferramentas online para você aprimorar a sua escrita

(fonte da imagem: http://www.sempretops.com/diversos/tradutor-de-linguas-e-idiomas/)

Olá a todos!

           A fim de que vocês aprimorem cada vez mais a capacidade de expressão por meio da escrita, preparei uma lista com quatro ferramentas que podem ajudar bastante nesse processo. O uso adequado delas durante a escrita é fundamental para quem quer se expressar melhor, principalmente em contextos formais.


1.     Dicionário de Sinônimos


Sabe aquele momento em que você está cansado de repetir a mesma palavra em um texto? Ou quando sabe o significado de uma palavra, mas não se lembra do vocábulo para expressar uma determinada ideia com precisão? Esse tipo de situação é muito comum durante a elaboração dos nossos pensamentos. Para resolvê-los, basta acessar o Dicionário de Sinônimos Online (http://www.sinonimos.com.br/). Ele possui mais de 30 mil sinônimos de palavras e expressões para consulta. Como usuário dessa maravilhosa ferramenta, recomendo a todos!


2.    Conjuga-me


É normal termos dúvidas sobre como escrever adequadamente um verbo. Tal dificuldade costuma advir da falta de conhecimento da conjugação do verbo. Para conhecer melhor a ortografia adequada de cada verbo, recomendo o Conjuga-me (http://www.conjuga-me.net/), pois basta selecionar o verbo e verificar a sua conjugação. É uma ferramenta prática e segura para quem tem dificuldades com verbos.


3.     VOLP (Vocábulo Ortográfico da Língua Portuguesa)


Trata-se de uma excelente fonte para quem quer saber a grafia correta das palavras. Ele está disponível gratuitamente no site da Academia Brasileira de Letras (http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23) e contém mais de 380.000 verbetes.


4.     Dicionário Michaelis


É um excelente dicionário disponibilizado gratuitamente na Internet (http://michaelis.uol.com.br/). Além de trazer o significado das palavras em português, é um dicionário que traduz vários verbetes de outros idiomas (inglês, francês, espanhol e italiano). Dessa forma, você pode usá-lo como ferramenta para a leitura de textos em línguas estrangeiras e aperfeiçoar a sua capacidade de se expressar em outros idiomas.



Um comentário: