Marcadores

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Proposta de redação sobre a gestão dos recursos hídricos


Olá a todos!

Que tal escrever um pouco mais sobre um tema atual e importante para o Brasil?


Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A importância da gestão adequada dos recursos hídricos para o Brasil no século XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE!






21 comentários:

  1. Um futuro com recursos hídricos garantidos
    O Brasil é um dos países com mais recursos hídricos do mundo, e isso não se pode negar. Entretanto, tais recursos são concentrados apenas em algumas regiões, como é o caso do Norte do país. Outro problema é o alto desperdício das grandes empresas e pessoas em geral. Por esses fatores, é necessário uma gestão eficiente e que regularize a oferta hídrica do país.
    Por ser um país continental, o Brasil tem regiões muito diferentes quando se trata de clima e oferta hídrica. Isso faz com que enquanto uma região tem muita água, outras sofrem com a falta dela. Esse é um dos motivos que levaram o governo à desviar parte do rio São Francisco, beneficiando milhares de sertanejos do nordeste do país, região que sofre bastante com a falta d'água.
    Além disso, o uso indiscriminado e muitas vezes sem necessidade da água agrava a situação. Segundo a ANA(Agência Nacional das Águas), cerca de 48% da água utilizada pelas grandes empresas poderia ser reaproveitada, fato que não acontece com frequência. Além do mais, os cidadãos agem de forma semelhante, sem nenhuma consciência ecológica.
    Por tudo isso, é indispensável a construção de tanques e cisternas que acumulem a água da chuva em estações chuvosas para que no tempo de seca não falte água. Ademais, o governo deve estimular reduções percentuais nas contas de água para que as pessoas que economizarem tenham descontos, isso já ocorre em São Paulo, por exemplo. Atitudes como essas vão conduzir o Brasil para um futuro com recursos hídricos garantidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos a melhorar:

      - Estude os usos da vírgula, pois deveria haver uma antes de "enquanto" na segunda linha do segundo parágrafo;
      - Estude os usos do sinal indicativo de crase, já que nunca devemos usar crase antes de um verbo, como você fez no segundo parágrafo;
      - Seria interessante se você falasse mais sobre o norte do Brasil em seu desenvolvimento, pois você o abordou em sua introdução.

      Pontos positivos:

      - Apresentação de exemplos que comprovam os argumentos;
      - Apresentação de uma proposta de intervenção consistente;

      Nota final: 680

      Excluir
    2. Não se usa crase entes de verbo

      Excluir
  2. A importância da gestão adequada dos recursos hídricos para o Brasil no século XXI.


    O Brasil é um dos países mais ricos em água potável do mundo, os olhares do planeta sempre se voltam para os nossos mananciais e rios. Daí a importância de uma sustentável e adequada gestão pública e privada quanto aos recursos hídricos em nosso país nos tempos de mudanças em que vivemos.
    É necessário um prognóstico da realidade, para identificar as possíveis causas e consequências que darão bases sólidas para realizar um planejamento dentro das condições financeiras, espaciais. Uma das raízes do problema neste país onde se concentra 12% da água potável do mundo segundo dados da ONU, é a urbanização desenfreada com gigantescas construções, que além de gastar muita água, elas não são planejadas corretamente, por exemplo: os grandes edifícios que aumentam a cada dia o peso no subsolo quebrando assim, as tubulações que conduzem água do centro de abastecimento para toda a cidade.
    A impermeabilidade do solo por causa dos asfaltos, faz com que a água da chuva não chegue até os lençóis freáticos e vão para nas encostas dos morros causando desmoronamentos. A falta de cuidado com os mananciais devido a destruição das matas ciliais que as protegem, e a grande estiagem no nordeste do país que fazem com que milhares de famílias migrem para locais que tem trabalho e melhores condições de vida.
    Parafraseando o padre Antônio Vieira que disse “o sertão vai virar mar e o mar vai virá sertão” é perceptível hoje, o cumprimento dessa profecia: Enchentes no nordeste e seca em sudeste em especial em São Paulo com a crise hídrica do Cantareira fazendo com que milhões de cidadãos fiquem sem água tão necessária para a alimentação, moradia, saúde e energia, pois se faltar água faltará energia, muitos apagões já estão acontecendo.
    Em virtudes dos fatos mencionados, cabe a gestão federal, estadual e municipal, não apenas criar leis que possam controlar e coibi o abuso quanto ao consumo exacerbado, mas fazer com que sejam cumpridas as já existentes. Criar políticas públicas com a participação do setor privado e da população, bem como incluir na educação escolar não apenas a importância da água, mas, também sua conservação para o bem de todos.

    Redigida por: Suse Cleide L. Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:

      - Apresentação de exemplos esclarecedores;
      - Apresentação de uma proposta de intervenção.

      Pontos a melhorar:

      - Utilize um ponto final em vez da vírgula antes de "os olhares";
      - Evite o uso da palavra "daí" para ligar as suas ideias;
      - Troque a vírgula no final do primeiro período do segundo parágrafo por "e". Aconselho que você estude com atenção os usos da vírgula, pois você cometeu diversos erros nesse quesito;
      - Estude os usos da crase. Você deveria ter usado "devido à" em vez de "devido a" no terceiro parágrafo;
      - É fundamental que você aborde questões mais diretas em relação à gestão no seu desenvolvimento.
      - Revise seu texto com atenção para evitar erros simples de ortografia.

      Nota final: 560

      Excluir

  3. Brasil: um país onde a água pode não ser para todos

    Sempre que as palavras “seca” ou “estiagem” são mencionadas há um pré-conceito de que elas estão ligadas aos estados do nordeste brasileiro, por conta do clima semiárido enfrentado em grande parte da região. Contudo nos últimos meses, com a falta de chuva, tais palavras vêm sendo usadas rotineiramente em grande parte do país. Destacando os estados de São Paulo e Minas Gerais, que estão vivenciando uma situação tão ruim que não tinha sido registrada desde a década de 1930. Atualmente diante disso, não há outra opção se não uma reelaboração adequada da gestão dos recursos hídricos em todo o país.
    Esse problema surgiu não só pela falta de conscientização do povo brasileiro em economizar água, mas também por não haver preocupação com a escassez desse bem e ainda pelo fato do país deter os maiores reservatórios de água doce do mundo. Mas com o aquecimento global e a consequente falta de precipitação, esses aquíferos não serão capazes de sustentar toda a demanda necessária para manter as necessidades da população.
    O caso é tão alarmante que o Governo do Estado de São Paulo já disponibilizou caminhões pipa e algumas estruturas de distribuição de água para atender algumas cidades como Itu, que enfrenta racionamento há cerca de 8 meses.
    Grande parte desse caos está relacionado diretamente à infraestrutura dos encanamentos de distribuição, pois durante a passagem da água existem algumas perdas que não deveriam ultrapassar os 20%, mas há registros de que essa porcentagem está, nesses estados, entre 2 a 3 vezes maior do que o esperado.
    Levando em consideração todos os dados apresentados a solução rápida e negociada que o Procurador Geral pediu a seus deputados e parlamentares noticiado no site “O globo”, seria: adequar a infraestrutura dos encanamentos para não depender de ações emergenciais como as tomadas em Itu. Providenciar campanhas efetivas de conscientização popular e total fiscalização para evitar desperdícios, além de garantir que todas as outras medidas sejam rigorosamente implantadas e os direitos humanos respeitados acima de tudo.

    Feito por - Giovanna Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:

      - Domínio do tema abordado;
      - Apresentação de vários exemplos e dados;
      - Apresentação de propostas de intervenção. Só faço uma observação: elas deveriam estar ligadas de forma mais clara.

      Pontos a melhorar:

      - Utilize "preconceito", em vez de pré-conceito;
      - Estude os usos da vírgula. Ela deveria ser colocada, por exemplo, após "contudo";
      - Evite utilizar exemplos dos textos motivadores em seu texto, já que isso mostra pouca criatividade;
      - Evite escrever parágrafos com apenas um período, pois essa estrutura costuma acarretar erros de conexão entre as ideias;

      Nota final: 780

      Excluir
  4. Água: o "ouro" do século XXI

    Tendo em vista que a gestão dos recursos hídricos no Brasil, neste século, é um assunto deveras importante, em virtude desse bem natural e essencial ser, cada vez mais, explorado de forma indevida, faz-se necessário, portanto, debater acerca dessa questão. Desse modo, devemos analisar os fatores determinantes dessa má utilização, e os reflexos disso na vida de todos nós.
    Segundo o filósofo Thomas Hobbes, "o homem é o lobo do próprio homem". Tal citação denota claramente um hábito nocivo de nossa sociedade, o qual se faz presente de forma intensa: a má utilização da água. Nesse contexto, a falta de conscientização da grande maioria de nós -- relacionada com a baixa qualidade do ensino público -- exerce papel preponderante no agravamento do problema, pois casos de pessoas lavando calçadas e desperdiçando água não são raros. Além disso, a benevolência do Estado quanto à má administração desse bem tende a perpetuar práticas abusivas de uso da água.
    Em consequência disso, a falta de água nas residências, como a que está ocorrendo na região metropolitana da cidade de São Paulo, é o primeiro alerta de que algo está errado, porém mesmo assim o desperdício continua com o pouco que resta. Ademais, casos de doenças parasitárias são frequentes, devido à utilização de água de fontes não tratadas corretamente, agravando o nosso deficiente SUS (Sistema Único de Saúde). Assim, práticas mitigatórias, como a compra de água por "caminhões-pipa", são a "saída" que os prefeitos encontram, o que gera um gasto elevado que poderia ser evitado.
    Diante do exposto, fica evidente que a má administração dos recursos hídricos, tanto por parte do Governo quanto por parte de uma população inconsequente, acarreta problemas ambientais e, por vezes, patológicos. Portanto, como ação imediata, o poder público deve elevar a tarifação sobre o volume de água consumido, visando à reflexão, por parte da população brasileira, sobre o real valor que ela tem. Outrossim, é importante a implementação de uma disciplina denominada "Cidadania" nas escolas, a qual seria responsável pela conscientização de todos os alunos. Dessa maneira, seria dado o primeiro passo rumo à construção de um Brasil mais "saudável".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:

      - Boa argumentação por meio de exemplos variados;
      - Apresentação de um ponto de vista coerente e relacionado diretamente ao tema discutido;
      - Apresentação de uma proposta de intervenção.

      Pontos a melhorar:

      - Você precisa ficar atento à estruturação das suas ideias. "debater acerca dessa questão" é uma expressão incorreta que deveria ser substituída por "debater essa questão";
      - Evite se referir, ainda que indiretamente, à informações dos textos motivadores, pois isso pode ser visto como falta de criatividade;

      Nota final: 840

      Excluir
  5. Po cara, corrige a minha também, por favor. Eu estava escrevendo... rs :/ Obs: os tracinhos ali seriam travessões. Abraço, valeu!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. SINAIS PROFETICOS: AQUECIMENTO GLOBA-CRISE HIDRICA–ADVERTÊNCIA DIVINA-E OUTROS SINAIS...
    (MC.12.10) Ainda não lestes esta Escritura: (GN.5.1) No dia em que Deus criou o Homem à sua semelhança; (GN.6.12) viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra: (IS.59.15) O Senhor viu isso, e desaprovou o não haver juízo:
    (RM.9.’) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: (IS.24.5) Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna: (SL.82.5) Eles nada sabem nem entendem, (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (LC.8.25) Onde está a vossa fé? (JR.14.22) Acaso, haverá entre os ídolos dos gentios, algum que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas de si mesmos? (MC.12.27) Laborais em grande erro:
    (LV.18.27/28) Não suceda que a terra vos vomite havendo vós a contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós, e a terra se contaminou: ((IS.55.11) Assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, , mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei: (NM.24.4) Palavra Daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prosta-se, porém, de olhos abertos:(EZ.12.11) Eu sou o vosso sinal:
    Arnaldo ou Israel

    ResponderExcluir
  10. SINAIS PROFETICOS: AQUECIMENTO GLOBA-CRISE HIDRICA–ADVERTÊNCIA DIVINA-E OUTROS SINAIS...
    (MC.12.10) Ainda não lestes esta Escritura: (GN.5.1) No dia em que Deus criou o Homem à sua semelhança; (GN.6.12) viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra: (IS.59.15) O Senhor viu isso, e desaprovou o não haver juízo:
    (RM.9.’) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: (IS.24.5) Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna: (SL.82.5) Eles nada sabem nem entendem, (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (LC.8.25) Onde está a vossa fé? (JR.14.22) Acaso, haverá entre os ídolos dos gentios, algum que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas de si mesmos? (MC.12.27) Laborais em grande erro:
    (LV.18.27/28) Não suceda que a terra vos vomite havendo vós a contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós, e a terra se contaminou: ((IS.55.11) Assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, , mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei: (NM.24.4) Palavra Daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prosta-se, porém, de olhos abertos:(EZ.12.11) Eu sou o vosso sinal:
    Arnaldo ou Israel

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de fazer uma pra ser corrigida também

    ResponderExcluir
  12. A seca que Graciliano Ramos relata em sua obra “Vidas Secas”, antes quase exclusiva ao Nordeste, hodiernamente acomete a mais estados brasileiros. Devido à má gestão publica desse recurso, em conjunto com o desperdício: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo também estão seno vitimas da falta d’água, sendo portanto indubitável a adoção de medidas em prol de melhorias.
    A imagem ilustrada do Planeta Terra, majoritariamente azul, com água em abundancia, acomodou seus habitantes e os deram uma ilusória idéia de que esse bem, tão vital, seria infinito. Mas, nos últimos anos, o Brasil tem vivido uma escassez de chuva- indiretamente causada pela população, que catalisou o aquecimento global- e que tem alarmado e preocupado as autoridades estatais e toda a sociedade. O continuo desmatamento corrobora para o inibimento do ciclo das chuvas, assoreamento dos rios, e logo, a poluição desses, alterando todo o equilibro ambiental e provocando o aquecimento global.
    Além disso, o estresse hídrico está diretamente associado a falhas na gestão de recursos hídricos. Especialistas nesse âmbito são unânimes em apontar que os governos falharam ao não adotar ações preventivas para evitar que a situação chegasse a esse ponto critico. A capital paulista viveu em 2015 o colapso cujo todas as represas que formam o sistema de abastecimento da capital acumulavam apenas 14,6% do seu volume total. Outrossim, a distribuição desses mananciais também é fator determinante visto que 705 das reserva estão acumuladas no Norte, que concentra apenas 7% da população brasileira. Os 30% restantes se distribuem desigualmente pelo país para abastecer os 935 restantes.
    Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado intervir disponibilizando caminhões-pipas aos necessitados. Diminuir a pressão de água nas torneiras, numa tentativa de reduzir os vazamentos. Além de proibir a privatização desse recurso, para que a água seja tratada como um bem e que tenha sua distribuição igualitária à sociedade, cobrando apenas o serviço para regular o consumo. Soma-se a isso o uso consciente da população, e campanhas nas escolas para educar o pensamento dos futuros consumidores. Só assim, alcançar-se-á melhorias.

    se pudder me responder por emial belasena98@hotmail.com obrigadaaa

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. As influências das mídias sociais do

    Define-se a mídia todo suporte de informação, como o rádio, a televisão e o computador ao ser meios de comunicação.Desse conteúdo observa -se influências positivas e negativas ao serem desfrutados da mídia .São esses meios que podem aparecer ao mau uso.

    ResponderExcluir