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sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Critérios de correção da redação do Enem



Olá a todos!

  Nesta postagem apresentarei, com base no edital do Enem (http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2014/edital_enem_2014.pdf) e no seu guia de redação (http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_de_redacao_enem_2013.pdf) ,  os critérios de correção da prova de redação do principal exame do tipo vestibular do Brasil.
A nota da redação pode variar de 0 a 1000 pontos. Ela é atribuída de acordo com a avaliação de cinco competências. Cada competência recebe uma nota que varia de 0 a 200. As cinco competências avaliadas na prova de redação do Enem e os níveis de conhecimento associados são:

Competência I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Nível 0: Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. (nota 0)

Nível 1: Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. (nota 40)

Nível 2: Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. (nota 80)

Nível 3: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. (nota 120)

Nível 4: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. (nota 160)

Nível 5: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa  e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. (nota 200)
Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Deve-se ressaltar que, caso o seu texto receba nota 0 nesta competência, será atribuída nota 0 à sua redação.

Nível 0: “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”. (nota 0)

Nível 1: Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. (nota 40)

Nível 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. (nota 80)

Nível 3: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. (nota 120)

Nível 4: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. (nota 160)

Nível 5: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. (nota 200)

Competência III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Nível 0: Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. (nota 0)

Nível 1: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. (nota 40)

Nível 2: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. (nota 80)

Nível 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. (nota 120)

Nível 4: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (nota 160)

Nível 5: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. (nota 200)

IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Nível 0: Não articula as informações. (nota 0)

Nível 1: Articula as partes do texto de forma precária. (nota 40)

Nível 2: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. (nota 80)

Nível 3: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. (nota 120)

Nível 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (nota 160)

Nível 5: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (nota 200)

Competência V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Nível 0: Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. (nota 0)

Nível 1: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. (nota 40)

Nível 2: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. (nota 80)

Nível 3: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (nota 120)

Nível 4: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (nota 160)

Nível 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (nota 200)

Ficou com dúvida em relação a alguma dessas competências? Deixe um comentário para que eu possa ajudar.

Boa escrita!


5 comentários:

  1. Professor gostaria que você me desse alguma dica para planejar melhor a redação, pois demoro muito tempo para redigir um texto. Obrigada!

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  2. Primeira coisa que sugiro é que você escreva mais à mão. Registre suas opiniões em um caderno. Assim, o ato de escrever tornar-se-á cada vez mais comum e rápido. Você também deve escrever textos com base nas propostas de redação do blog, pois elas estão, de uma maneira geral, no formato das propostas de redação dos exames do tipo vestibular. Ajudei?

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  3. Fernando, corrige a minha redação? Estou muito preocupada, com medo da nota, mas dá uma olhada nela.
    Aqui está:
    O Brasil as questões sobre publicidade infantil apelativa é deveras importante para a sociedade contemporânea, apesar das resoluções criadas para coibir esse problema, há um abuso em partes das empresas publicitárias.
    O uso abusivo de crianças em propagandas de consumo tem índice alto e, inclusive com teor sexista, onde uma propaganda preconizada pela indústria da moda infantil apresenta crianças vestidas com roupas estilo adulto. Com isso, podemos verificar que um grave problema, afetando o psicológico da criança que pode vir a não querer mais sua infância,perdendo momentos importantes, também há de ressaltar a falta de discernimento dos pais que
    muitas vezes manipulados pelas propagandas vestem suas crianças de forma adulta, fazendo perder o essencial momento de educar a personalidade infantil.
    Outro fator é a indústria alimentícias que coloca nas suas embalagens desenhos apelando o consumo, podendo contribuir para um aumento da obesidade infantil no no país.
    Com base nestes fatos é imprescindível ressaltar que deve-se mais rigor para coibir esses fatores que abusam nas propagandas apelativas, por outro lado deve-se também mais conscientização dos pais na educação infantil de seus filhos, evitando assim a manipulação
    deles sobre esse veículo de consumo, tendo um uso racional do mesmo.

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