Olá a todos!
Nesta
postagem apresentarei, com base no edital do Enem (http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2014/edital_enem_2014.pdf)
e no seu guia de redação (http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_de_redacao_enem_2013.pdf)
, os critérios de correção da prova de
redação do principal exame do tipo vestibular do Brasil.
A nota da
redação pode variar de 0 a 1000 pontos. Ela é atribuída de acordo com a
avaliação de cinco competências. Cada competência recebe uma nota que varia de
0 a 200. As cinco
competências avaliadas na prova de redação do Enem e os níveis de conhecimento
associados são:
Competência I - Demonstrar
domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nível 0: Demonstra
desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. (nota 0)
Nível 1: Demonstra domínio
precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma
sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de
registro e de convenções da escrita. (nota 40)
Nível 2: Demonstra domínio
insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos
desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. (nota
80)
Nível 3: Demonstra domínio
mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de
registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. (nota 120)
Nível 4: Demonstra bom domínio da
modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com
poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. (nota 160)
Nível 5: Demonstra excelente
domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais
ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e
quando não caracterizem reincidência. (nota 200)
Competência II - Compreender a
proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa. Deve-se ressaltar que, caso o seu texto
receba nota 0 nesta competência, será atribuída nota 0 à sua redação.
Nível 0: “Fuga ao tema/não
atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”. (nota 0)
Nível 1: Apresenta o assunto,
tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto
dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. (nota
40)
Nível 2: Desenvolve o tema
recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio
insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com
proposição, argumentação e conclusão. (nota 80)
Nível 3: Desenvolve o tema por
meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. (nota 120)
Nível 4: Desenvolve o tema por
meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. (nota 160)
Nível 5: Desenvolve o tema por
meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural
produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. (nota
200)
Competência III - Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
Nível 0: Apresenta informações,
fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. (nota
0)
Nível 1: Apresenta informações,
fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um
ponto de vista. (nota 40)
Nível 2: Apresenta informações,
fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e
limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de
vista. (nota 80)
Nível 3: Apresenta informações,
fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos
motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. (nota 120)
Nível 4: Apresenta informações,
fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de
autoria, em defesa de um ponto de vista. (nota 160)
Nível 5: Apresenta informações,
fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e
organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. (nota 200)
IV - Demonstrar conhecimento dos
mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nível 0: Não articula as
informações. (nota 0)
Nível 1: Articula as partes do
texto de forma precária. (nota 40)
Nível 2: Articula as partes do
texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório
limitado de recursos coesivos. (nota 80)
Nível 3: Articula as partes do
texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco
diversificado de recursos coesivos. (nota 120)
Nível 4: Articula as partes do
texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos. (nota 160)
Nível 5: Articula bem as partes
do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (nota 200)
Competência V - Elaborar proposta
de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nível 0: Não apresenta proposta
de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. (nota
0)
Nível 1: Apresenta proposta de
intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. (nota 40)
Nível 2: Elabora, de forma
insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada
com a discussão desenvolvida no texto. (nota 80)
Nível 3: Elabora, de forma
mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto. (nota 120)
Nível 4: Elabora bem proposta de
intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
(nota 160)
Nível 5: Elabora muito bem
proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à
discussão desenvolvida no texto. (nota 200)
Ficou com
dúvida em relação a alguma dessas competências? Deixe um comentário para que eu
possa ajudar.
Boa escrita!
Professor gostaria que você me desse alguma dica para planejar melhor a redação, pois demoro muito tempo para redigir um texto. Obrigada!
ResponderExcluirPrimeira coisa que sugiro é que você escreva mais à mão. Registre suas opiniões em um caderno. Assim, o ato de escrever tornar-se-á cada vez mais comum e rápido. Você também deve escrever textos com base nas propostas de redação do blog, pois elas estão, de uma maneira geral, no formato das propostas de redação dos exames do tipo vestibular. Ajudei?
ResponderExcluirAjudou muito professor!Obrigada!
ResponderExcluirFernando, corrige a minha redação? Estou muito preocupada, com medo da nota, mas dá uma olhada nela.
ResponderExcluirAqui está:
O Brasil as questões sobre publicidade infantil apelativa é deveras importante para a sociedade contemporânea, apesar das resoluções criadas para coibir esse problema, há um abuso em partes das empresas publicitárias.
O uso abusivo de crianças em propagandas de consumo tem índice alto e, inclusive com teor sexista, onde uma propaganda preconizada pela indústria da moda infantil apresenta crianças vestidas com roupas estilo adulto. Com isso, podemos verificar que um grave problema, afetando o psicológico da criança que pode vir a não querer mais sua infância,perdendo momentos importantes, também há de ressaltar a falta de discernimento dos pais que
muitas vezes manipulados pelas propagandas vestem suas crianças de forma adulta, fazendo perder o essencial momento de educar a personalidade infantil.
Outro fator é a indústria alimentícias que coloca nas suas embalagens desenhos apelando o consumo, podendo contribuir para um aumento da obesidade infantil no no país.
Com base nestes fatos é imprescindível ressaltar que deve-se mais rigor para coibir esses fatores que abusam nas propagandas apelativas, por outro lado deve-se também mais conscientização dos pais na educação infantil de seus filhos, evitando assim a manipulação
deles sobre esse veículo de consumo, tendo um uso racional do mesmo.
esqueci de dar espaço aos parágrafos xD
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