Marcadores

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Reflexões introdutórias sobre o processo de escrita



(fonte da imagem: http://vidapoemaeterno.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html)


Nesta postagem, vou abordar algumas reflexões introdutórias a respeito do processo de escrita, com um foco maior na importância do nosso conhecimento de mundo para escrevermos.

A escrita é uma atividade indispensável no cotidiano deste início de século XXI, já que, por meio da expressão escrita, nós agimos socialmente. O requerimento, o parecer, o artigo de opinião, o artigo científico, a resenha, o conto literário, o memorando, a ata e até mesmo os diálogos por meio das redes sociais são exemplos de gêneros fundamentais em que a escrita é o principal meio de expressão. 

Para que o indivíduo alcance seus objetivos por meio dos textos escritos que produz, é necessário que os faça com qualidade. Nesse ponto, a maioria das pessoas costuma relacionar a qualidade de um texto com a sua adequação às regras gramaticais. De fato, é um fator primordial em contextos de comunicação formal, mas é um fator que não pode ser visto de modo dissociado de outros aspectos que influenciam a produção textual.

Dentre os vários aspectos ligados à escrita, destacarei neste post a importância de sabermos sobre aquilo que temos de escrever e como ampliar o nosso conhecimento de mundo. Parece óbvio, mas esse é um dos principais problemas que envolvem o processo de escrita.

Caso a pessoa não saiba nada a respeito do assunto, nem um doutorado em Linguística ajudará uma pessoa a escrever um bom texto acerca do tema. Dessa forma, não é de grande ajuda conhecer todas as normas gramaticais se, por exemplo, pedimos para uma pessoa que nunca ouviu falar Lei Complementar nº 840/2011 discutir como ela influencia o serviço público no âmbito do Distrito Federal e suas diferenças em relação à Lei nº 8112/1990. No contexto de uma prova de vestibular ou de concurso, por exemplo, isso pode ser uma verdadeira tragédia, pois, além de abalar psicologicamente o candidato, dificulta o desenvolvimento de uma argumentação consistente.

A fim de evitar esse tipo de situação, é fundamental a leitura de vários textos sobre os assuntos que cercam o nosso cotidiano profissional, acadêmico e social. Ressalto que não basta fazer uma leitura superficial de um texto para alcançar esse objetivo, já que esse tipo de leitura pouco contribui para o desenvolvimento intelectual do indivíduo. É necessária uma leitura crítica na qual o foco esteja em apreender as principais informações e opiniões de um texto e verificar se elas são realmente verdadeiras ou coerentes com a realidade social que nos cerca. Dessa forma, precisamos estar sempre atentos em relação ao conteúdo veiculado em um texto.

A seguir, apresento algumas atitudes que podem ajudar na ampliação de seu conhecimento de mundo por meio da leitura.


1) É necessário que o texto seja lido com um olhar crítico pelo leitor;

2) É preciso ter curiosidade em procurar mais informações sobre um determinado tema;

3) Devemos sempre buscar informações acerca dos fatos mais recentes;

4) A leitura de textos de especialistas na área pode nos ajudar a delimitar o nosso ponto de vista e conhecer argumentos que o fundamentem;

5) Discutir o assunto com outras pessoas é uma excelente oportunidade para saber como os seus argumentos são recebidos e conhecer novos pontos de vista sobre o tema.


Portanto, o processo de escrita de um texto, além dos aspectos gramaticais, envolve o conhecimento de mundo que temos acerca de um determinado tema. Esta postagem, como o seu título indica, foi apenas uma introdução sobre a escrita. Nas próximas postagens, apresentarei outros aspectos fundamentais que envolvem processo de escrita e algumas técnicas argumentativas.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário