Marcadores

domingo, 9 de abril de 2017

Proposta de redação sobre a Febre Amarela

Palafitas de mosquito segurando cartaz febre-amarela. Ideal para informativo e institucional relacionado saneamento e cuidados —  Vetores de Stock #100783904
(fonte da imagem: http://br.depositphotos.com/search/febre-amarela.html?qview=100783904)


Estive muito ocupado com o concurso do Instituto Federal de Brasília. Como as provas teórica e didática do certame já acabaram, voltarei a me dedicar a este projeto com o empenho de sempre.

Portanto, vamos voltar a praticar?

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS RISCOS ATUAIS DA FEBRE AMARELA NO BRASIL, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.


Textos motivadores


12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor,

      Obrigada pelo boa disposição em corrigir, gratuitamente, nossas redações.Tenho aprendido dicas preciosas ao ler a sua correção de outras redações.
      Gratidão !!!

      Excluir
  2. Febre Amarela
    OS RISCOS ATUAIS DA FEBRE AMARELA NO BRASIL

    O Brasil, apesar de um longo período de controle da febre amarela urbana, vem apresentando, nos últimos meses, uma incidência significativa de casos, só que desta vez a silvestre. Nesse contexto, temos um alerta sobre o dever de nunca descuidar, já que no Brasil essa é uma doença tropical, podendo levar à morte. Sem contar que o meio de preveni-la pode ser ministrada pelas unidades de saúde em todo país.
    A febre amarela não é registrada em meios urbanos desde 1942 no Brasil, entretanto, esse dado não exclui o fato de que essa é uma doença bastante propícia em um país repleto de matas e rios, onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente, assim como vem ocorrendo em Minas gerais, que já registra sete mortes por causa do vírus.
    Para evitar tal situação, faz-se necessário preveni-la por meio de vacinas disponíveis nos postos de saúde, e mesmo que não abarque toda a população, pode diminuir o número de casos, dado que a vacina pode ser administrada após seis meses de idade e é válida por dez anos. Deve ainda ser ingerida por moradores de município com o vírus circulando ou visitante desses lugares, 10 dias antes de viajar.
    Torna-se evidente, portanto, que o país não está isento de contrair a doença. Cartazes e Propagandas esclarecendo-a e convocando os grupos de riscos a se vacinar é fundamental, bem como é importante que o Estado possa investir na compra de vacinas, manejando-a de forma eficiente, por meio de cadastro domiciliar da população em situação de risco, de forma a não tumultuar os postos de saúde. Só assim podemos tranquilizar a população e diminuir o número de mortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Escreve-se "Minas Gerais";
      - Você deveria ter escrito "propagandas" (com letra minúscula);
      - Você escreve muito bem. Só sugiro que você concentre a sua proposta de intervenção na sua conclusão e trabalhe mais argumentos no seu desenvolvimento.

      Nota final: 880

      Excluir
  3. A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um Arbovírus do Gênero Flavivírus, a manifestações de febre amarela sivestre neste ano de 2017 já causou 18 obitos , e mais 229 notificações de suspeita da doença. As pessoas prejudicadas pela febre amarela silvestre tem sido pessoas que residem em locais com matas e rios, ate então a vacina tem sido a única forma de evitar a doença. As orientações para vacinas são para as pessoas que recidem e locais com matas e rios e as que iram se deslocar para essas áreas.
    E o que tem deixado a populacao um tanto preocupada, e que ainda não há nenhum tratamento especifico contra doença, seus sintomas são febre, náuseas, dor de cabeça e nos músculos aparecem associados ao amarelamento da pele e dos olhos do paciente. Hemorragias, tanto internas quanto externas, podem também se manifestar, tambem ocorre casos de pessoas que não apresentem nenhum sintomas.
    Dessa maneira, percebe-se que existem entraves na luta contra mosquitos Sabethes e Haemagogus. A fim de combatê-lo, é relevante uma melhor gestão e distribuição correta de recursos e medidas profiláticas através de por meio dos órgãos gorvenamentais competentes . Um controle bastante eficaz tem sido a vacinação das pessoas que moram em área rural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Revise seu texto com mais atenção para evitar erros, como "obitos" no lugar de "óbitos";
      - Você precisa apresentar mais argumentos no seu desenvolvimento e organizar um pouco mais as suas ideias. Sugiro que você faça um planejamento do seu texto antes de escrevê-lo, pois isso lhe ajudará a organizar suas ideias e seus argumentos de forma mais eficiente.

      Nota final: 580

      Excluir
  4. A febre amarela é uma doença viral aguda, esta, causada comumente, pela picada de um mosquito fêmea infetado. A primórdio, o surto inicial, em solo tropical brasileiro, deu-se por fim do século XVII, causando por conseguinte, breve assolação social. Hodiernamente, é notório, que o Brasil, protagoniza uma problemática em torno de epidemiologias, que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, sendo inevitável pautar os riscos cometidos pelo continuísmo dessa endemia.
    A primeiro plano, analisa-se, a causalidade desta irrupção disseminado através do vírus. Em 2017, o Ministério da Saúde, já confirmou 570 novo casos dessa infestação. Isso decorre, muito da facilidade de transmissão e de aquisição da infecção. Sendo possível exemplificar, através de um indivíduo que não vacinado, costuma viajar principalmente para áreas rurais, uma vez infectada, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de septicemia para o hospedeiro do arbovírus, que então pode iniciar a transmissão em área urbana.
    Outrossim, vale ressaltar, que essa situação é corroborada por fatores de negligência de serviços, que inevitavelmente, deveriam ser prestado pelo poder público ao âmbito social, esses, como o saneamento básico e o recolhimento dos resíduos de lixo, tais ideias que facilitam a multiplicação do artrópode propagador. Além disso, é inegável que este problema, reflite de modo retilíneo, de forma negativa no espectro do desenvolvimento nacional, consequentemente, gerando um déficit de crescimento.
    Em suma, portanto, faz-se necessário medidas para aniquilação desta doença viral. Para tal, o Estado deve veicular campanhas de conscientização, na TV e na internet, que informem a população sobre a vacinação contra a febre amarela. Como também, propor que as escolas incentivem seus alunos nas aulas de biologia, a pesquisar e espalhar seu conhecimento sobre essa epidemia que vem ganhando espaço. Ademais, o Ministério da Saúde deve intensificar campanhas de fiscalização dessa endemia nas áreas rurais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Na primeira linha, seria melhor se você escrevesse "esta é causada";
      - Revise seu texto com atenção para evitar inadequações, como "570 novo";
      - Você está evoluindo bastante. Continue praticando.

      Nota final: 900

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O desafio da Febre Amarela no Brasil.

    A febre amarela, vem crescendo abundantemente em diversas cidades do Brasil. De acordo com as estatísticas realizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil, em julho de 2017 à janeiro de 2018, foram confirmados mais de 125 casos de febre amarela no país, no qual resultou mais de 50 mortes.
    Na febre amarela silvestre, os mosquitos "Haemagogus e Sabethes" transmitem o vírus, e o macaco do gênero "Alouatta" é o principal hospedeiro. Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em uma área silvestre e é picado pelo mosquito contaminado.
    Infelizmente o Ministério da Saúde não fornecem a vacina para toda a população do Brasil, demandando somente para as principais localidades como, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, pelo fato de terem o maior índice de febre amarela.
    A OMS (Organização Mundial da Saúde), tende propor e investir em mais novas vacinas, para a toda população do Brasil, a fim de proteger a população de futuras contaminações. E o MEC (Ministério da Educação e Cultura), tende fornecer palestras e panfletos, a fim de conscientizar a população dos riscos que estão ocorrendo, para aqueles que ainda não se vacinaram. Somente assim podemos estabilizar e diminuir o número de mortes.

    ResponderExcluir
  7. por favor, corrigem minha redação. :)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir