Marcadores

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Proposta de redação sobre o papel dos povos indígenas na sociedade brasileira do século XXI


América, Americana, Indiana, Indígenas, Nativo, Retrato

Que tal escrever sobre um tema fundamental para nós neste século?

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O PAPEL DOS POVOS INDÍGENAS PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA NO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.

Textos motivadores

12 comentários:

  1. A sociedade brasileira é conhecida mundialmente pela miscigenação de culturas e tradições de diversos povos. Isso se deve, principalmente, a um fator histórico de colonizações dos mais diversos grupos espalhados pelo mundo. Esquece-se, porém, daqueles que já habitavam nossa terra quando aqui chegaram os primeiros portugueses: os índios. Muitas vezes excluídos e marginalizados, esses povos foram de máxima importância na criação da identidade cultural brasileira.
    Ao contrário do que ocorreu em outros países, como os Estados Unidos, onde os povos nativos foram dizimados conforme os colonizadores ''brancos'' avançavam, no Brasil houve um importante contato entre colonizador e colonizado logo no Descobrimento, em 1500. As trocas de mercadorias por informações sobre a nova terra, processo que ficou conhecido como escambo, colocou rapidamente os nativos (chamados então de índios, pela ideia errônea de que Cabral havia chego na Índia) sobre domínio português e evoluiu para um trabalho escravo, séculos depois. Foi o primeiro indício de que as coisas tomariam um rumo que sobreporia certas tradições a outras.
    Desde então, o país vive um processo de descontentamento por parte dos indígenas, que perderam e continuam perdendo territórios para as civilizações ''modernas'' e suas cidades. Junto com as terras, vão-se também alguns membros das tribos, em busca de melhores condições de vida e meios mais acessíveis de se manterem na sociedade capitalista em que foram inseridos contra sua vontade. A consequência disso é vista nos protestos de alguns grupos, que são noticiados nas mídias, que veem diariamente sua cultura, que era passada de pai para filho, perder-se no tempo.
    É necessária a conscientização da população de que, afinal, viemos dos índios, ocupamos uma terra que nunca foi nossa e impomos a eles situações indesejadas. Então, o Governo pode atuar exigindo das escolas um maior ensino voltado para a história e os costumes dos nativos brasileiros, assim como já acontece com o estudo sobre os Europeus. Por fim, com a adoção de normas legais que protejam territórios e os povos indígenas contra invasões estruturais e sócio-culturais, o país honrará seus primeiros habitantes e preservará tão importante patrimônio imaterial.


    *Obrigada pela oportunidade da correção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Joselito,

      - No primeiro parágrafo ficou confuso o trecho "Esquece-se, porém, daqueles que já habitavam nossa terra quando aqui chegaram os primeiros portugueses: os índios", já que os índios não eram portugueses. Dessa forma, revise seu texto com mais atenção para evitar equívocos na construção de sentidos;
      - Revise seu texto com atenção também em relação à gramática. No segundo parágrafo, por exemplo, você deveria ter escrito "havia chegado";
      - Escreve-se "europeus", com inicial minúscula;
      - Pesquise um pouco mais sobre o que era o escambo;
      - Você precisava falar de forma mais específica sobre o papel do índio neste século XXI;
      - Você escreve bem e mostra um consistente domínio do texto dissertativo-argumentativo exigido pelo Enem, principalmente em relação à proposta de intervenção, mas precisa aprimorar seu conhecimento enciclopédico para apresentar argumentos mais consistentes e abordar o tema de forma mais direta.

      Nota final: 680

      Excluir
  2. Após a Guerra Fria, com o avanço do capitalismo, o processo de globalização intensificou-se, bem como seus efeitos. Entretanto as consequências dessa modernidade atingiu a construção da sociedade brasileira a partir dos índios. Nesse sentido, convém discutirmos sobre como a cultura destes nos influenciou.
    Para Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Dessa forma, fica evidente a importância de questionar suas origens para a formação social, a fim de, poder afirmar que o hábito de dormir na rede e de comer mandioca vem do costume indiano.
    De acordo com o INAF (Indicador de Analfabetismo Funcional), apenas 30% da população têm o domínio sobre a escrita e a leitura. Frente disto, devemos criar medidas para que haja uma expectativa de melhora no setor da educação, para que, jovens reflitam sobre a ideologia histórica.
    Diante dos fatos apresentados, o Ministério da Educação junto a ONG’S devem criar campanhas e debates na mídia ressaltando a relevância da contribuição dos povos indígenas em nossas vidas, a fim de, conscientizar o tecido social que o passado tem grande peso em nossas vidas. Já o governo deve inserir uma política pública, visando incentivar o estudo sociocultural fazendo com que valorizem o patrimônio imaterial. Afinal, como afirmou Mahatma Ghandi: “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”.


    *Agradeço pela chance da correção modelo ENEM!!*
    - Ficaria muito grata se respondesse o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada aluna,

      - Estude os usos da vírgula. Ela é desnecessária, por exemplo, após "a fim de", no segundo parágrafo;
      - Você escreve bem, mas precisa abordar o tema de forma mais objetiva, já que o terceiro parágrafo discutiu o tema solicitado de forma tangencial;
      - Sua proposta de intervenção e suas referências a grandes pensadores foram bastante interessantes, mas faltou você falar um pouco mais sobre o papel dos índios no século XXI. Sugiro que você leia o tema com mais atenção, pois esse é um erro muito comum entre os candidatos que farão o Enem.

      Nota final: 640

      Excluir
  3. A matriz indígena constitui-se uma das três formadoras do conteúdo cultural hoje observado no Brasil. A dominação portuguesa sobre as comunidades nativas deu-se, inicialmente, pelo trabalho escravo e posteriormente por meio da catequização exervida pelas missões jesuíticas.
    O resultado do contrato com o homem branco europeu do século XVI não podia ter outros resultados: tribos foram dizimadas, linguas, mitos e ritos foram perdidos. No entanto, o passar dos séculos não significou grande mudança do agir. Recentemente, índios do norte foram massacrados pela "corrida do progresso" representada pelas políticas dos anos 70.
    Herança infelizmente não apenas cultural, herdamis o preconceito. O índio é visto muitas vezes como um aproveitador. Suas terras são tomadas pelo latifúndio e pela exploração dos recursos naturais. No sul, por exemplo, a luta dos kaingang pela sua terra se faz mostrar pelos constantes apelos à midia e às autoridades.
    O nativo passa de um organização solidária mecânica, assentada no elo cultural dos indivíduos, para uma organização orgânica, com base na lógica individualizante de sociedade, por meio da opressão européia e, sem ter chance de reorganização, ele passa a viver segundo os aspectos culturais do opressor e disso resulta no preconceito atual de negação do direito do nativo, que acaba censurado e marginalizado.
    Faz-se necessário, neste contexto, o investimento na proteção e demarcação das terras indígenas e um maior compartilhamento e informação de suas culturas no sentido de educar o cidadão e fazê-lo perceber o peso e riqueza dessas na formação de sua nacionalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laio,

      - Revise o seu texto com atenção para evitar equívocos corrigíveis, como "herdamis";
      - Você escreveu um bom texto, mas deveria ter dado maior atenção ao século XXI, como foi solicitado na proposta de redação. Sugiro que você leia as propostas de redação com bastante atenção para evitar esse tipo de erro, que pode lhe custar muitos pontos.

      Nota final: 680

      Excluir
  4. Ao longo do processo de formação da sociedade brasileira, a miscigenação é responsável pela pluralidade étnica que constitui a nação. Embora, esse processo seja de vital importância para a aprendizagem de se conviver com as diferenças ela demonstra que, no Brasil, esse desenvolvimento se deu, por imposições culturais, de forma desigual onde é possível aferir um enorme desequilíbrio entra as culturas, principalmente, as indígenas.
    A visão que o povo europeu possuía em relação as demais culturas que não a sua, foram responsáveis por problemas que se mantêm até os dias atuais. No progresso da colonização, a cultura indígena assim como a africana foram suplantadas. Por aquela, não se adaptar a forma de exploração que com o passar do tempo foram diminuindo, seus hábitos completamente transformados e suas memórias reduzidas a serem lembradas, vagamente, no primeiro segmento do ensino fundamental.
    Com a desvalorização da cultura indígena, abriu-se caminho para diluir, ainda mais, o seu papel na sociedade. A devastação das terras indígenas, sob a alegação do agronegócio, são exemplo da falta de respeito com esse povo que é vítima das ações humanas desde os seus primeiros contatos com outras civilizações. O processo de implantação da Usina de Belo Monte evidencia tais desrespeitos, quando inúmeras condicionantes, para a licença ambiental, foram deixadas de lado, tirando lhe as terras e os deixando sem parte da infra-estrutura prometida como é o caso dos hospitais de Xingu e Altamira, o não recebimento das indenizações previstas a todas as famílias da região, bem como questões de saneamento básico e práticas desmatamento não delimitando as suas áreas.
    É extremamente difícil pensar no papel atual do índio, quando este se encontra esquecido. Não há um reconhecimento, significativo, para a reconstrução da sua memória, pois eles não tem oportunidades de exprimir seus sentimentos, de mostrar o que restou de seus costumes. A mídia tão preocupada em mostrar a cultura de outras nações, que são importantes também para o papel da globalização, esquece-se de evidenciar a sua própria história, o seu começo.
    Edmund Burke declara "Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la." No que concerne os povos indígenas, é necessário que ele ganhe seu reconhecimento, assuma o seu papel na sociedade brasileira e isso só pode ocorrer com respeito, por isso se faz necessário punições severas previstas em lei, para aqueles que desrespeitam suas terras, sua cultura. Incentivar o conhecimento de suas tradições por meio das teledramaturgias, ampliar o debate sobre a diversos aspectos das suas culturas dentro do âmbito escolar. Tais medidas são importantes para começar a dar aos índios a visibilidade que lhes foi "tampada" pela ganância humana, só assim será possível interromper este ciclo de negligência da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas,

      - Revise seu texto com atenção para evitar erros de concordância, como o uso inadequado da forma "foram" (na primeira linha do segundo parágrafo);
      - Você fez um belo texto, mas precisa treinar bastante a concisão das suas ideias, já que dificilmente seu texto caberia nas 30 linhas disponibilizadas pela banca do Enem.

      Nota final: 940

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Muito obrigado! Vou ficar mais atento em relação aos erros de concordância. Em relação ao tamanho a minha letra é muito pequena, geralmente escrevo bastante palavras numa linha só. Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Historicamente, o índio vem aos poucos se adaptando e conseguindo seus direitos na sociedade, mais a luta ainda está longe do fim. Mesmo conforme previsto na Constituição Brasileira que todos são iguais perante à lei, independente de cor, raça ou gênero, em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignoram a imensa diversidade de povos indígenas no país.
    Em primeiro lugar, existem barreiras que dificultam a vida do índio como, por exemplo, os problemas enfrentados em relação à ocupação e a dificuldade em manter sua cultura e tradição. Isso porque o contato com populações externas acabam influenciando os costumes da tribo, podendo fazer com que a cultura, a tradição e a língua indígena acabe se perdendo, como já aconteceu com diversas tribos no decorrer da história brasileira. Nesse contexto, é de grande importância a criação de espaços de preservação onde os índios possam ser eles mesmos, sem a influência da sociedade externa.
    Em segundo lugar, outro problema muito presente é a ausência de saúde pública nas proximidades indígenas, fazendo com que o eles se desloquem para os prontos de atendimentos mais próximos o que pode acarretar na piora do estado doentio dependendo da distância do local. Portanto, mesmo com a existência da Constituição de 1988, da FUNAI e entres outras políticas que paforecem os índigenas, esses povos ainda não estão incluso no Brasil de forma ampla. Como disse Orlando Villas Boas: “ foram os índios que nos deram um continente para que o tornássemos uma nação. Temos para com índios uma dívida que não está sendo cumprida.”
    Destarte, é dever do Governo Federal criar outros novos meios de inclusão que realmente façam-se eficazes de maneira concreta, como criação de postos de saúde exclusivamente para índios, distribuição de terrenos abandonados aos índios que não tem habitat próprio, mais escolas que vise permanecer os ensinos da cultura indígena. Somado a isso a escola teve ter seu papel fundamental, devendo associar cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, o que resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e consequentemente o saber do seu país, conhecimento que deve ser adquirido desde a mais tenra idade.

    ResponderExcluir