Marcadores

domingo, 30 de outubro de 2016

Proposta de redação sobre a MP do ensino médio



(Fonte da imagem: https://www.flickr.com)

A última proposta de redação antes do Enem deste ano!

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS IMPACTOS DA APLICAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746, DE 22 SETEMBRO DE 2016, PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas gratuitamente.


Textos motivadores

http://g1.globo.com/educacao/noticia/pelo-menos-21-estados-tem-escolas-e-institutos-ocupados-por-estudantes.ghtml

http://www.senado.leg.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=200108&tp=1

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/consulta-no-senado-indica-95-de-rejeicao-a-reforma-do-ensino-medio/

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/09/29/acaba-nesta-quinta-prazo-para-emendas-a-mp-do-ensino-medio.-conheca-algumas-mudancas-ja-propostas

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/10/25/especialistas-serao-ouvidos-pela-comissao-que-analisa-mp-do-ensino-medio

Um comentário:

  1. O índice de desenvolvimento da educação básica demonstra a tamanha estagnação do modelo educacional brasileiro e inferioridade quando comparado com outros países. Diante disso, o governo apresenta uma reforma do ensino médio, pouco discutida com profissionais da área educacional é inviável se levado em conta a situação do ensino público brasileiro.
    É válido questionar se a escola pública tem estrutura para acrescentar 600 horas anuais, visto que tal instituição carece de infraestrutura, apoio pedagógico e psicológico, e até de água potável. Com a recente aprovada PEC 245, a qual congela gastos para educação, o aumento de carga horária e eficiência concomitantemente é difícil de ser alcançado.
    Deve ser situado também a dificuldade do ensino público de ofertar os cinco intinerários formativos, os quais são opcionais, ocasionando em outra vantagem para as escolas particulares. O abismo entre as instituições públicas e privadas aumentará, acarretando na crescente da desigualdade social.
    Outra problemática é a licenciatura se tornar descartável, diante da possibilidade de contratação de qualquer profissional de certa área de atuação. O professor adquire o conhecimento direcionado para o exercício da profissão, então sua profissão não deve ser menosprezada.
    A Constituição assegura que todo cidadão tem o direito de uma educação gratuita e de qualidade, por isso os cidadãos devem pressionar o governo para este garantir tal direito. Por parte do Estado é necessária uma reformulação da proposta, com objetivos alcançáveis para a esfera pública, e que seja discutida com profissionais experientes no âmbito educacional e estatal. A educação é o primeiro passo para uma nação prosperar.

    ResponderExcluir