Marcadores

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Proposta de redação sobre os riscos alimentares para a população brasileira no século XXI

(fonte:http://www.istockphoto.com/br/vetor/bom-apetite-gm463811863-33050668?esource=AFF_IS_IR_SP_FreeImages_246195&asid=FreeImages&cid=IS&irgwc=1)


Que tal uma proposta de redação sobre a alimentação?


Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS RISCOS ALIMENTARES PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.


Textos motivadores

http://sites.correioweb.com.br/app/50,114/2013/08/16/noticia_saudeplena,144176/alimentacao-veja-as-principais-mudancas-nos-doze-primeiros-anos-do-se.shtml

http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~20177~n~riscos+alimentares+do+seculo+21+excesso+de+gordura+sal+e+acucar+sao+ameacas+reais+a+saude.htm

8 comentários:

  1. Alimento tóxico

    O cotidiano agitado das diversas família brasileiras faz com que esses precisem buscar e consumir os famosos enlatados ou aqueles que exija pouco tempo de preparo. A praticidade e a rapidez é o principal motivo para que esses produtos sejam tão consumidos. Contudo, a eficiência destas refeição podem se tornar inimiga da saúde do homem.
    Os alimentos em conserva podem prejudicar o organismo do homem. Pois, a fruta, verdura, grão e até mesmo os pescados já vem saturados de produto, como agrotóxico, para acelerar o seu desenvolvimento e quando chegam às indústrias são acrescidos novamente mais conservantes. Sendo assim, todo esse acúmulo de conservantes no corpo no homem interfere diretamente no seu bem estar e longevidade.
    Problemas de saúde como obesidade, pressão alta, diabetes e até mesmo depressão tem se tornando presente da vida do cidadão brasileiro. De certo, todas essas são consequências do excesso dos alimentos conservados aliado a uma vida sedentária. Logo, o indivíduo deve atentar sobre o que está consumindo e observando os efeitos colaterais do mesmo.
    Portanto, os alimentos em conserva são uma realidade em todo cenário mundial. Todavia, a população pode ser alertada a ter maior cuidado com a ingestão desses alimentos, além de, receber o incentivo através de propagandas para utilizar esses produtos apenas quando houver necessidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Revise seu texto com atenção, pois você escreveu "destas refeição";
      - Na primeira linha do terceiro parágrafo você deveria ter escrito "têm", para concordar com o sujeito na terceira pessoa do plural;
      - Você precisa ser muito mais específico na sua proposta de intervenção, que foi só a última linha. Sugiro que veja minha postagem sobre como fazer uma boa proposta de intervenção, que está na seção teoria.

      Nota final: 720

      Excluir
  2. Reeducar para melhorar

    A comida sempre fez parte da humanidade. Causou revoluções e alterou o modo de vida das civilizações. Entretanto, o que era essencial, com a globalização, se tornou um problema. Comidas processadas, 'fast foods', transgênicos. O que eram melhorias, se tornaram um risco à saúde dos brasileiros no século XXI. Afinal, como manter uma alimentação saudável em tempos de 'Mc Donalds' e 'Coca Cola'?
    Sempre se ouve falar que não há substituto para o consagrado arroz e feijão do brasileiro. A realidade, porém, mostra um aumento e consumo excessivo dos chamados 'fast foods' ou comida rápida. O documentário norte-americano 'Super Size me' retratou a rotina de seu autor que passou um mês ingerindo somente comida processada. Os danos foram catastróficos para sua saúde neste período.
    Além dos processados, criou-se no mundo a cultura do transgênico. Novamente, os hábitos mudaram, e passou-se a consumir alimentos geneticamente modificados. Tal perigo fez com que países, como a França, proibissem seu uso. Ao consumi-lo, não há garantias de quais mudanças esse alimentos podem fazer no código genético humano, podendo causar mutações incalculáveis.
    Retratos dessa crescente cultura se mostram nos meios audiovisuais. O filme 'Wall-e' mostra uma sociedade futurística obesa que depende totalmente de robôs para se sustentar. Uma realidade não muito distante da atual. Pensando nisso, algumas escolas vêm adotando pelo Brasil a disciplina de reeducação alimentar. O que contribui para uma consistente mudança nos hábitos dos brasileiros.
    Não há como negar que a globalização e o estilo de vida acelerado da sociedade alterou seu estilo de vida, e consequentemente a alimentação. Porém, é possível conciliar um dia-dia saudável sem abrir mão da qualidade. Evitar frituras, gorduras e excesso de sal e açúcar ajuda nesse processo, além da prática constante de exercícios físicos. O governo também pode aderir à reeducação por meio de ações afirmativas, como companhas nas mídias e nas escolas. E cabe à sociedade, dar o exemplo para as gerações futuras, eliminando os riscos de uma população obesa e estagnada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estude os usos da vírgula. Na terceira linha, ela é desnecessária após "melhorias";
      - Você escreve bem. Contudo, precisa fazer dois ajustes. Primeiro, só tratar o que é solicitado de forma direta com o tema. A citação ao filme "Wall-e" não fala diretamente dos riscos alimentares para a população brasileira. Segundo, você precisa especificar mais a sua proposta de intervenção. Como será, por exemplo, a campanha do governo nas mídias e nas escolas?

      Nota final: 820

      Excluir
  3. Alimentação sem Excessos

    Hoje em dia, o maior perigo alimentar não são as bactérias e sim, o exagero na forma de calorias, açúcares, sal e gorduras.
    No mundo existem mais de 1,6 milhões de pessoas obesas, esse número tenebroso indica que à obesidade é responsável por taxas de mortalidade, pois a maioria das mortes possui uma raiz no excesso de alimentos.
    A gordura trans é um dos maiores perigos para a saúde e em New York ela foi praticamente extinta dos alimentos industrializados.Infelizmente esse tipo de gordura é muito comum nos alimentos brasileiros.
    Outro grande malefício é o açúcar e o refrigerante é o alimento que mais leva esse condimento, que é responsável pela diabetes.
    Mais um desafio é reduzir o sal da comida, pois a população brasileira geralmente exagera no consumo do sal, já que ingerimos duas vezes mais do que é indicado pela ANVISA.
    As Políticas públicas devem começar a perceber a obesidade como um problema e criar programas de prevenção, de forma rápida e satisfatória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estude os usos da vírgula. No primeiro parágrafo, deveria estar antes da conjunção "e";
      - Seja mais cuidadosa ao citar dados, pois a quantidade de pessoas obesas que você apontou está muito abaixo do número real;
      - Você foi bastante concisa na sua argumentação, o que não deixou claro, por exemplo, como seriam os programas de prevenção feitos pelo governo. Sugiro que você desenvolva seus argumentos e seja mais cuidadosa na hora de citar dados.

      Nota final: 540

      Excluir
  4. A questão da alimentação irregular no XXI?

    ResponderExcluir