Marcadores

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Exponha a sua opinião sobre a corrida presidencial

(fonte da imagem: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/161377-dilma-e-aecio-disputam-segundo-turno-para-presidente.html)

Olá a todos!

Neste mês de outubro, teremos um intenso debate entre os presidenciáveis Dilma e Aécio. Esse debate coloca, mais uma vez, frente a frente os dois grupos políticos de maior força no país. Considerando esse contexto, sugiro que façamos no espaço destinado aos comentários um debate, feito de maneira formal e respeitosa com as opiniões contrárias, sobre qual dos candidatos está mais preparado para assumir o governo ou se é melhor anular o seu voto. Dessa forma, além de praticar a escrita em um contexto formal, você poderá apresentar argumentos em uma situação real que envolve o futuro do Brasil.
Boa escrita a todos!

Ps: Se seu objetivo for ofender as pessoas e seus comentários ou veicular discursos preconceituosos, é melhor nem participar do debate.

3 comentários:

  1. Pra quem, assim como eu, vivenciou o governo FHC, o governo do PT é um paraíso.
    É óbvio que ainda há muito o que fazer. Em vários setores. Porém, para a classe menos favorecida, a vida melhorou, o poder de compra aumentou, temos oportunidades em cursos técnicos, faculdades públicas, particulares, e, até mesmo, podemos estudar fora do país. Tudo isso veio a partir do governo do PT.
    Ah, mas e os escândalos? Sim, devem ser investigados, claro! Mas, qual partido que esteve no poder, ao longo desses anos, não tem um histórico de corrupção? Não podemos somente pensar nesse aspecto para votar, mas num todo, no "conjunto da obra". E analisando o tal conjunto, voto na Dilma pra reeleição.

    ResponderExcluir
  2. Eu votei em Aécio p presidente; a minha decisão foi influenciada por causa da corrupção q o PT está envolvido, por mais contraditório q pareça, o meu voto em Aécio é uma reação ao governo Dilma.
    Militante do Pt desde 1990, fui vítima junto ao partido da sociedade q criminalizava a politização e dos partidos de centro q mantinham o poder financeiro, fazendo megas campanhas, sem chance p disputas eleitorais. Lutávamos contra Sarney, Collor, Maluf e acreditava q o PT no poder a ética seria diferente. Eu errei, hoje a estrela é aliada dos algozes de sempre e pior, parodiando star wars, a estrela mudou p o lado negro da força.
    Os programas PT, mostram outra identidade, -a clara compra de votos através do bolsa família q garantem a reeleição, aliás, significa apenas 5% do orçamento gasto com os nobres dep. Federais; -Minha casa, minha vida tem um custo aos cofres públicos de 60% mais caro q qualquer outro programa de habitação; -Prouni, ao contrário da lei de ofertas, onde se paga mais barato pela quantidade, o governo paga a vista o valor da mensalidade “cheia”, sem desconto.
    Isto, sem tocar no assunto da corrupção, pois, afinal, qualquer governante pode ter o desprazer de escolher pessoas de confiança q se desvirtuem ante a ganância humana, apesar de q no PT este desprazer virou regra. Mas encerrando o lema do Maluf é: “Roubo mas faço”, da Dilma poderia ser: “Faço mas roubo”, este trocadilho serve simplesmente p mostrar minha indignação e intolerância com o assalto a nós, brasileiros; eu mudo meu voto 1000 vezes se precisar, recomeço o quanto precisar, mas não admito uma ladroagem tão escancarada como a q o PT e suas coligações estão furtando no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Embora eu não tenha total afeição pela pauta política presidencial do PSDB, considero que nela preconizam-se alguns pontos cruciais para o melhor desenvolvimento do Brasil e que são ausentes ou mesmo opostos ao programa da presidenciável Dilma Rousseff — seja pelo que foi abordado em sua palta ou pelas próprias experiências práticas dos últimos quatro anos de governo.

    Em primeiro lugar, considero de singular importância de descentralização do poder e maior autonomia dos estados e municípios — ponto descrito em diversos momentos do programa de Aécio Neves. O Brasil, como país de dimensões continentais, está sendo prejudicado por ter seu polo de poder concentrado no Distrito Federal. A burocracia que isso gera torna o movimento de processos políticos lento e ineficiente, além de abrir margem para maior corrupção. Ademais, somos um país de enorme diversidade cultural e social, e uma administração mais próxima da população terá maior capacidade de resolver conflitos provenientes desses fatores.

    Outro ponto positivo da pauta é a nova política econômica externa e interna que o governo do PSDB pretenderá adotar. O Brasil tem se tornado um país cada vez mais atrasado devido ao mercado extremamente fechado, regulamentado (em âmbitos desnecessários) e protecionista; situação que o governo Aécio está previsto a reverter ou, ao menos, amenizar. Além de isso levar a grande desistímulo do desenvolvimento tecnológico, também cria um ambiente de competição precário. O cenário brasileiro, hoje, é seriamente monopolizado por algumas corporações que controlam o preços e estão praticamente isentas de qualquer responsabilidade com a qualidade — a não ser por algumas regulamentações estatais, que pouco tem efeito para tal — e a tendência é a piora caso as diretrizes do mercado não sejam revistas com urgência.

    Entre alguns desacordos com as politicas de porte de armas, comércio de drogas, dentre outras modalidades — compartilhadas, inclusive, pelo programa do PT —, acredito que a pauta do PSDB possui propostas fortes e convincentes, especialmente nos setores econômicos, e que nos levarão a um crescimento saudável e aproveitaram muito mais intensamente o potencial brasileiro para o desenvolvimento.

    ResponderExcluir