Marcadores

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Proposta de redação sobre a modernidade no século XXI

(fonte da imagem: http://viagemhoje.com/resquicios-de-uma-civilizacao-milenar-se-encontram-com-a-modernidade-do-seculo-xxi-em-pequim.html)

Olá a tod@s!
Mais uma proposta de redação que pode te ajudar a se preparar para os vestibulares deste ano e o ENEM 2014!
A modernidade é, sem dúvida, um processo que envolve boa parte da humanidade, ainda que indiretamente, nos últimos séculos. A inovação tecnológica constante e as mudanças abruptas de paradigmas na vida social são exemplos de como a modernidade nos influencia.
O conceito de que praticamente todas as inovações tecnológicas de hoje estarão bastante ultrapassadas em pouco tempo é uma verdade que está internalizada em nós. Não criamos quaisquer expectativas, por exemplo, que nossos celulares não estarão obsoletos em alguns anos ou de que não trocaremos de computador.
No âmbito da vida social, antigos paradigmas e opiniões são questionados e alterados a todo instante. O hábito de fumar, que durante boa parte do século XX foi prestigiado, hoje é visto como a causa de diversos problemas de saúde, como o câncer de pulmão. Mesmo com esse recente desprestígio, ambos os valores convivem em certa harmonia neste início de século XXI e tendem a existir paradoxalmente entre si até que um se sobressaia na opinião da população.
Tendo em vista a importância e a amplitude do tema, proponho a escrita de um texto dissertativo-argumentativo sobre:

A modernidade no século XXI: a continuidade da eterna mudança

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas gratuitamente!

Leia abaixo, como texto motivador, um trecho da introdução do livro Tudo que é sólido desmancha no ar, de Marshall Berman.

O turbilhão da vida moderna tem sido alimentado por muitas fontes: grandes descobertas nas ciências físicas, com a mudança da nossa imagem do universo e do lugar que ocupamos nele; a industrialização da produção, que transforma conhecimento científico em tecnologia, cria novos ambientes humanos e destrói os antigos, acelera o próprio ritmo de vida, gera novas formas de poder corporativo e de luta de classes; descomunal explosão demográfica, que penaliza milhões de pessoas arrancadas de seu habitat ancestral, empurrando-as pelos caminhos do mundo em direção a novas vidas; rápido e muitas vezes catastrófico crescimento urbano; sistemas de comunicação de massa, dinâmicos em seu desenvolvimento, que embrulham e amarram, no mesmo pacote, os mais variados indivíduos e sociedades; Estados nacionais cada vez mais poderosos, burocraticamente estruturados e geridos, que lutam com obstinação para expandir seu poder; movimentos sociais de massa e de nações, desafiando seus governantes políticos ou econômicos, lutando por obter algum controle sobre suas vidas; enfim, dirigindo e manipulando todas as pessoas e instituições, um mercado capitalista mundial, drasticamente flutuante, em permanente expansão. No século XX, os processos sociais que dão vida a esse turbilhão, mantendo-o num perpétuo estado de vir-a-ser, vêm a chamar-se “modernização”.

Na esperança de ter algum controle sobre algo tão vasto quanto a história da modernidade, decidi dividi-la em três fases. Na primeira fase, do início do século XVI até o fim do século XVIII, as pessoas estão apenas começando a experimentar a vida moderna; mal fazem idéia do que as atingiu. Elas tateiam, desesperadamente, mas em estado de semicegueira, no encalço de um vocabulário adequado; têm pouco ou nenhum senso de um público ou comunidade moderna, dentro da qual seus julgamentos e esperanças pudessem ser compartilhados. Nossa segunda fase começa com a grande onda revolucionária de 1790. Com a Revolução Francesa e suas reverberações, ganha vida, de maneira abrupta e dramática, um grande e moderno público. Esse público partilha o sentimento de viver em uma era revolucionária, uma era que desencadeia explosivas convulsões em todos os níveis de vida pessoal, social e política. Ao mesmo tempo, o público moderno do século XIX ainda se lembra do que é viver, material e espiritualmente, em um mundo que não chega a ser moderno por inteiro. É dessa profunda dicotomia, dessa sensação de viver em dois mundos simultaneamente, que emerge e se desdobra a idéia de modernismo e modernização.



Veja também o vídeo do grande pensador contemporâneo, um dos mais prestigiados deste século XXI no meio acadêmico, Bauman!


14 comentários:

  1. ----Desde o surgimento da vida na Terra os seres foram lentamente evoluindo. Contudo, atualmente, essa lógica não é seguida, visto que a velocidade do desenvolvimento está muito acima do que era antigamente. Isso gera incerteza sobre o futuro, pois a globalização associada às novas tecnologias favorecem para uma rápida mudança no modo de viver da sociedade.
    ----O período das Grandes Navegações marcou o início da globalização, desde lá esse fenômeno vem sendo amplificado, já que as relações entre nações estão cada vez mais consistentes. Dessa forma, é inevitável o contato entre diferentes povos, por isso, a dinâmica da cultura e identidade desses grupos é constante. Sendo assim, com o passar do tempo essas alterações vão se tornando mais evidentes, consequentemente causando efeitos a nível mundial.
    ----Outro fator responsável pela maximização da contínua alteração na estrutura das sociedades é a crescente utilização das tecnologias, sobretudo as de comunicação. Essa modernização possibilita que indivíduos de diversas partes do mundo possam interagir entre si, enviando e recebendo informações em curto intervalo de tempo. Logo, essa mudança acelerada no modo de vida evidencia a imprevisibilidade do futuro da humanidade.
    ----Portanto, para os membros da sociedade estabelecerem relações harmônicas com o meio instável em que vivem, é imprescindível que as pessoas respeitem a diversidade cultural dos povos, assim adaptando-se ao convívio com a diferença. Isso pode ser feito por meio de políticas públicas que visem implantar, nas escolas, estratégias de educação específicas para evitar o preconceito cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conhece o tema e domina o tipo textual dissertativo-argumentativo, mas falta você dá progressividade entre as suas ideias e abordar o tema de forma mais objetiva.
      No início do seu texto, você colocou uma ideia que não te ajuda a abordar objetivamente o tema. Seria melhor você falar direto do século XXI.
      No segundo parágrafo, por exemplo, faltou você especificar mais aspectos do século XXI. Ademais, não precisava se remeter às Grandes Navegações.
      Nota final: 560
      Continue praticando.

      Excluir
    2. De nada.
      Para ficar por dentro das novidades do blog, torne-se um seguidor. Assim, você poderá escrever as redações assim que saírem as propostas de redação.
      Um abraço!
      Fernando

      Excluir
  2. O MUNDO DE HOJE, ACABA AMANHÃ.

    Desde muito jovens, ouvimos termos como “expansão” e “evolução” sem nos darmos conta do enorme impacto que os respetivos termos ocasionam em nossas vidas. As novas gerações não possuem mais interesse em desvendar o passado, e por isso, não são capazes de identificar todas as mudanças ocorrendo em seu cotidiano presente.
    Na atualidade em que tudo é transformação, a população se expande de forma assustadora, e adota, cada vez mais, novos padrões de vida que sejam capazes de aproximar e unificar todos os interesses.
    Esses novos padrões, rompem os antigos paradigmas, colocando outros em seu lugar: a privacidade, que era tão prezada há algumas décadas, foi abolida não só pelas novas redes sociais – que estabelecem uma nova forma de se obter informações pessoais e também de criar laços afetivos virtuais –, mas principalmente pelo desejo insaciável de se expressar e mostrar opinião própria.
    No começo, chamaram de revolução, atualmente, o nome é livre-arbítrio. A população, cansada de seguir ordens, finalmente faz fazer valer um sistema democrático, no qual podem opinar e escolher o que é melhor para si. As transformações envolvem, por exemplo, a posição da mulher quanto a casa e o trabalho e as opções sexuais adotadas por cada um, entre muitas outros assuntos que passaram de polêmicos a quase-naturais.
    Não há como parar as mudanças, conforme o conhecimento se expande, as novas tecnologias os acompanham, e, consequentemente, as pessoas e seus comportamentos também sofrem alterações. Resta-nos, apenas esperar que cada um, individualmente, consiga compreender e se adaptar as contínuas transformações, extraindo o benefício de suas facilidades, e não reprimindo as novas opiniões que se apresentam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:
      - Conhecimento sobre o tema abordado;
      - Boa progressividade das ideias.

      Pontos a melhorar:
      - Fique atento à ortografia das palavras. Na primeira linha, por exemplo, você escreveu "respetivos" em vez de "respectivos";
      - Evite generalizações, como "As novas gerações não possuem mais interesse em desvendar o passado".

      Nota final: 820
      Continue praticando!

      Excluir
    2. "Respetivos" foi erro de digitação rs.

      Muito obrigada pela ajuda (:

      Excluir
    3. Natália, eu não sou professor e nem estou perto de tal responsabilidade. Gostei da tua redação mas logo lá no início você escreve "ouvimos" e "darmos" e meus professores sempre falam para escrevermos em 3° pessoa. Fora isso, gostei muito!

      Excluir
    4. Natália,
      Por isso que revisar a sua redação SEMPRE é fundamental.
      Para saber mais sobre o assunto, confira esta postagem:
      http://fernandofidelix.blogspot.com.br/2014/02/a-importancia-da-revisao-para-qualidade.html

      Excluir
  3. A MODERNIDADE NO SÉCULO XXI

    :::::: Há alguns anos, percebe-se que todos os seres humanos estão sujeitos a cobiçar algum produto de uma vitrine ou até mesmo de um amigo. Isso é consequência da invasão industrial que, melhorou a renda familiar e, junto com a evolução da tecnologia, facilitou a realização de muitas atividades.
    :::::: A modernização global é definida por muitos empresários como um processo muito rápido. No entanto, podemos perceber que grandes mudanças necessitam de tempo e colaboração. Aos poucos, a renda salarial aumentou devido a instalação de grandes empresas nas capitais e a contratação de mão-de-obra.
    :::::: Muitos indivíduos ficam admirados com a evolução tecnológica pois, essa sim, mesmo sendo necessário vários estudos, cresce constantemente. Desse modo, a cada semana tem novidades nas prateleiras das lojas, facilitando o acesso à materiais básicos para realizar alguma atividade e estimula várias pessoas ao consumo exagerado.
    :::::: Quando Tati Bernadi, filósofa contemporânea, citou que era uma princesa no alto do seu castelo mas não tinha tranças para jogar e sim um celular e e-mail, ela se referia claramente à modernidade. Os empresários devem melhorar a qualidade de seus produtos e torna-los acessíveis para o maior número de pessoas possíveis, colaborando com o crescimento da economia global.



    andeersonpires@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:
      - Conhecimento do tema abordado;
      - A utilização de exemplos para fundamentar a sua argumentação.

      Pontos a melhorar:
      - Sempre use vírgula antes da conjunção "pois" quando ela estiver em sentido explicativo;
      - Faltou você desenvolver mais os seus argumentos no desenvolvimento.
      - Em vez de escrever "torna-los" escreva sempre "torná-los", isto é, com acento.
      Nota final: 670
      Continue praticando

      Excluir
    2. Fernando, obrigado pela atenção. Gostei muito do seu blogger; parabéns!

      Excluir
    3. Obrigado Andeerson.
      Caso queira ficar por dentro das novidades do blog, torne-se um seguidor.
      Suas redações serão sempre bem-vindas.

      Excluir
  4. O processo de globalização direciona as pessoas a novas descobertas tecnológicas e ao individualismo cultivado em rede. Por envolver a humanidade de forma tão singular nesse procedimento, o homem traça seu destino hoje de acordo com o que acontecerá amanhã.

    A modernidade possibilita bons resultados à população, tais como os novos índices de expectativa de vida, avanços científicos que resultam em vacinas e até cura para doenças que, há anos, eram consideradas o 'mal do século', como o câncer, por exemplo, que tem 40% de sua propagação por vírus.

    Em contrapartida, o egocentrismo cultivado por novos ideais é uma auto-imagem imposta por apresentações sociais online criam muros tão altos quanto a (ab)negação de coisas fúteis e que não servem para os que estão em volta. A modernidade é, teoricamente, sinônimo do processo de globalização, ambos pertencendo a uma fase histórica em que a união - não somente - mercantilista resultou na eclosão dessa nova ideologia.

    A modernice é uma proposta feita pelo agora é que remete ao passado enquanto proporciona a ideológica dádiva de viver o futuro do amanhã no hoje.

    ResponderExcluir