Marcadores

domingo, 19 de junho de 2016

Proposta de redação sobre os impactos das novas tecnologias sobre a forma como usamos a Língua Portuguesa


Apple, Iphone, 6S, Adição, Móveis, Comunicação, Tela
(fonte: https://pixabay.com/pt/apple-iphone-6s-adi%C3%A7%C3%A3o-m%C3%B3veis-1034306/)

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOBRE A FORMA COMO USAMOS A LÍNGUA PORTUGUESA, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.


Texto motivador

http://revistalingua.com.br/textos/64/artigo249031-1.asp

9 comentários:

  1. A todo momento, textos, mensagens e informações são compartilhadas a partir das mais diversas ferramentas tecnológicas. Todavia, a rapidez e a celeridade que o mundo digital exige acaba por, muitas vezes, fazer com que a comunicação ocorra de maneira resumida e abreviada. Caso não preparado, o usuário da internet ao aplicar o vocabulário ''internetês'' em documentos, poderá ser prejudicado.


    No ano de 2014, mais de 500 mil participantes zeraram a prova de redação do enem, pode-se atrelar esse falto, principalmente, a não adequação a norma culta da língua portuguesa. Por certo, a maioria dos inscritos no exame eram jovens, principais usuários dos instrumentos digitais, comprovando o quanto as novas tecnologias podem influenciar e alterar a maneira como esses esses produzem seus textos.


    Além disso, boa parte do que é produzido e lançado na internet é apresentando de uma maneira sintetizada. Ou seja, o que precisaria ser escrito utilizando uma página, é lançado apenas como uma frase. Os beneficiários desse tipo de texto são os mais prejudicados. Uma vez que que perdem o interesse da leitura e acabam por limitar o seu vocabulário e conhecimento.


    Dessa forma, fica claro a necessidade de uma maior atenção quando o assunto for as novas tecnologias e a língua portuguesa. As escolas e instituições de ensino superior, devem esclarecer os seus alunos das diferenças da linguagem formal e informal, e explicar que cada uma tem o seu momento certo de ser utilizada. Pois caso a comunicação coloquial a ser valorizada em detrimento da norma culta, os seus usuários poderão ser prejudicados, tanto no meio acadêmico, quanto no profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estude os usos do sinal indicativo de crase. Ele deveria ter sido utilizado, por exemplo, em "adequação à norma culta";
      - Revise seu texto com atenção para evitar erros bobos, como a repetição do "que" em "Uma vez que que", no final do terceiro parágrafo;
      - Escreve-se Enem;
      - A utilização da conjunção "pois" no início do último período do texto deixou seu raciocínio confuso;
      - Sua proposta de intervenção ficou meio confusa no último período, mas você está cometendo menos erros, o que mostra uma evolução nesses meses. Continue praticando.

      Nota final: 600

      Excluir
    2. Sugiro também que você pesquise um pouco sobre variação linguística. É um tema muito recorrente no Enem e poderia ter ajudado na produção do texto.

      Excluir
  2. Professor, aproveito a oportunidade para agradecer ao senhor pela sua contribuição a nós, vestibulandos. São raras pessoas que tem um propósito de passar conhecimento e agregar valor na vida das pessoas sem nenhum interesse. Não tenho dúvidas de quanto a sua pessoa seja valorizada e estimada, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. Muito obrigado, mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  3. E aí, blz?

    "Com cada vez mais informação e usuários para acessa-la, a internet é um ponto de encontro de todos. Ao mesmo tempo, gera um excesso de dados". Esse pequeno trecho de precisos 140 caracteres resume a influência das mídias em detrimento aos antigos modos de comunicação.
    De 'bolos coloridos' ou -para espanto geral- 'como fazer gelo' até 'como abrir uma empresa', o site "e-how" fornece tutoriais para todo tipo de assunto. O que sites como estes proporcionam é uma quantidade enorme de dados com uma velocidade dinâmica em tempos cada vez menores. Não sobra tempo para digitar palavras inteiras. Surgem, então, as reduções como 'vc', 'tb' e 'com ctz'.
    Torna-se necessário, portanto, uma nova capacidade de leitura e escrita ovacionada pelos jovens e criticada pelos velhos mais conservadores. Mas, é possível que ela coexista com a escrita formal assim como coexistem o regionalismo e o coloquialismo. A flexibilidade da língua portuguesa permite que haja mais de um "português", como fica claro no livro Sagarana, de Guimarães Rosa. Nele, o autor saciou-se da língua regionalista, o que gerou sucesso em todas as partes do Brasil e no mundo.
    Graças ao ritmo acelerado das novas tecnologias, a língua se modificou e não para por aí. Como algo dinâmico, está sempre se modificando, o que gera maior fluidez e praticidade para o leitor. Ao contrário do que os conservadores pensam, esse novo formato não 'emburrece': as pessoas enriquecem a cultura; a cultura muda as pessoas e essa mudança vem com certas adaptações. Portanto, "e aí, blz?"

    ___
    Concordo com o colega aí de cima. Parabéns mesmo pelo projeto. Ajuda muito e estamos agradecidos pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Você fez um belo texto, mas o Enem exige que você apresente uma proposta de intervenção clara e efetiva para o problema apresentado, o que não aconteceu no seu texto. Sugiro que você leia a minha postagem sobre como fazer uma proposta de intervenção para não ter mais essa dificuldade.

      Nota final: 800

      Excluir
  4. Compreende-se que a vida de milhares de pessoas já está inteiramente associada às ferramentas de comunicação virtual instantânea. São exemplos dessas ferramentas as redes sociais e os aplicativos de mensagens dos celulares. A questão a ser discutida é como a língua portuguesa se porta diante dessas ferramentas, principalmente pela perspectiva da linguagem escrita que é prevalente no processo comunicativo virtual.
    Ainda se constata a persistência da disparidade entre a norma culta da língua e o coloquialismo, isso tem suas causas, por exemplo, em fatores socioeconômicos – nem todos têm acesso a uma educação de qualidade que os preparem para o uso padrão do português - e regionais – relacionados à diversidade linguística de cada região geográfica do país. É claro que esse embate “padrão” versus “coloquial” atinge também a linguagem de internet e de aplicativos de mensagens. Nesse sentido, pode-se indagar as consequências disso, haja vista que essas novas tecnologias comunicativas têm se tornado uma meio ascendente de diálogo.
    O primeiro aspecto é que a linguagem coloquial é a linguagem mais voltada para a oralidade cotidiana e é a que se reproduz predominantemente nas redes como Facebook, Twitter e aplicativos como WhatsApp – ferramentas mais populares de troca e postagem de mensagens. Assim, o desconhecimento muitas vezes da norma padrão e a necessidade de uma comunicação rápida, sem tanto cuidado para a verificação do uso correto do idioma, faz com que o coloquial seja preferível ao padrão.
    Esse fato, no entanto, pode contribuir para o já tão pregado argumento de que não existe um português correto, mas sim que há variações desse que deve ser usado conforme as situações e os contextos. Além disso, essa linguagem usada em redes sociais pode facilitar o processo que muitos gramáticos se põem a resolver que é a aproximação da linguagem falada com a linguagem escrita, isto é, consolidar expressões idiomáticas já cristalizadas na fala, mas que não se adequam quando trazidas para a norma culta da língua. Ou seja, o uso das tecnologias da comunicação que está englobando um grande contingente de pessoas pode facilitar o processo de tornar a temível gramática em algo simples e fácil, uma vez que essa será bastante semelhante à linguagem comumente falada e escrita na internet.
    Por fim, é de se destacar que a devida aproximação entre a linguagem coloquial e norma culta da língua que a linguagem de internet pode provocar não fará do português uma língua mais vulgar ou o empobrecerá, mas o tornará um elemento comum a todos e não um artificio de disparidade social, econômico e cultural, em que falar conforme a norma culta é sinônimo de distinção social. É claro que precisa-se de um padrão vocabular, mas por que não adaptá-lo aos novos tempos e às novas linguagens? A linguagem é algo vivo que se constrói e destrói constantemente. É preciso de um olhar mais crítico para que a sua complexidade possa ser destrinchada e ela possa ser uma ferramenta de inclusão de todos que a usam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Você apresentou um conhecimento amplo sobre o tema e uma argumentação consistente sobre o assunto. Contudo, seu texto apresenta dois problemas para os critérios de correção do Enem. Primeiro, escrito à mão, o seu texto provavelmente teria mais de trinta linhas, número máximo exigido pela banca do Enem, o que a impediria de inserir todas as suas ideias no texto. Segundo, faltou você apresentar uma proposta de intervenção clara e efetiva para o problema discutido durante o texto. Sugiro que você, assim como a candidata anterior, leia a minha postagem sobre como fazer uma proposta de intervenção na seção Enem.

      Nota final: 840

      Excluir
  5. Boa noite Fernando, tudo bem? Acompanho seu blog tem um tempo e gosto muito da sua maneira de corrigir textos e de argumentar , você poderia pedir uma proposta de redação sobre a utilização do WhatsApp : pontos positivos e negativos? Ou até algo parecido, porém que se relacione com o assunto WhatsApp . Gostaria de enviar a minha para você corrigir e argumentar sobre . Obrigado pela atenção, não deixe de dar um retorno

    ResponderExcluir