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terça-feira, 9 de junho de 2015

Proposta de redação sobre a importância das bibliotecas escolares para a formação de leitores

(fonte da imagem: http://www.abcrianca.com/6-12/o-papel-da-biblioteca-escolar)

Olá a todos!

Nesta proposta, discutiremos o papel da biblioteca escolar para a formação de leitores. Esse tema, além de ser fundamental para o desenvolvimento do país, também pode ser importante para você treinar a sua capacidade de argumentar por meio de exemplos, isto é, mostrar como as bibliotecas podem ser utilizadas para formar leitores e despertar o amor pelos livros. Portanto, é um tema imprescindível para quem quer praticar a argumentação em alto nível. Boa escrita!

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.


Vale a pena ler os textos motivadores a seguir!




7 comentários:

  1. Biblioteca escolar: equipamento fundamental

    Já dizia Nelson Mandela: ‘’A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’’. E , apesar dessa magnífica e sábia frase servir de inspiração para a humanidade, nós, brasileiros, trilhamos por um turbulento caminho pela falta de investimento em Educação e um dos aspectos mais contundentes para isso é a falta de bibliotecas em várias escolas públicas do país.

    A falta dessas bibliotecas culminam em um estarrecedor atraso de desenvolvimento intelectual de muitos jovens, pois a falta de um espaço voltado à leitura impede que estes possuam senso crítico aguçado, melhor desenvoltura na comunicação, argumentação e escrita. Isso pode ser notado claramente no cotidiano dos jovens, como também em vestibulares e concursos públicos. O desempenho acaba sendo muito baixo. E por mais que haja esforço governamental por parte de alguns programas, entre eles o PNBE,um programa de bibliotecas escolares, ainda assim, não é o bastante, pois o índice de escolas sem bibliotecas continua a ser gritante em algumas regiões do Brasil.

    Tendo em vista todos esses aspectos negativos, em nome de uma sociedade mais justa e esclarecida, é de grande valia que o governo invista mais aceleradamente não somente em bibliotecas e espaços de leitura, mas que trabalhe junto aos profissionais da área da educação em prol de metodologias que o aluno além de aprender as matérias em sala de aula, possa relacioná-las com grandes obras da literatura brasileira e de leituras de um panorama geral, como grandes dramaturgos , ativistas e filósofos que revolucionaram o mundo.

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    1. - Escreva "educação" com inicial minúscula;
      - Quando fizer um aposto sobre um projeto governamental, como o do PNBE no final do segundo parágrafo, tente ser mais específico, pois não ficou claro o objetivo desse projeto;
      - Evite escrever parágrafos muito longos com um só período, pois sua estruturação sintática requer o uso preciso de "," e ";";
      - Você fez um bom texto. Para melhorar, sugiro que você escreva pelo menos dois parágrafos no seu desenvolvimento. Dessa forma, você terá mais espaço para desenvolver as suas ideias e defender o seu ponto de vista.

      Nota final: 820

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  2. Vencendo coms os livros.
    A dificuldade de manter uma biblioteca, quando se tem, só colabora para o retrocesso de uma sociedade. Pois a mesma é de grande importância para a formação do caráter e dos ideais de cidadão e assim esse possa decidir de forma coerente sobre temas importantes para sociedade.  
      A decisão e o futuro de um território se dá a partir de toda a bagagem do cidadão,  enquanto esse seguir o senso comum, só tende a caminhar rumo ao retrocesso de seu espaço. As bibliotecas se tornam uma grande peça nessa escolha, pois nesta a pessoa pode buscar e refletir com os exemplos contidos.  
      Considerando a falta de lazer e a crescente criminalidade nas cidades, os livros podem ser um refúgio para os jovens. Os altos custos de um exemplar faz com que muitos não tenham acesso a esse, e as bibliotecas incentivam ao contato de forma gratuita.
    As bibliotecas também colaboram com a comoção de uma comunidade. Pois vendo o incentivo por parte do governo em disseminar o conhecimento, estes passam a zelar e também se interessar por esse importante patrimônio.  
      A criação de um projeto que permita a construção e a reforma das bibliotecas deve estar em pauta. Assim como o investimento em materiais e profissionais que possam atender os visitantes de forma hospitalar, incentivando o retorno e a formação de leitores.

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    1. - Revise seu texto com atenção para evitar cometer erros simples, como "coms";
      - Você precisa utilizar com mais precisão os mecanismos de coesão textual (pronomes, conjunções, preposições, sinônimos). No final do primeiro parágrafo, por exemplo, você deveria ter escrito "de cidadão para que cada indivíduo possa decidir de forma...";
      - Estude os usos da vírgula. Antes da conjunção explicativa "pois", por exemplo, você deve inserir uma vírgula;
      - Você tem boas ideias, mas precisa se expressar de forma mais precisa. A expressão " de forma hospitalar", na última linha se refere a hospital. Para se adequar ao seu objetivo comunicativo, você deveria ter escrito "com hospitalidade".

      Nota final: 620

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  3. O segredo do avanço.
    O segredo não é correr artás das borboletas, é cuidar do jardim para que elas venham até você -Mário Quintana-. Percebe-se a inficácia PNDE ao ver escolas mal preparadas com a obrigação de de melhorar e ampliar suas bibliotecas em até cinco anos. Muitos destes estados, não correspondem com a verba necessária para atingir tal meta nesse tempo, logo, não há maneiras da direção promover o avanço de suas áreas de leituras com uma espécie de fórmula mágica. Há mal gestão financeira nos governos estaduais e em diretorias, gerando esse atraso no programa de leitura.
    No entanto, não dá para negar a culpa do PNDE neste quesito, quando este é quem obriga as escolas a terem o processo de leitura formado em tempo limitado quando ele também não dá o apoio necessário as instituilçoes. Assim, gera mais uma das conhecidas leis "só do papel", já que esta é só uma obrigação em que está muito previsível o não cumprimento da ordem. Logo se mostrando mais um programa infeficaz do governo federal.
    Embora o PNDE se mostrou um programa sem resultados, ele força a presença de mais bibliotecas e campos de leituras nas escolas públicas do país, e a partir dele poderemos abrir vistorias das verbas nos locais aonde a ordem não foi cumprida. Assim, podemos concentrar a verba nos locais corretos, tirá-la de possíveis caminhos errados, e usando para aplciar a vertente necessária na educação.
    Sendo assim, conseguiríamos a melhor aplicação do dinheiro futuramente e logo melhoria na educação.
    No entanto, hemos de colocar a educação para funcionar agora, já que não se pode atrasar mais a educação pública brasileira qual muito tempo está atrasada. Para isso será necessário uma terceirização do setor, deixando a cargo da empresa a obrigação de dispor dos livros e de todos os funcionários necessários, e permitindo publicidade no local para o pagamentos destas empresas.

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    1. - Revise seu texto com atenção para corrigir erros simples, como a repetição da preposição "de" no primeiro parágrafo;
      - Usa-se "aonde" quando houver o sentido de movimento (aonde você vai) e onde quando não há esse sentido (onde você mora?). No seu terceiro parágrafo, portanto, você deveria ter escrito "onde";
      - O grande problema do seu texto foi não abordar o tema de forma direta. Criticar o governo e seus programas é válido, mas você não discutiu a importância das bibliotecas escolares para a formação de leitores, o que era para ser o principal objetivo do seu texto. Faltou você discutir, por exemplo, como a biblioteca pode ser utilizada por professores para incentivar os jovens a ler. Esse é o principal qualquer candidato pode cometer, pois compromete substancialmente a sua nota.

      Nota final: 360

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  4. Com bibliotecas se constrói um país

    Uma pesquisa recente surpreendeu ao constatar que a maioria dos brasileiros não gosta de ir ao teatro, cinema, ou ler livros. Apesar de amplamente divulgada pela mídia, não emergiram discussões mais profundas acerca dos motivos que causam o citado desinteresse. Porém, é fácil perceber que espetáculos e livros de qualidade não são peças disponíveis a maioria dos brasileiros. Nesse cenário, as escolas, bem como suas bibliotecas, são essenciais na formação cultural do país.

    Outro dado da pesquisa comprova a inacessibilidade dos produtos culturais é o elevado consumo de televisão. Diferente dos livros, a TV chega com facilidade a mais de noventa por cento dos domicílios do Brasil.

    O não acesso à produção livresca é problema ainda mais grave nas cidades afastadas dos grandes centros urbanos. Nessas cidades as bibliotecas escolares são ainda mais importantes. Elas oferecem uma serie de títulos que exercem função hermenêutica, pois, alastram o campo de possibilidades disponíveis ao aluno. Seu caráter lúdico e informativo apresenta novas formas de organização do mundo e da sua comunidade e o estimulam a intervir em sua realidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática.

    Além disso, a leitura de grandes obras facilita o aprendizado os conteúdos acadêmicos. Os livros aprimoram o domínio de diversas linguagens que serão demandas nos vestibulares e processos seletivos.

    Tudo o que foi dito vai ao encontro das ideias do mestre Monteiro Lobato. Ele dizia que um país se constituía de homens e livros. Sendo assim é preciso investir na criação de novas bibliotecas e na melhoria daquelas já existentes. Para isso, faz-se necessário a atualização frequente do acervo, a organização de um espaço que atraia o estudante e a comunidade do entorno da escola, e a realização de rodas de leituras, encenação e estudo de textos.

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