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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Técnicas argumentativas


(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia)

          Olá a todos!
      
         Nesta postagem vou discutir um tópico essencial para quem quer expressar melhor seu pensamento por meio da escrita em textos: técnicas argumentativas.
Argumentos são enunciados que usamos para, nos termos de Parelman & Obrechts-Tyteca (autores da prestigiada obra O Tratado da Argumentação), “provocar ou ampliar a adesão dos espíritos às teses que se apresentam ao seu assentimento”, isto é, são ideias expressas geralmente pela linguagem humana que empregamos para fazer que os nossos interlocutores concordem com o nosso ponto de vista sobre um determinado assunto. As técnicas argumentativas são, portanto, estratégias que usamos para apresentar nossos argumentos, geralmente com o objetivo de levar os interlocutores a aderirem ao nosso ponto de vista.
Esse tema é tão prestigiado que, embora tenha sofrido diversas críticas por parte de alguns teóricos, foi estudado e apresentado em tratados por grandes pensadores, como Aristóteles e, posteriormente, Arthur Schopenhauer. Sua importância para a sociedade moderna não tende a diminuir, o que pode ser comprovado facilmente ao vermos os debates entre os candidatos a um cargo político nas eleições de uma sociedade democrática.
         Como a capacidade de criar argumentos convincentes é, sem dúvida, uma competência muito exigida em diversas práticas sociais do nosso cotidiano e pelos exames do tipo vestibular, trata-se de uma habilidade que deve ser desenvolvida pelos estudantes que estão na educação básica e que precisamos aprimorar no decorrer de nossas vidas.
       Existem inúmeras técnicas argumentativas capazes de convencer e persuadir as pessoas. A seguir, apresentarei algumas das principais técnicas argumentativas.


Argumentação pelo Exemplo


A argumentação por meio de exemplos é feita quando sugerimos a imitação das ações de outras pessoas ou utilizamos ora acontecimentos da nossa vida cotidiana ora conhecimentos compartilhados por nossos interlocutores para expor a realidade e demonstrar que o ponto de vista defendido em nosso enunciado é o mais coerente com a realidade e, consequentemente, o mais plausível.
Essa técnica é muito empregada por políticos durante debates eleitorais. Eles se referem constantemente aos problemas enfrentados pelos eleitores em diversas situações da vida cotidiana, como filas intermináveis em hospitais e a falta de transporte público nas grandes cidades, para comprovar que o atual governo é incompetente e que não se preocupa com a população.


Argumentação por gradação, comparação e perguntas retóricas


A gradação diz respeito ao aumento/decréscimo progressivo de acontecimentos ou a uma sequência lógica de fatos interligados entre si. A comparação é feita quando, por exemplo, confrontamos ou contrastamos duas ideias, situações ou sujeitos sociais. As perguntas retóricas são perguntas cujas respostas podem ser subentendidas pelos interlocutores e, quando bem usadas, costumam levar os interlocutores a um diálogo consigo mesmos sobre a questão elaborada por seu interlocutor. Para que você perceba como essas as técnicas argumentativas podem ser usadas de forma conjunta, observe os argumentos utilizados pelo príncipe Míchkin, protagonista do romance O Idiota, de Fiodor Dostoiévski, para defender o seu ponto de vista sobre a pena de morte.

“... a dor principal, a mais forte, pode não estar nos ferimentos e sim, veja, em você saber, com certeza, que dentro de 1 hora, depois dentro de 10 minutos, depois dentro de meio minuto, depois agora, neste instante – a alma irá voar do corpo… Esse quarto de segundo é o mais terrível de tudo… Matar por matar é um castigo desproporcionalmente maior que o próprio crime. A morte por sentença é desproporcionalmente mais terrível que a morte cometida por bandidos. Aquele que os bandidos matam, que é esfaqueado à noite, em um bosque, ou de um jeito qualquer, ainda espera sem falta que se salvará, até o último instante… Mas, no caso de que estou falando, essa última esperança, com a qual é 10 vezes mais fácil morrer, é abolida com certeza; aqui existe a sentença, e no fato de que, com certeza, não se vai fugir a ela, reside todo o terrível suplício, e mais forte do que esse suplício não existe nada no mundo. (…) Quem disse que a natureza humana é capaz de suportar isso sem enlouquecer? Para que esse ultraje hediondo, desnecessário e inútil?”


O argumento de autoridade


Consiste em utilizar dados, informações e argumentos de instituições ou especialistas em um determinado assunto. Portanto, podemos usar as palavras vindas de uma voz mais prestigiada que a nossa para fortalecer a defesa de nosso ponto de vista.  

“De acordo com o IBGE, existem milhões de brasileiros que não possuem acesso ao saneamento básico. Portanto, os governos devem investir em projetos que facilitem a chegada de saneamento básico para a nossa população”.

“Segundo Jussara Hoffman, os professores precisam propor situações interativas e assegurar o máximo envolvimento possível do aprendiz. Portanto, a prática docente pode ser mais efetiva quando orientada para diversas atividades que estejam vinculadas ao cotidiano dos estudantes”.

“Antônio Candido, diferentemente de outros críticos literários, defende que a obra Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, é um romance composto pela justaposição de cinco episódios independentes".


Argumento de causa-consequência


Consiste em expor ao menos uma causa de um problema e ao menos uma consequência decorrente desse fato. Essa técnica é primordial para comprovar a validade de uma medida, ou para mostrar os danos causados por um evento social. Uma forma muito comum de iniciar essa relação é por meio de orações subordinadas adverbiais causais.

“Devido ao clima seco desta época do ano, a escola funcionou em horário reduzido na semana passada. Infelizmente, o tempo perdido das aulas não poderá ser recuperado futuramente”.

“A criação de condições para a mobilidade urbana é essencial para que uma sociedade produza mais, já que as pessoas ficarão menos tempo presas no trânsito”.

Espero que tenham gostado desta postagem e aprendido mais sobre a argumentação. Futuramente, posso ampliar esta postagem com outras técnicas e exemplos.

Um abraço! 

2 comentários:

  1. Muito bom mesmo !! Acabei de conhecer o blog e estou amando, parabéns.

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  2. Muito bom mesmo !! Acabei de conhecer o blog e estou amando, parabéns.

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