Marcadores

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O papel dos BRICS para o desenvolvimento econômico e social no século XXI

(fonte da imagem: http://www.politicacomk.com.br/seminario-preparatorio-dos-brics-acontece-na-proxima-semana/)

Olá a todos!

Nesta postagem iremos discutir um tema bastante atual: o papel dos BRICS na conjuntura política global. Trata-se de um grupo de países composto por: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Para que vocês saibam melhor o que é são os BRICS e tenham acesso a informações mais precisas sobre o grupo, sugiro que leiam atenciosamente os textos motivadores e busquem mais informações sobre esse tema, pois é um assunto discutido nas aulas de geografia e, consequentemente, um assunto que pode vir a ser tema do ENEM 2014.

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O papel dos BRICS para o desenvolvimento econômico e social no século XXI, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

As três primeiras redações postadas no espaço destinado aos comentários serão corrigidas gratuitamente!



Com quase metade da população mundial, 20% da superfície terrestre, recursos naturais abundantes e economias diversificas com elevado ritmo de crescimento, esse grupo de países já tem uma participação no PIB mundial equivalente à dos Estados Unidos e superior à dos países da zona do euro. Segundo dados do FMI, em 2007, a participação dos Estados Unidos, dos países da zona do euro e do Japão no PIB mundial foram, respectivamente de 21,4%, 16,1% e 6,6%. China, Brasil e Índia, por seu turno, participaram com 10,8%, 2,8% e 4,6% respectivamente. Enquanto o conjunto das economias avançadas participou com 56,4% do PIB mundial, as economias emergentes, lideradas pelos Brics, participaram com 43,6%.
(fonte:http://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/BRICs/Os%20BRICs%20e%20o%20equilibrio%20de%20poder%20global.pdf)


Dessemelhanças e identidade


Na concepção original de Jim O’Neil, apenas dois componentes identificavam os BRICS: dimensão da economia e taxas de crescimento. Tratando-se de uma construção intelectual que se propunha a detectar uma mudança em curso no equilíbrio de poder econômico, em nível global, nada mais natural que O’Neil concentrasse seu foco nesses fatores, embora seja surpreendente que tenha descurado por completo os demais. Fatores políticos poderiam lançar por terra todas as previsões que fundamentaram sua tese, qual seja, a de que o G7, na sua composição original, deixara de ser representativo.
É sabido que O’Neil jamais entendeu os BRICS como grupo com identidade própria. As diferenças entre seus integrantes eram tão óbvias que não se justificava sequer especular sobre seu potencial de autoidentificação. Tratava-se tão somente de países que, com diferentes graus de prioridade, deveriam ser cooptados pelo G7.
Passados dez anos, a realidade parece tender a confirmar as previsões de reconfiguração do poder econômico, mas com um desdobramento político (a formação do grupo), ausente do conceito original. Essa própria decisão de unir-se, contudo, é precisamente a que gera maior interesse e especulação, nos níveis político e acadêmico, dada a aparente inexistência de afinidades.
Como tem sido insistentemente apontado, são profundamente distintas as histórias dos cinco países que compõem o grupo, são diferentes seus modelos de organização social, suas experiências de desenvolvimento têm trajetórias totalmente diversas e as assimetrias em população e território são consideráveis.

(fonte: http://www.funag.gov.br/biblioteca/dmdocuments/OBrasileosBrics.pdf)

Não deixe de conferir este vídeo, em que um especialista sobre o tema discute com profundidade alguns aspectos centrais sobre o grupo.


4 comentários:

  1. BRICS O NOVO DESAFIO FINANCEIRO
    -------Nas últimas décadas a internacionalização da economia, a apertura e formação de novos blocos econômicos assim como o fenômeno social, cultural e politico denominado globalização sugerem uma nova ordem global além da formação de alianças entre países com o fim de estabelecer una estabilidade financeira, politica e comercial. Como parte deste processo de diversificação econômica nasceram os BRICS acrônimo que refere-se aos países Brasil, Russia, Índia, China e Africa do Sul o quais estabeleceram um grupo politico de cooperação comercial cuja magnitude pronuncia-se como a proposta para uma nova ordem internacional, pois a atual ordem econômica mostra-se monopolizada e com serias falências.
    ------As caraterísticas que unem a estos países são a projeção econômica a futuro com sustentabilidade, o grande território e população, tal como a potencialidade para o desenvolvimento. Atributos que os fazem ganhar o nome dos 5 grandes e os projetam como uma a alternativa para desmonopolizar o comercio internacional o qual trabalha em função do crescimento desigual das nações. Além disso, a crises mundial iniciada no final de 2007 e ainda em curso a cujas repercussões podem ser percebidas na Europa com maior preponderância, sugerem que é necessário um novo sistema econômico que acabe com a hegemonia do dólar e facilite a criação de novos bancos de desenvolvimento em contraposição ao Banco Mundial o qual maneja um monopólio financeiro, iniciativas que os BRICS já estão colocando em andamento.
    ----- Por outro lado a o crescimento dos BRICS nos últimos anos reflexa-se em o 65% do PBI mundial, tal fato levo a um aumento no consumo de energia. Não obstante os investimentos nos setores de energia, tecnologia da informação, infraestrutura, agronegócio, assim como em energias limpas e renováveis aumentaram. Fazendo deste grupo de cooperação a diferença entre os demais, já que as repercussões poderão beneficiar e ser percebidas por outros países que não integram o grupo.
    ----- Portanto ajustando-se as necessidades atuais é necessária a inclusão de mais países, si mas não com as mesmas caraterísticas porém sim com uma filosofia semelhante, a os BRICS que demostram ser a solução para o decadente sistema econômico atual.

    ResponderExcluir
  2. Pontos positivos:
    - Conhecimento sobre o tema;
    - Discussão de aspectos relevantes sobre o assunto;
    - Boa organização das ideias.

    Pontos a melhorar:
    - Tenha mais atenção com a ortografia das palavras e revise seu texto com atenção para evitar erros como: "apertura econômica", "una", "Russia" e "o quais";
    - Estude mais as regras de acentuação;
    - Estude os usos do pronome relativo "cujo";
    - O "a" é utilizado como preposição ou artigo feminino e "há" no sentido de existir. Dessa forma, você deveria ter escrito "há o crescimento dos BRICS";

    Você é espanhola? Senti que você utilizou recursos incomuns para a língua portuguesa e recorrentes na língua espanhola.
    Os seus erros gramaticais comprometeram substancialmente a sua nota. Contudo, devido ao seu conhecimento sobre o tema, acredito que você teria condições de passar no ENEM.

    Nota final: 580

    Continue praticando!

    ResponderExcluir
  3. obrigada pela revisão me ajudara muito a melhorar, sim de fato minha língua nativa é o espanhol e ainda tenho problemas com a ortografia, mas mesmo assim continuarei praticando para tirar uma boa nota no ENEM, e de novo muito obrigada bençãos.

    ResponderExcluir
  4. Recentemente o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) criou um banco de desenvolvimento que financiará tanto projetos de países membros quanto em países pobres e emergentes. Dentro desta perspectiva, discute-se sobre a importância deste grupo e sua força de mudança.
    Composto por países que estão entre as dez maiores potências mundiais (exceto África do Sul), os BRICS possuem um forte poder de influência não só pelo fato de quem são seus integrantes, e sim pela sua participação na economia mundial. Este grupo detêm 21% do PIB mundial segundo o jornal Estadão, e componentes que mais crescem anualmente aumentando seu poder de influência nas relações mundiais.
    O Brasil é possuidor da maior reserva de água doce do mundo e produção de nióbio, bem como grandes riquezas minerais ao lado da Rússia. Tais características conferem a eles grande capacidade de crescimento que, em comparação a maior potencia mundial, que não tem mais para onde crescer, já alcançou o topo mundial. Vale ressaltar ainda, que China e Índia possuem uma gigantesca mão de obrar, característica esta que em parceria com os dois membros, podem ser o diferencial para a desconcentração do controle mundial das mãos norte-americanas.
    Outro fator importante é a presença da África do Sul. É um país que vem se destacando e mostrando potencial para ser destaque. É um país estratégico pois serviu de “porta de entrada” para o comercio com a África como um todo.
    Vale dizer, que os cinco países possuem ideais em comum que é o crescimento justo e com equidade. Reunir esforços para crescimento mutuo é uma atitude admirável e que pode estimular uma onda de cooperação ajudando a reduzir o espírito competitivo e aguçando o extinto de união de solidariedade.
    Desta forma, vê-se que o BRICS, juntos, possuem um enorme potencial de desenvolvimento, mas é preciso estimular a participação dos cidadãos de cada nação para que cooperem sendo mais participativos nos assuntos que dizem respeito a nação. Assim, tendo o governo interessado em evoluir e os individuo dispostos a ajudar é quase certeiro dizer que teremos um mundo mais justo e evoluído.

    ResponderExcluir