Marcadores

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Proposta de redação a respeito da relação entre desenvolvimento econômico e meio ambiente

Olá a todos!

Meu nome é Fernando Fidelix e sou professor de redação e literatura em Brasília. Este blog tem como foco a apresentação de propostas de redação destinadas aos candidatos a vagas nas principais instituições de ensino superior do Brasil.

Com base no modelo de proposta de redação encontrado nas provas do ENEM, iniciarei este blog com a seguinte proposta de redação:


Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema É possível alcançar o desenvolvimento econômico sem afetar o meio ambiente de forma irreversível?, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


O Desenvolvimento Sustentável

O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu a partir de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, como uma resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental pela qual o mundo passava a partir da segunda metade do século XX. Na Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD), também conhecida como Comissão de Brundtland, presidida pela norueguesa Gro Haalen Brundtland, no processo preparatório a Conferência das Nações Unidas – também chamada de “Rio 92” foi desenvolvido um relatório que ficou conhecido como “Nosso Futuro Comum”. Tal relatório contém informações colhidas pela comissão ao longo de três anos de pesquisa e análise, destacando-se as questões sociais, principalmente no que se refere ao uso da terra, sua ocupação, suprimento de água, abrigo e serviços sociais, educativos e sanitários, além de administração do crescimento urbano. Neste relatório está exposta uma das definições mais difundidas do conceito: “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”.

Crescimento e desenvolvimento econômico: a sustentabilidade como modelo alternativo

(...)
Não é necessária uma investigação profunda para se dar conta do verdadeiro paradoxo no qual se inicia o século XXI: de um lado o crescimento econômico e as  transformações tecnológicas sem precedentes, por outro, a dramática condição social de uma grande maioria de pessoas, além de problemas ambientais graves. Não obstante, disseminou-se pelo planeta inteiro a imagem de um estilo de vida ocidental de alto consumo, conforto material e permanente entretenimento. Sem embargo, esta disseminação cultural não tem sido acompanhada com a mesma intensidade pela difusão global dos valores democráticos e do respeito aos direitos humanos, que são a própria substância da civilização ocidental. Hoje o conforto capitalista pode conviver com a barbárie. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia, não vem acompanhado do desenvolvimento de uma consciência ética que coloque a humanidade como prioridade.
O cenário está posto: de um lado, globalização provocada pelo vertiginoso avanço tecnológico, tendo como corolário a internacionalização da produção e  expansão dos fluxos financeiros (isenção total de barreiras para o fluxo do capital);  regionalização caracterizada pela formação de blocos econômicos; fragmentação  dividindo globalizadores e globalizados, centro e periferia, os que morrem de fome e os que morrem pelo consumo excessivo de alimentos, rivalidades regionais, confrontos políticos, étnicos, terrorismo, além de outras dicotomias.








Caso tenham alguma dúvida ou necessitem de alguma sugestão, utilizem o espaço destinado aos comentários para expressá-las.

Boa redação!

3 comentários:

  1. Primeiramente, o desenvolvimento econômico afeta o meio ambiente de uma forma irreversível, por que, uma vez afetado, voltar a traz é uma escolha com alto custo e que requer consciência e coragem, que se tratando de algo que não vemos, é difícil acordar para realidade. Desde já, o pensamento impõe que devemos ir pelo lado mais fácil e proveitoso, sem analisar a consequência dos atos posteriormente, ou seja, expandir o meio econômico hoje, sem pensar no impacto do amanhã que isso irá causar.
    Com a migração de pequenas empresas para o meio rural, trazendo junto a si a proposta de desenvolvimento, sem mostrar o lado obscuro, que nesse caso seria tomar o lugar do trabalhador rural, tendo em vista que, usando suas mãos e técnicas que não atingem o ambiente, para dar lugar a maquinas, e a substancias, como agrotóxicos.
    Conforme essas pequenas coisas coisas vão acontecendo, pessoas continuam cara a cara com as grandes coisas, mas não "acordam", o que poderia servir com exemplo, são pais que não ensinam aos seus filhos que lugar de lixo é na lixeira, que não se pode desperdiçar água no banho, ou durante as ações de higiene, mas como isso seria possível, se os pais de hoje não foram ensinados pelos seus pais, e consequentemente os filhos de hoje, não ensinaram aos seus filhos no amanhã.
    Por isso, devemos criar projetos, como o dos três jovens de Juazeiro do Norte - CE, que com apenas duas lonas de plastico, uma buraco no quintal, e a ajuda do sol, reaproveitam a água suja, que por efeito disso foi transformada em água limpa, para lavar roupas, calçadas, moveis e etc, cabe também as escolas e aos governo criarem leis e juntarem ideias que possam gerar consciência do tamanho da importância que o meio ambiente tem em nossas vidas, mas não só a eles cabem o dever de criarem e preservarem, mas a todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nova visão, novos problemas
    __Será o desenvolvimento econômico um problema para o meio ambiente? Uma série de questões devem ser analisadas. Questões como o avanço tecnológico, o consumismo, o crescimento populacional, o mundo capitalista como um todo.
    __O planeta se encontra em um sistema econômico onde o lucro é o que mais importa. Grandes empresas visam sempre o seu benefício, sem se preocupar com o meio ambiente; Para isso foi criado o Protocolo de Kyoto, onde o objetivo principal é a redução dos gases do efeito estufa. Entretanto, o Estados Unidos, a grande potência e um dos maiores emissores se recusou a participar.
    __O consumismo exagerado ataca drasticamente o planeta. Com os avanços tecnológicos, é possível ver o resultado de uma sociedade altamente consumista, com o pensamento de que '' o que antes era novo, agora já não é mais''. Atitude essa que gera um elevado número de lixos tecnológicos. Outro fatos que contribui para o consumismo é o crescimento populacional.
    __O crescimento populacional influência principalmente no uso dos recursos naturais. A escassez da água, é a principal preocupaão, pelo uso exagerado e irresponsável de tais recursos. A poluição do ar e da água potável são outros fatores, com o número muito grande de pessoas, têm-se um elevado número de veículos e de lixos em locais inapropriados.
    __É de suma importância, portanto, que a sociedade se conscientize e priorize o meio ambiente. E que haja o investimento por parte do Estado na fiscalização, e rigidez com empresas poluentes, e de campanhas que visem mostrar a responsabilidade com o meio ambiente.

    ResponderExcluir