Marcadores

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Proposta de redação sobre os impactos do fim da reeleição para a democracia brasileira

(fonte da imagem: http://www.ocafezinho.com/2015/05/27/boa-noticia-camara-aprova-o-fim-da-reeleicao/)

Olá a todos!

Que tal praticar um tema atual e que envolve a vida de todos os brasileiros?

Redija um artigo de opinião sobre o tema OS IMPACTOS DO FIM DA REELEIÇÃO PARA OS CARGOS DE PREFEITO, GOVERNADOR E PRESIDENTE PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas gratuitamente.

Textos motivadores







11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A reeleição ajuda ou não a população brasileira?
    Foi aprovado pela Câmera dos Deputados o fim da reeleição para cargos executivos, no caso nossa atual presidenta, Dilma, não estará mais no seu presente cargo para próxima eleição, essa é uma das ações pela reforma política, que visa melhorar a política do nosso país.
    Talvez seja difícil que algum presidente possa fazer muito pela população com apenas um mandato, mas não é impossível, um exemplo disso é como ocorrem às eleições no Chile. Foi mostrado, durante esses anos, que a reeleição não nos beneficiou muito, nosso país sofre de muitos problemas sociais, econômicos e com o passar do tempo, aparentemente, esses problemas só aumentaram, claro, não há como ter certeza, se mudar de presidência, mudará radicalmente para melhor a situação, mas é injusto um candidato concorrer com outro que já está ali a anos, que fez muitas ações boas e tem muito mais chance de ganhar, para o que nunca teve nem a possibilidade de tentar ajudar.
    Portanto, seria mais justo, que já que não irá mais ter reeleição para presidência, que também não tivesse para prefeitos, governadores e senadores, claro teriam de ser feitas em tempos diferentes, pois não coincidiriam com as da presidência, mas é um esforço que a população não se importaria de fazer, para se ter melhoras e bem, a fila política tem de andar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Você precisa revisar o seu texto com mais atenção. O seu parágrafo de introdução, por exemplo, ficou confuso e pouco articulado. Os leitores do seu texto e eu sabemos que Dilma não poderá se reeleger - especialmente porque a reeleição para cargos do executivo não pode ocorrer por três vezes seguidas. A informação de que ela não estará mais no seu presente cargo é desnecessária para a discussão em questão. Portanto, o trecho "no caso nossa atual presidenta, Dilma, não estará mais no seu presente cargo para próxima eleição" é desnecessário.
      - Você precisa utilizar mais preposições e conjunções para articular as suas ideias. No segundo parágrafo, por exemplo, você deveria ter inserido uma conjunção explicativa antes de "nosso país sofre...". Ademais, fique atenta com o uso repetitivo da conjunção "que", como ocorreu na sua conclusão;
      - A sua conclusão ficou pouco consistente, pois o seu principal argumento é a sugestão de algo que já foi feito, com exceção da reeleição dos senadores. Sua conclusão ficaria mais consistente se você sugerisse a aplicação do fim da reeleição para os cargos de senador, deputado e vereador;
      - Para melhorar a qualidade dos seus textos, sugiro que você faça um planejamento mais completo do que você vai escrever. Dessa forma, você poderá identificar e corrigir eventuais falhas argumentativas.

      Nota final: 360

      Excluir
    2. Professor, obrigada pela correção!

      Excluir
  4. O assistencialismo e a meritocracia do capital chegará ao fim?
    A nova reforma politica vem trazendo diversos embates nos campos políticos e educacionais.O novo projeto de lei que rever os mandatos para prefeitos,deputados e presidentes passarem a presidir 5 anos, contudo, sem mérito de uma nova reeleição.
    Talvez é visto em nossa sociedade o quanto a política tornou-se um verdadeiro "sus" das particularidades de uma população que não se limita a ver o quanto a corrupção está causando ao nosso país.Tendo em vista o nepotismo, os desvios, além da falta de responsabilidade por parte dos grandes chefes de Estado.
    Além de que o favoritismo impregnado para um candidato que está no poder é ainda maior, tornando para os beneficiados a ideia de um "herói do povo", fechando os olhos para os principais problemas que a sociedade se legitima.
    Enquanto o governo praticar a politica do "pão e circo" a sociedade não conseguirá possuir um senso crítico, entretanto essa nova proposta leva a crer um novo caminho para a democracia no país, uma vez que, tornaria a diversificação de políticos,em contrapartida, cabe ao organismo social saber escolher um representante que seja capaz de normalizar paliativamente os grandes embates que persiste em nossa organização social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - SUS deve ser escrito com letras maiúsculas;
      - No final do segundo parágrafo, você deveria ter escrito "principais problemas com os quais a sociedade se depara diariamente";
      - A vírgula após "uma vez que" é desnecessária;
      - Você deveria ter escrito "os grandes embates que persistem", já que o sujeito do verbo persistir é "que", pronome relativo que se refere a "os grandes embates";
      - Você escreve bem, mas precisa apresentar mais argumentos para deixar a sua argumentação mais consistente. Tente escrever pelo menos dois parágrafos no seu desenvolvimento.

      Nota final: 600

      Excluir
    2. Obrigado Fernando F. pelo a sua preocupação com qualquer que seja o individuo que adentra o seu blog. O seu papel na sociabilização da correção de texto está sendo um ponto crucial para minha melhora e acredito de outros índividuos.

      Excluir
  5. Impactos da nova reforma: a favor do povo,ou apenas jogada política?

    Depois de 18 anos da criação da reeleição para cargos executivos, eis que surge uma nova reforma política, que está sendo aprovada na Câmara dos Deputados, a qual visa o término desta e um aumento de 1 ano no cargo.

    O argumento principal dos deputados para essa nova decisão é que a reeleição foi algo que não se mostrou produtivo para o país e que haveria desigualdade eleitoral; pois, segundo o líder da Solidariedade, é injusto alguém disputar eleição contar alguém que esteja no poder, com todos os favorecimentos que este proporciona.

    São argumentos muito fracos e egocêntricos, além de terem pouca relevância no momento de crise, cuja estamos sofrendo, porque o que realmente está em jogo é como conseguirmos uma país com mais desenvolvimento, empregos e menos corrupções. Essa nova decisão é claramente apenas uma jogada política que favorece alguns partidos e não algo que tenha preocupações com a população em geral.

    Em suma, essa nova reforma política deveria ser alterada da seguinte maneira. Colocar metas de desenvolvimento e melhorias para a população. Se o político conseguisse alcançar uma porcentagem significativa de benéficos ao povo, poderia se reeleger; caso, contrário, automaticamente, perderia esse direito. Certamente essa é uma ideia que pode funcionar e gerar algum progresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Você deveria ter escrito "o Solidariedade", já que se trata do partido;
      - Revise seu texto com atenção para evitar erros simples, como "uma país";
      - Estude o uso dos dois-pontos, pois você deveria ter inserido esse sinal de pontuação após "maneira", no último parágrafo;
      - A expressão "caso contrário" não deve ser separada por qualquer sinal de pontuação.

      Nota final: 680

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir