Marcadores

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Proposta de redação sobre como tornar a carreira de professor mais atraente para os jovens

(fonte da imagem: http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/11/o-desafio-de-lecionar-filosofia)

Olá a todos!

Depois de algumas semanas, apresento mais uma proposta de redação para vocês.

Escreva um artigo de opinião sobre o tema os desafios para tornar a carreira de professor mais atraente para os jovens.

No seu texto, aborde os seguintes tópicos:

- As causas do baixo interesse dos jovens pela carreira;
- Propostas para atrair bons profissionais para o setor de educação nos próximos anos.

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas gratuitamente

Textos motivadores


http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/25/politica/1429920954_670216.html

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/04/apenas-5-dos-alunos-do-ensino-medio-dos-eua-querem-ser-professor.html

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sabe-se que a profissão de professor é desvalorizada atualmente. Os professores se queixam de más remunerações, agressões físicas e verbais em sala de aula e desprestígio pela sociedade à essa carreira.Nesse problema, a estabilidade na carreira também influí.Como tornar a licenciatura mais atrativa aos jovens?
      Em primeiro lugar, as licenciaturas são escolhidas pela minoria dos universitários, os alunos não querem ser professores, já que há desrespeito e baixos salários oferecidos em relação aos "bacharelados". Diante disso, na pesquisa da Fundação Carlos Chagas e Fundação Victor Civita, apenas dois por cento dos alunos do terceiro ano apontaram pedagogia ou algum tipo de licenciatura como primeira opção de carreira. Portanto, essa situação possibilita mais discriminação dos jovens à carreira de educador: e fica evidente que esse profissional precisa ser valorizado no presente para mudar sua imagem as pessoas e sociedade.
      Ademais, apesar dos mestres do ensino escolar serem desvalorizados, as universidades não sofrem essa crítica faceta. Cada dia mais o Governo investe no ensino superior, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul,por exemplo, um educador de Medicina recebe mais de quatro mil reais mensalmente, sem atrasos , enquanto um mestre de ensino médio pode ganhar mil reais por mês, se não atrasar. Além disso, há taxa de violência nas faculdades é baixa, se comparada as escolas . Logo, esse fenômeno, nos próximos anos, atrairá intensamente os olhares dos jovens , pois será investido muito capital no ensino superior e o estigma da mau ensino será transformado em um belo convite à uma carreira promissora e estável.
      Diante do exposto, a imagem negativa do ensino escolar pode mudar ,com o ensino superior ajudando alterar esse paradigma.O Governo deve oferecer, nas faculdades, palestras aos jovens, mostrando o dia-a-dia dos professores e que eles podem ser valorizados e receber salários dignos.Ainda, esse órgão pode criar um programa que receba dos alunos e funcionários denúncias de abusos sofridos pelos professores nas escolas. Assim, os estudantes se impressionarão mais à licenciatura, que poderá atrair bons profissionais.

      Excluir
    3. - Estude os usos do sinal indicativo de crase, pois a crase em "à essa" está incorreta;
      - Revise o seu texto com atenção para evitar erros simples. No final do segundo parágrafo, por exemplo, você esqueceu de inserir uma vírgula antes de "as pessoas";
      - Você abordou, sem dúvida, o tema com competência. Contudo, precisa ler mair artigos de opinião para melhorar e, durante a leitura, observar o uso das palavras pelos autores. No último período do seu texto, por exemplo, você poderia ter escrito "os estudantes interessar-se-ão mais pelas licenciaturas".

      nota final: 780

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Profissão Perigo

    É indiscutível a importância dos educadores na vida profissional de cada pessoa , mas , por causa de uma má remuneração e as vezes desrespeitos , essa profissão não tem sido muito procurada pelos jovens de hoje , fato esse que pode comprometer o modo de ensino e a educação no mundo .

    Várias vezes , podemos notar em manifestações , que a maior queixa dos professores é sobre os salários baixos em relação a outras profissões . Diante do fato , a pesquisa feita pela Fundação Victor Civita ( FVC ) á Fundação Carlos Chagas ( FCC) , ouviu cerca de 1.500 alunos do 3° ano e apenas 2% deles têm como primeira opção no vestibular , algum curso diretamente relacionado à atuação em sala de aula .

    Outros fatos notáveis também comprovam a falta de respeito e a violência contra professores em sala de aula . Na maioria das vezes , esses professores são da rede pública de ensino e reclamam da falta de estrutura , ausência da equipação salarial e da desvalorização da profissão , que é uma das mais importantes na sociedade .

    Todos sabem que , no mundo todo , há tempos , observa-se a desvalorização do trabalho dos professores e da falta de interesse dos jovens pela profissão . Em prol disso , seria de extrema importância, que tais governos aumentassem o salário dos educadores , melhorassem o ambiente escolar e as condições de ensino , fazendo assim com que vários jovens se interessem pela profissão e ajudem na reconstrução da educação e no futuro do país .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estude os usos do sinal indicativo de crase. No primeiro parágrafo, por exemplo, você deveria ter escrito "às vezes";
      - Evite usar informações dos textos motivadores, pois você perderá pontos se fizer isso no ENEM;
      - Sua proposta de intervenção é boa, mas é preciso especificar como essas medidas serão efetivadas. Aumento de imposto para aumentar o salário dos professores? Maior presença dos pais em projetos da escola? Ensino integral nas instituições públicas? Mais incentivos dentro das universidades? Esses poderiam ser alguns caminhos que lhe ajudariam especificar as suas ideias.

      Nota final: 600

      Excluir
  4. Desafios da docência.
    Eis que para mundo fica registrada uma célebre frase de um dos maiores líderes mundiais, Nelson Mandela: ''A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo''.
    Infelizmente, mesmo sendo uma frase muito conhecida e citada, não ocorre o devido respeito aos profissionais dessa ampla área da educação, os professores, pois
    nos noticiários, através dos meios de comunicação, é muito comum lermos ou assistirmos reportagens de professores protestando por melhores condições de emprego e melhores salários. É algo muito desolador ver profissionais que contribuem tanto para o desenvolvimento intelectual da nossa população brasileira, sejam tão pouco reconhecidos.

    Dentre tanta falta de reconhecimento e remuneração, há também, em algumas escolas, um grande número de violência, por parte de pais e alunos, contra os professores. Toda essa realidade faz com que os estudantes, principalmente os de Ensino Médio, reflitam bastante sobre seguir, ou não, na área da educação. E nessa reflexão pode gerar um grande desinteresse nesse área, o que culminará, no futuro, com a falta destes profissionais no país, o que seria um retrocesso extenso nas mais variadas áreas, sejam elas biológicas, exatas e até linguagens. Interferiria de uma tal maneira no país todo, com consequências muito negativas.

    Em suma, seria de grande valia que o governo brasileiro passasse a valorizar mais os profissionais, dando-lhes melhores salários, melhores condições no ambiente escolar, oferecendo mais cursos gratuitos para que professores desenvolvam melhor suas habilidades, como intercâmbios, pós-graduações, descontos em eventos culturais, pois estes profissionais podem proporcionar muito mais do que conhecimento da matéria aos alunos, e sim, experiências sobre a vida em geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Seja mais específico. No terceiro parágrafo, você deveria ter escrito, por exemplo, "um grande número de casos de violência";
      - A expressão "ensino médio" deve ser escrita com letras minúsculas;
      - Evite escrever parágrafos com apenas um período, pois isso costumar gerar muitos erros no uso da vírgula. No último parágrafo, você deveria, por exemplo, inserir " ; " antes de "pois".
      - Devo destacar que você apresentou domínio sobre o tema e o discutiu com a profundidade esperada para um egresso do ensino médio.

      Nota final: 820

      Excluir