Marcadores

domingo, 2 de novembro de 2014

Proposta de redação sobre a ação conjunta entre os países para combater problemas globais

(fonte da imagem:http://www.viomundo.com.br/politica/discurso-da-presidenta-dilma-na-abertura-assembleia-geral-da-onu.html)
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A importância da ação conjunta entre os países para combater problemas globais no século XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas gratuitamente! 
(fonte da imagem: http://seminariocrise.wordpress.com/crise-economica/)

Estados Unidos participam de reunião técnica sobre o ebola em Havana


Cuba e Estados Unidos continuam dando mostras de vontade de atuar em estratégias conjuntas para combater o vírus do ebola na África ocidental e evitar sua expansão na América. Uma delegação norte-americana participou entre quarta-feira e esta quinta-feira de uma reunião técnica realizada em Havana e convocada pelos países integrantes da Aliança Bolivariana para os Povos da América (ALBA), com a finalidade de fomentar a cooperação na luta contra a doença, que contagiou mais de 10.000 pessoas no continente africano e matou cerca da metade.


A reunião, de caráter técnico, foi definida durante a cúpula extraordinária dos países da ALBA, realizada em 20 de outubro em Havana por iniciativa do presidente cubano, Raúl Castro, com o objetivo de coordenar esforços na luta contra a epidemia. Naquela ocasião, Castro pediu aos Governos de esquerda aliados de Cuba que se unissem às iniciativas postas em andamento pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde. O presidente garantiu então estar disposto a trabalhar “lado a lado” com todos os países, “incluindo os Estados Unidos”. Em resposta, os EUA puseram à disposição do pessoal cubano toda a ajuda no caso de que ocorra um contágio.“Esta é uma emergência mundial e todos nós temos de trabalhar unidos e cooperar nesse esforço”, afirmou na quarta-feira Nelson Arboleda, diretor do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos para a América Central e um dos dois altos funcionários norte-americanos que viajaram para o encontro em Havana, do qual tomaram parte 254 representantes de 32 países da região. “Apoiamos os países e os ministérios da Saúde das Américas para garantir que tenham a capacidade adequada para poder responder a uma possível chegada do ebola. Estamos dispostos a cooperar com todos os atores que estejam trabalhando na região para assegurar uma resposta eficiente em nível mundial contra esse vírus”, acrescentou.

Cuba prometeu enviar 461 médicos e enfermeiros a três dos oito países africanos mais afetados pelo vírus, dos quais 256 já estão distribuídos na Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri desde o início de outubro. Um desses agentes, o economista Jorge Juan Guerra Rodríguez, de 60 anos, faleceu no dia 26 na Guiné por “malária com complicação cerebral”, segundo informou o Ministério de Saúde Pública de Cuba em um comunicado. De acordo com a versão oficial, Rodríguez trabalhava como administrador da brigada médica e tinha chegado à África 20 dias antes de morrer. Durante o encontro de quarta-feira, a delegação cubana pediu aos participantes um minuto de silêncio em sua homenagem.
Do lado oposto, Mario Díaz-Balart, congressista republicano de origem cubana, qualificou como um “escândalo” a presença de autoridades do setor de saúde norte-americano na reunião de Havana e o fato de os Estados Unidos elogiarem o envio de médicos cubanos à África. “Não há nada de beneficente nas ações da ditadura cubana na África, e não há equiparação entre os médicos dos Estados Unidos e os cubanos. Os médicos cubanos são qualificados apressadamente, mal equipados e obrigados a trabalhar em condições perigosas, enquanto a maior parte de seu pagamento é desviada para a ditadura de Castro. Que uma autoridade dos EUA aprove sua exploração aberta é ultrajante”, afirmou nesta quinta-feira.
(fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2014/10/30/internacional/1414704245_437834.html)

15 comentários:

  1. Boa tarde, escrevi a redação à mão e digitalizei. O link da imagem está em baixo, obrigado.

    http://nsae01.casimages.net/img/2014/11/03/141103093849733908.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:
      - Apresentação de uma boa proposta de intervenção;
      - Discussão direta e consistente sobre o tema;
      - Ótima organização das ideias;

      Pontos a melhorar:
      - Você fez uma boa introdução, mas deveria retirar a expressão "uma vez que somos todos seus dependentes";
      - Revise seu texto com atenção para evitar erros como "Discução". A grafia correta é "discussão";
      - Sempre que se referir a tempo utilize "quando" e não "onde";
      - Quando fizer referência a algo que foi dito anteriormente, utilize "esse" em vez de "este";
      - Sua proposta de intervenção foi boa, mas faltou você especificar os estímulos que seriam dados a quem seguisse os acordos;
      - Tente apresentar mais argumentos no seu desenvolvimento. Infelizmente, corretores têm preconceitos tolos em relação a textos em que a conclusão é maior do que alguns parágrafos do desenvolvimento.

      nota final: 780

      Excluir
    2. Obrigado, vou seguir suas instruções!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ------------------------------------- Complexo de super-homem ------------------------------------
    ----Friedrich Nietzsche , filósofo do século XIX , preconizou a teoria do super-homem , o qual seria capaz de se libertar das amarras impostas pela sociedade , em busca da elevação de si próprio , sem olhar para o outro.Infelizmente , o ser humano , muitas vezes , tem seguido quase literalmente essa idéia , no que diz respeito à ação humanitária .Dessa forma , torna-se nescessário algumas intervenções a fim de que a ação conjunta dos indivíduos sejam importantes para combater as mazelas as quais assolam o homem contemporâneo.
    ----É válido destacar , antes de tudo , que o captalismo é um fator pelo qual corrobora a teoria de Nietzsche .Pelo fato de o homem estar em um mundo captalista , o qual o objetivo principal é o lucro , as ações conjuntas para combater problemas globais é deixado para um segundo plano.Isso pode ser comprovado , por exemplo , pela epidemia do ebola - a qual somente nos dias de hoje , em que ela ameaça à segurança e à economia do países desenvolvidos , ela vem sendo combatida , uma vez que a doença surgira na década de 70, no continente Africano.Assim , é lícito afirmar que essa ajuda está sendo feita pelo simples fato de ela representar perigo as grandes potências mundias , ja que na época não fora considerada como uma adversidade e,por conseguinte,não deram importância para esse fato.
    ----Além disso , o individualismo marcante na sociedade contemporânea é outro fator recorrente o qual impede , muitas vezes , a ação humanitária.Isso pode ser comprovada pela frase de Eça de Queiroz , a qual diz que "doi mais uma dor de dente que uma guerra na China".Então , o indivíduo tende a abster-se de situações consideradas incômodas - seja pelo fato de estar inserido em uma mundo atribulado e frenético - seja pela resignação diante do desafio.Nesse sentido , ignorar a ação conjunta é contribuir para a estagnação da situação atual , além de colaborar para a marginalização de certos grupos sociais.
    ----Fica evidente , portanto , que o sistema captalista associado ao individualismo são fatores colaboradores pelos quais impedem , muitas vezes , no combate de problemas dentro e fora do país.Para reverter esse quadro , é imprescindível o incentivo em projetos locais os quais incentivem a solidariedade entre micro grupos de convívio e que atinjam atitudes globais.A escola deve mostrar para as crianças e adolescentes , principalmente , a importância da ação coletiva a fim de combater as mazelas as quais assolam a população, sem a intenção de obter lucro .A mídia deve promover campanhas conscientizadoras - por meio de debates públicos - com o propósito de discutir as vantagens de ajudar o próximo e os efeitos negativos do individualismo.Somente assim , a teoria do super-homem,de Nietzsche, deixará de ser realidade para se tonar novamente uma idéia preconizada pelo filósofo do século XIX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:

      - Excelente vocabulário;
      - Ótima organização textual;
      - Argumentação clara e consistente.

      Pontos a melhorar:

      - Tente ser mais sucinto, já que o limite é de 30 linhas;
      - Fique atento à concordância verbal e nominal. Você deveria ter escrito "as ações conjuntas para combater problemas globais são deixadas para um segundo plano.";
      - Estude o uso do sinal indicativo de crase, pois ele era desnecessário em "à segurança e à economia";
      - Revise seu texto com atenção para evitar alguns erros, como a falta de acento em algumas palavras;
      - Faltou você abordar de forma mais direta a relação entre os países, o que você só fez no segundo parágrafo.

      Nota final: 860

      Excluir
  4. Se a união faz a força a cooperação faz milagres

    Desde o surgimento da internet o mundo tem tornado-se cada vez menor, os laços são estreitados por linhas invisíveis que colocam os seres humanos de toda parte do mundo lado a lado. Com essa avalanche de informações também vieram à tona situações que caracterizam grandes catástrofes globais, não levando em consideração apenas os desastres naturais, mas também os socioeconômicos tais como a fome, a desnutrição e os recorrentes conflitos muitas vezes marcados por grandes genocídios.
    Todos sabemos o quão aterrorizante são as imagens provenientes de países extremamente pobres, mas o que poucas pessoas sabem é que todo o desperdício em alimentos, por exemplo, poderia findar a fome no mundo inteiro. Os Estados Unidos, por conseguinte, detém o maior índice de obesidade mórbida do planeta e muitos governos assim como este fecham os olhos para situações como aquela que só são assistidas por pessoas comprometidas com a união das nações.
    É fato que a criação da ONU é um grande avanço para recuperar o humanismo deixado há muito para trás, mas ainda assim tem se provado insuficiente, a confirmação disso são os constantes conflitos na Síria que vem matando milhões desde 2011.
    O mundo com o crescente individualismo está atingindo o caos é hora dos governos começarem a cooperarem uns com os outros num objetivo de exterminar esses problemas, deixando um pouco de lado o “capitalismo selvagem’ e começando a enxergar o potencial que desenvolvimento sustentável pode gerar a toda população mundial.

    redigido por Giovanna Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:

      - Defesa clara de um ponto de vista.

      Pontos a melhorar:
      - Estude os usos da vírgula, pois ele deveria estar presente após "internet";
      - Fique atenta à concordância verbal. "Os Estados Unidos", mesmo sendo apenas um país, pede sujeito no plural quando começa com o artigo definido. Dessa forma, você deveria ter escrito "detêm";
      - Você deveria ter inserido, no terceiro parágrafo, um ponto final depois de insuficiente;
      - Na sua proposta de intervenção você precisa ser mais específica. Ela ficaria mais consistente se você especificasse, por exemplo, como seria a atuação conjunta entre os países.

      Nota final: 620

      Excluir
    2. Muito obrigada, professor! Foi de grande ajuda :)

      Excluir
  5. É notório a importância da ação conjunta entre os países para combater problemas globais, devendo ser apreciadas e estimuladas entre os governos devido aos benefícios gerados. Dentre os fatores relevantes estão o compartilhamento de tecnologias entre os países e uma melhor garantia de qualidade de vida dos cidadãos.
    O mundo globalizado trouxe também problemas globalizados, segundo o historiador Cardoso, que concluí, que os países se aproximaram devido as tecnologias, desta forma doenças surgidas em alguns países podem ser disseminadas por todo o mundo, é o caso da AIDS, da gripe A1N1 e por último, do ebola. Em contrapartida os esforços conjuntos para conter essas epidemias, faz ocorrer o compartilhamento de conhecimentos tecnológicos, os quais beneficiam toda a sociedade científica além de criar novos hábitos de comportamento para prevenções epistêmicas.
    Desta forma, nota-se benefícios na qualidade de vida, decorrentes dos novos hábitos de prevenção, esses, ocasionados pelas ações conjuntas de controle e combate as epidemias. Assim, comprova a importância da conjuntura entre os países, as quais devem ser aplaudidas e estimuladas pela população e governos.
    Portanto, acima de preconceitos raciais ou ideológicos – branco, negro, rico, pobre, capitalista, comunista – problemas globais, que podem afetar qualquer país ou civilização, devem ser tratadas sob a visão de neutralidade de suas diferenças, para que a soma efetiva dos esforços, dos conhecimentos, da humanidade, supere o egoísmo e seu efeito catastrófico sob uma população que queira viver isolada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourival,
      Seu texto foi o quarto, o que extrapola a cota de correção. Contudo, como esta é a última proposta que eu posto aqui antes do ENEM, vou te dar a nota final.

      Nota final: 540

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá professor,......traveiiii, quando vi esta nota, aí....começei a escrever novamente; indiferente de ter ou não correção, gostaria de publicá-la, para registrar no blog que as decepções não devem ser semeadas, antes devemos nos esforçar mais ainda nos nossos pontos fracos. Espero que esta nota suba acima dos 600. Abraços.

    Muito se discute sobre a importância de ações conjuntas entre países para resolverem problemas globais, e a história nos mostra que é necessário o fortalecimento de tais iniciativas, pois este é o caminho da paz, conforme apregoava Nelson Mandela. São relevantes para solidificar essas ações o diálogo entre as nações e o comprometimento para vencer os problemas globais.

    A ONU, sendo um órgão mundial mais importante para essas conjunturas, vem intermediando ações nesse sentido, como o controle do aquecimento global e de epidemias. Desta forma, são realizados convenções para estimular o diálogo, trocar experiências e estimular a preocupação com o mudo e seus habitantes. Temos como exemplo o “Rio mais 20” que reuniu pessoas do mundo inteiro para discutir e propor soluções ao planeta ou como vem acontecendo com a OMS, órgão vinculado a
    ONU, que está a frente com ajuda humanitária e controle do vírus ebola, nos países africanos.

    Contudo, é necessário um maior comprometimento dos países para vencer os problemas, haja visto, que o descuido com ações caseiras podem por em risco os países vizinhos, como foi o caso da gripe A1N1, que só foi possível controla-la, através das ações realizadas por todos os países, em que investiram em ações de prevenção e na distribuição de vacinas.

    Assim, desta importância,, nota-se o estreitamento das relações entre diferentes países, vencendo ideologias e preconceitos, caminhando juntos para a paz. Portanto é preciso que os órgãos governamentais, as ongs, a escola, promova campanhas de esclarecimento para mover a massa em um objetivo em comum, além, é claro, de projetos comunitários que valorizem a resolução de problemas globais, porque, às práticas de pequenas ações, consolidam a união e a paz entre os países.

    ResponderExcluir
  8. alguém arrisca uma nota!, será que vale mais que 600 ??? att.

    O século XXI chegou com novas tecnologias e possibilidades às pessoas, mas ainda com muitos problemas já conhecido. Por isso é preciso a união dos países em torno deste tema, pois tal medida potencializa a força de resolução e diminui os problemas sociais existentes.

    Como vemos nos livros de história, muitas guerras e doenças, como a AIDS e gripes, acabaram se tornando globais com o tempo. Isto ocorre devido a falta de ações conjuntas entre as nações que tenderam a individualizar os problemas. Logo é preciso fazer diferente com atuais problemas como o ebola e o radicalismo, ajudando os países afetados e não deixando os problemas se espalharem.

    Além disto, é preciso ver o lado humano dos conflitos. Tal como com o plano Marshall, as ajudas externas tornam o processo de reconstrução da sociedade mais rápido e menos dolorido aos habitantes. Assim, problemas como a fome e a pobreza podem ter resoluções ais generosas, se houvessem planos realmente comprometidos entre as potências mundiais.

    Desta forma, neste século XXI, a humanidade precisa deixar um pouco sua postura individualista e ser unida. Para isto órgãos como a ONU devem ter uma postura mais adura e clara ao fazer intermediações entre conflitos ou tentar unir ajuda humanitária. Ademais, é importante que os líderes de países mais pobres busquem trazer investimento e capital que melhorem a vida do povo, prevenindo novos problemas, pois, somente com um mundo ais unido e generoso é que poderemos alcançar uma vida mais justa a todos.

    ResponderExcluir