Marcadores

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Por que ler é tão importante para argumentarmos melhor?

(fonte da imagem: http://blog.silbachstation.com/2012_07_01_archive.html)



Olá a todos!

         Nesta postagem, discutirei um pouco a importância da leitura para que vocês desenvolvam melhor a capacidade de expressão por meio da escrita.
         Infelizmente, é bastante comum que as pessoas não tenham ideia do que escrever sobre um determinado tema por não conhecê-lo bem, ou por não saber como se expressar por meio da escrita. A solução para tal problema, que pode ser alcançada em médio prazo, está na leitura e na reflexão constante sobre os principais temas da modernidade.
         Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico alcançado nas últimas décadas, a leitura ainda não deixou de ser o principal meio para obtermos conhecimento e informações diversas. Dessa forma, a sua prática é fundamental para que as pessoas conheçam diversos assuntos e diferentes pontos de vista sobre um determinado tema.
         Contudo, é necessário que as informações sejam filtradas por nosso senso crítico. Ler fofocas a respeito de celebridades, por exemplo, pode ser prazeroso, mas dificilmente acrescentará algo ao seu conhecimento sobre as principais questões da nossa época, como o movimento imigratório ou os rumos da nossa economia. Se você quer se informar e adquirir um conhecimento mais profundo sobre o mundo, é fundamental a leitura de textos informativos (notícias, entrevistas, reportagens especiais) e de textos argumentativos, como artigos de opinião, editoriais e, para quem quer uma leitura mais apurada, artigos acadêmicos. Para ter acesso a esse tipo de textos, os grandes portais de notícias, como G1 e Folha de S. Paulo, precisam ser visualizados constantemente pelos internautas. Ademais, a leitura de grandes clássicos da literatura, como Machado de Assis e Graciliano Ramos, são capazes de estimular, além do prazer da leitura, a discussão de temas complexos sobre a natureza humana, como a traição e a assimetria de poder entre classes sociais.
Além de adquirir informações e conhecer diferentes pontos de vista sobre vários temas, a prática da leitura ajuda quem quer escrever melhor a conhecer diferentes formas de expressão. Essa prática não é importante apenas para a consolidação do domínio do registro formal da língua portuguesa. A leitura fornece exemplos reais das várias estratégias discursivas utilizadas nos gêneros textuais, já que propicia aos seus praticantes padrões e amostras reais de expressão por meio da escrita. Dessa forma, é possível compreender como um autor organiza seu texto de tipo dissertativo-argumentativo, como um artigo de opinião, a partir de uma tese até chegar a uma conclusão para a discussão que propõe a seus leitores.
A leitura também nos move ao debate. Quanto mais lemos, mais preparados estamos para apresentar uma visão crítica sobre um determinado tema. Diante de uma representação ilegítima da realidade, como uma ofensa racista ou um ato de corrupção, aquele que está acostumado a ler textos que tratem desses temas estará apto a apresentar argumentos consistentes sobre o tema, pois já não lhe são mais novidades as informações e os exemplos que comprovam o ponto de vista que irá defender.
 Portanto, caso vocês queiram estar mais preparados para argumentar em contextos formais sobre temas complexos, é primordial que pratiquem a leitura cotidianamente. Dessa forma, a escrita tornar-se-á gradativamente mais natural e a qualidade do seu texto aumentará significativamente.  

Um comentário: