Marcadores

quinta-feira, 26 de maio de 2016

O papel da prática de esportes nas escolas brasileiras



(fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/jovem-crian%C3%A7as-sul-esporte-futebol-1280662/)

Que tal escrever um pouco no feriadão?

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O PAPEL DA PRÁTICA DE ESPORTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.

Textos motivadores:




10 comentários:

  1. Esporte em família
    A prática de esporte geralmente tem seu inicio já nos primeiros anos de vida de uma criança. Desde pequenos, a prática e a importância da mesma é tratada com relevância dentro da sala de aula.
    Nota-se que cada vez mais o incentivo à pratica não vem mais das famílias.Os pais muitas vezes preferem comprar aparelhos tecnológicos para os filhos em vez de incentiva-los a correr atrás de uma bola ou então mostrar os benefícios do esporte.
    Em contraposto, a escola vem mostrando a importância que o esporte tem na vida das pessoas.Nitidamente o incentivo já na infância pode mudar a vida de uma criança futuramente,o esporte causa isso.Ele mostra o poder que tem a coletividade,a força de vontade e ainda mais importante pode moldar o caráter com princípios corretos.
    Portanto,é evidente os benefícios que o esporte carrega.Porém,deve-se iniciar a prática e incentivar as crianças e adolescentes já dentro de casa,não jogando a responsabilidade toda em cima da instituição de ensino, que por fim faz seu papel corretamente.

    ResponderExcluir
  2. - Você deveria ter escrito "incentivá-los", isto é, com acento agudo;
    - Você escreve bem, mas precisa ser mais específico em sua argumentação, pois o Enem cobra a especificação das ideias apresentadas. Sugiro que você leia a seção teoria do blog para verificar os pontos em que pode melhorar, como a proposta de intervenção.

    Nota final: 680

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. As atividades esportivas podem trazer muitos benefícios ao desenvolvimento físico, mental e até social de seus praticantes. Para que crianças e jovens tenham acesso a essas vantagens, é de grande importância a integração à escola. Muitas vezes, porém, essas atividades não recebem investimentos adequados por parte do Governo e não são valorizadas, sendo considerada por muitos como mera repetição de movimentos .

    Os esportes têm um grande potencial de ensinar valores morais e éticos aos praticantes. Estes aprendem a importância de seguir regras, a respeitar os outros do grupo e a conviver com eles, o que também colabora para o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e socialização. Além disso, também contribuem para a saúde corporal, deixando as pessoas mais ativas e menos propensas a adquirir doenças como obesidade e problemas cardiovasculares.

    Diante dessas incontestáveis vantagens, é fundamental que os esportes sejam praticados nas escolas, visto que esta é uma instituição de amplo acesso e que seus intuitos são semelhantes aos do esporte, ao participarem da formação dos indivíduos. Há, infelizmente, um verdadeiro desdém de grande parte da população pelo desporto, que o considera com função somente recreativa, além de existir um descaso político, refletido na má estrutura das quadras poliesportivas nas escolas e na má remuneração dos professores de Educação Física.

    É necessário, pois, que as parcelas sociais conscientes da importância do esporte na escola pressionem o Governo, para que ele destine justos recursos à remuneração dos profissionais de Educação Física e à melhoria das condições do ambiente escolar. Além disso, elas podem sugerir a realização de campanhas de conscientização nas mídias sobre o valor das práticas esportivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Fique atenta à concordância. Você deveria ter escrito, por exemplo, "consideradas";
      - Seja um pouco mais específica em sua proposta de intervenção. Sugiro que você leia a minha postagem sobre o assunto na seção teoria.

      Nota final: 920

      Excluir
  5. O pioneirismo do futebol e a proximidade das olimpíadas mostram que o esporte sempre esteve presente no território brasileiro. Nas escolas não deve ser diferente, pois,a prática esportiva colabora tanto para a formação de caráter, quanto para a profissional.

    Todo esporte tem regras.Logo, incentivar a a atividade desportiva no âmbito escolar é um convite para tratar de assuntos como respeito e limites. Dessa forma, o exercício dentro das escolas prepara o aluno de uma maneira lúdica para enfrentar algumas questões básicas no cotidiano.

    Além disso, não é raro o caso de jovens que tem como sonho ser um famoso desportista. Sendo assim, o contato promovido pelas escolas pode fomentar experiências que colaborem na sua escolha profissional.

    Portanto, tendo em vista algum dos benefícios do esporte nas escolas, espera-se que órgãos, como ministério educação, se atentem para esse assunto. Investindo em infraestrutura, como ginásios e quadras, além de instrutores qualificados e preparados para disseminar essa ideias nas escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Escreve-se Olimpíadas, isto é, com letra inicial maiúscula;
      - A vírgula após "pois", no segundo período do primeiro parágrafo, está incorreta;
      - Revise seu texto com atenção. Dessa forma, você irá evitar alguns erros gramaticais, como "a a";
      - Você está melhorando. Só falta aprofundar um pouco mais as suas ideias no desenvolvimento do texto.

      Nota final: 780

      Excluir
  6. blog bem dinamico,gostei do post, vou recomendar para a equipe colegio zona norte sp

    ResponderExcluir