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segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Proposta de redação sobre o papel da formação continuada de educadores

(fonte da imagem: http://www.ufjf.br/secom/2012/02/28/incentivo-a-formacao-de-docentes-e-tema-de-palestra/)

Olá a todos!

Escreva um artigo de opinião sobre o tema O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

As 5 primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas gratuitamente!




Professores da rede pública de SP aprendem a identificar distúrbios psicológicos

Agência Brasil
Camila Boehm

Professores da rede pública estadual aprendem a detectar sinais de distúrbios psicológicos nos alunos, como depressão, déficit de atenção, transtorno bipolar, por meio de um curso promovido pela Secretaria da Educação de São Paulo, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O projeto Cuca Legal já chegou nas escolas da capital, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Taboão da Serra.
A proposta da secretaria é expandir a capacitação para todo o estado. Neste ano, 318 professores concluíram o curso, que é ministrado por psiquiatras, neurologistas e pedagogos. Em 2013, já haviam 90 capacitados.
O objetivo é que os profissionais saibam como abordar os estudantes, ofereçam ajuda e indiquem o tratamento na rede de saúde. O curso é destinado ao professor como mediador, um educador que já atua na identificação de vulnerabilidades no ambiente escolar e ainda desenvolve ações de prevenção e mediação de conflitos, como bullying e indisciplina.
Segundo o coordenador do Sistema de Proteção Escolar da secretaria, Felippe Angeli, a ideia é trabalhar a saúde a partir de uma visão integral, incluindo orientação física e psíquica, e também retirar o estigma, muitas vezes, associado a distúrbios psicológicos. “Estamos formando estes professores para que conheçam um pouco melhor a saúde mental e, caso identifiquem algum sinal que possa ocasionar um problema, eles serão encaminhados para o serviço de saúde competente”, disse.
Em uma das etapas, por exemplo, os professores são estimulados a olhar com cuidado os alunos extremamente quietos. Os estudantes mais agitados costumam chamar a atenção facilmente, porém aqueles que falam pouco também podem ter algum conflito que não conseguem compartilhar.
“O papel do professor não é, e não pode ser, o de fazer diagnóstico de doença. Mas contribuímos para que ele atue como ponte para o bem-estar do jovem", completa Angeli. O projeto está associado a uma pesquisa acadêmica, na Unifesp, que investiga as melhores formas de trabalhar a questão com profissionais que não tem formação na área da saúde.
O idealizador do projeto Cuca Legal, o psiquiatra Rodrigo Bressan, afirmou que entre 14% e 20 % das crianças têm algum diagnóstico psiquiátrico identificável, que geralmente tem pequena gravidade, mas já seria o suficiente para atrapalhar o desenvolvimento do aluno. “Então é fundamental que se identifique os problemas para que se possa tratar precocemente e prevenir consequências mais graves”, disse.
Para o psiquiatra, as consequências incluem queda no rendimento escolar, acompanhado do sentimento de ser mau aluno; chance de sofrer bullying e ainda problemas de sociabilidade, em que o jovem fica sem amigos e limitado do ponto de vista social.
Se identificada tardiamente, “a doença tem maior chance de tornar-se crônica e persistir na idade adulta, além de tornar-se refratária [que não responde ao tratamento] com medicações ou terapia. A intervenção precoce evita o uso de medicações”, afirma.
“A orientação e sensibilização dos professores é fundamental”, conta Bressan. O projeto, ao longo dos dois últimos anos, demonstrou que os profissionais da educação podem aprender sobre a saúde mental, detectando sintomas e o encaminhamento para o serviço de saúde competente.
(fonte: http://www.clicfolha.com.br/noticia/41726/professores-da-rede-publica-de-sp-aprendem-a-identificar-disturbios-psicologicos)


16 comentários:

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  4. Educação Precisa

    __Desde o começo do século XXI , vários índices de agressões contra professores foram registrados em escolas de todo o país . Com o objetivo de sanar esse problema é que muitos educadores estão recebendo uma pré-formação para educar alunos com esse distúrbio .
    __O mau comportamento dos alunos dentro de uma sala de aula , pode estar relacionado à uma questão psíquica e a uma educação familiar mal revisada , uma vez que isso tem a ver com a forma que eles são tratados em casa .
    __Uma pequena porcentagem de educadores concluíram o curso para aprender a identificar distúrbios psicológicos . Em 2014 , apenas 318 concluíram a formação , que é comandada e ministrada por médicos com especializações em áreas neurológicas e mentais .
    __Durante a formação , os educadores recebem instruções de analisar os alunos hiperativos e os alunos mais quietos , pois , estes podem apresentar problemas e distúrbios neurológicos , mas não sabem se expressar .
    __Uma ótima forma de amenizar o problema da violência contra professores , colegas e funcionários da escola , é orientando o curso para os responsáveis pelo aluno na instituição , seja ele o professor , diretor ou zelador . Investir no curso pode ajudar no futuro das crianças que têm esse problema e pode reforma-la para uma ótima educação escolar .


    Nome : Lucas dos Santos Rocha
    Idade : 17 anos
    Formação : Ensino médio completo ( Escola Pública )

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    1. - Estude as regras de uso da vírgula e do sinal indicativo de crase. Você deveria ter escrito, por exemplo, "O mau comportamento dos alunos dentro de uma sala de aula pode estar relacionado a uma questão...";
      - Evite escrever parágrafos de um só período;
      - Não fique preso às informações dos textos motivadores, pois a banca do ENEM avalia essa postura de forma bastante negativa;

      Nota final: 420

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  6. _Há muito, já se sabe que a educação brasileira necessita de uma reforma em seus moldes. O sistema vigente principalmente o público, encontra-se desatualizado e segue precariamente tentando reproduzir aulas defasadas, atrasando e consequentemente prejudicando milhares de alunos. Como é o caso, por exemplo, dos alunos do ensino médio que aos montes formam-se sem nunca sequer terem entrado em um laboratório e sentem-se perdidos quanto uma escolha profissional no futuro. Mas o que fazer para mudar? E por onde começar? Quem são os responsáveis pela mudança? Eis um grande problema.

    _Uma mudança na educação, por menor que seja leva tempo acontecer na prática - outo percalço. Contudo, existe uma peça chave nessa transformação, os educadores. Os professores desempenham papel fundamental na maioria dos casos e mesmo formados precisam se atualizar constantemente. É o caso, das novas tecnologias. Muitos professores ainda não são familiarizados e neste ponto é necessário planejamento, pois elas podem ser utilizadas afim de não só aprimorar as aulas como despertar o interesse dos alunos melhorando assim o desempenho escolar.

    _Dessa forma, é importante que os educadores de uma forma em geral, façam cursos, especializações, participem de palestras e seminários para se aperfeiçoarem e levarem o conteúdo da teoria para a prática. Porém é preciso lembrar que a inserção de novas práticas no ambiente escolar requer tempo de pesquisa e de capacitação do corpo docente e é necessário que haja uma remuneração por tal.

    _Contudo, devemos ficar cientes que os professores não são os únicos responsáveis pela mudança na educação, mas sim, toda a sociedade deve engajar-se nessa reforma. Logo o governo deve se fazer presente nesta causa, apoiando e incentivando investindo na contínua formação dos educadores.

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    1. - Estude os usos da vírgula. Você deveria ter inserido uma vírgula após "seja", no início do segundo parágrafo;
      - No sentido de finalidade, você deve escrever "a fim";
      - Você mostrou uma excelente argumentação, por meio de exemplos e análises precisas. Só recomendaria que você especificasse de forma mais clara quais medidas seriam tomadas pelo governo.

      Nota final: 820

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  7. Formação continuada ou formação tapa-buracos?
    É do conhecimento de todos que o mundo não é o mesmo de 50 ou 20 anos atrás. A internet e os inúmeros avanços tecnológicos fizeram a vida mais dinâmica e eficiente, mas os professores acabaram sendo exceção à regra. Esse novo mundo precisa de um profissional reformulado, que acompanhe todas as mudanças da sociedade e para isso foi criado um processo de formação continuada. Mas o que realmente torna esse processo bom?
    Recentemente acompanhei o processo e regulamentação do “ProUni”, um programa do governo que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, nele existe um tópico de apoio à formação de docentes -afirmando que para vagas de licenciatura a renda seria irrelevante-, o que é algo realmente extraordinário, contudo essa ênfase em aspectos meramente teóricos, leva ao desinteresse e, sem motivação, o projeto vai por água abaixo.
    O problema é que não se pode começar pelo final. Junto ao “ProUni” a grande maioria dos projetos de capacitação garantem ser para a formação, mas não contribuem para o amadurecimento profissional do professor, ou seja, uma licenciatura em letras ou matemática ou qualquer outra não contribuirá para o seu dia-a-dia quando o problema não é mais teórico e sim prático.
    Está claro que o governo precisa oferecer uma formação continuada que abranja todos os aspectos humanos primeiro, como cursos de psicopedagogia e serviço social para depois utilizar os projetos de especialização já existentes. Ambos, prática e teoria, são de absoluta importância, mas nesse caso a ordem dos fatores altera o produto, pois quando um professor tem as necessidades do cotidiano sanadas, seu saber curricular só agrega mais valor ao profissional que ele realmente é.

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    1. - Estude os usos da vírgula. No segundo período do terceiro parágrafo, você deveria ter inserido uma vírgula após "ProUni";
      - Você desenvolveu uma excelente argumentação. Acertadamente, foram expostas questões primordiais para o tema de forma clara e sucinta.

      Nota final: 920

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  8. Não se pode pôr em duvida que a educação é um dos pilares para o crescimento e desenvolvimento de um país, além de ser fundamental para a vida em sociedade. Assim, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), vários projetos são criados com a finalidade de melhorar e aperfeiçoar a educação brasileira e atingir os objetivos mencionados. O projeto a ser discutido é: a formação continuada de professores e como ele age na educação brasileira.
    Na situação atual, os professores têm assumido o papel não apenas da educação escolar, mas também a função de formar os futuros cidadãos brasileiros com base nos princípios morais e éticos – com a vida cotidiana mais conturbada, as famílias estão deixando de participar desse processo de educação e ficando a serviço dos profissionais da educação. É nesse contexto que o projeto de formação continuada para professores está inserido.
    Dado o alto grau de influência exercido pelos professores sobre os alunos, o MEC visa à qualificação dos professores para além da forma apenas “conteudista”. As constantes formações/orientações vão permitir que os professores possam lidar com as situações mais adversas em sala de aula, por exemplo, a competição pela atenção dos alunos – os aparelhos tecnológicos é o grande agente da desatenção dos alunos para com os professores. Desse modo, uma possível solução é o programa ProInfo Integrado. O programa trabalha com cursos para professores que têm o objetivo de utilizar os recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos seus modelos didático-pedagógicos. Com uma aula mais interativa e voltada para a realidade tecnológica dos jovens, o rendimento escolar pode aumentar substancialmente. Além disso, o programa de formação continuada para professores tem se direcionado também para a educação infantil, e já demonstra boa perspectiva de resultados, a saber, o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa.
    Em suma, o País tem grande a ganhar com a formação continuada dos educadores, porém não adianta investir em projetos para a sua qualificação em sala de aula, sem antes investir na remuneração adequada a esses profissionais, tendo em vista a sua importância, e nos investimentos na própria educação, como: melhoria na infraestrutura das escolas e no ensino básico.

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    1. - Fique atenta à concordância nominal. No segundo período do primeiro parágrafo, você deveria ter escrito "administrados", já que a concordância é com "vários projetos";
      - Revise o seu texto com atenção para evitar algumas lacunas, como ocorre após a palavra "grande", no último parágrafo. Ademais, você deveria ter escrito "país" em vez de "País";
      - Os dois-pontos após "como", no último parágrafo, é desnecessário;
      - Você demonstrou grande conhecimento sobre o tema. Parabéns!

      Nota final: 880

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  9. Educação teórica ou prática?
    Formação continuada para educadores visa dar sustentabilidade às aulas dessas pessoas. Transmitir aos alunos o conhecimento que só pode acontecer pela ação do professor. Normalmente são realizadas palestras curtas para ensinar aos educandos que eles sejam pesquisadores de suas próprias práticas e a realizem em sala de aula, melhorando os seus ensinos. Contudo, será que teorias podem ensinar o que só se efetiva no ato?
    Em primeiro lugar, educação para professores são cursos de atualização; um emaranhado de teorias que tem o intuito de lhes ajudar a formar e ensinar melhor os alunos no século 21. Esses cursos propõem praticar suas teorias, conhecimentos científicos para solucionar a vida real . Portanto, esse ideal limita os professores à situações ideais , isso impossibilitaria ajudar os diante de um imprevissível.
    Ademais, os simpósios oferecidos aos mestres tem outra crítica faceta, atrelando-lhes como simples executadores de receitas. Cada professor e aluno é singular, reagem diferentemente na escola.; por isso não existem receitas para se lidar com essas pessoas . Diante disso, fica evidente que a aplicação de mais simpósios só ofereceriam incapacidade aos professores e manteriam distância entre a relação professor-aluno.
    Diante do exposto, o Governo precisa dispor de psicólogos e psiquiatras que ajudem os professores a lidarem melhor com a particularidade de cada aluno melhorando o ensino e transformando à educação continuada. Assim, esse instituto estará modificando teorias inertes (antigas) que poderão entrar em movimento ( ensinar o professor a ter uma boa relação com o aluno) com a ajuda de profissionais adequados.

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    1. - Revise o seu texto com atenção para não cometer erros como "imprevissível";
      - Você demonstrou uma qualidade rara em redações desse tipo: vontade de argumentar. Ficou claro o seu ponto de vista e os argumentos que o fundamentam. Parabéns!

      Nota final: 860

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  10. olá prof. fernando, publiquei um pouco atrasado, mas, se vc puder atribuir apenas a nota eu agradeço:


    Velhos professores, novos profissionais

    Nota-se nos dias atuais que a formação continuada aos educadores é de relevante importância para a qualidade do ensino. Destacam-se entre os benefícios um aprendizado mais efetivo e da integração professor/aluno, alterando a velha concepção da educação tradicional em que o professor é apenas um agente didático.

    As novas políticas educacionais instituída pelo MEC aboliram a repetência, e, uma das causas que as justificam está na frase de Macedo “quando o aluno reprova, o professor falha também”, isto porque o diagnóstico da aprendizagem revelou que os adolescentes podem estar submetidos à déficit psicológicos que bloqueiam sua interação com a disciplina em questão. A formação continuada, principalmente nas áreas humanas, auxiliam o professor na aplicação da sua matéria, tendo em foco as necessidades e dificuldades dos seus alunos, gerando de forma positiva um aprendizado efetivo e promissor.

    Também, os cursos extracurriculares podem oferecer aos educadores, noções de diversas patologias clínicas e sugerir acompanhamento ao educando como o projeto cuca legal, desenvolvido pela secretaria de educação de São Paulo, desta forma, com uma visão mais humana sobre a sala de aula, ocorre a interação entre as partes e conforme Jean Piaget, o professor abandona a imagem carrancuda e passa agir como facilitador da aprendizagem, enaltecendo os pontos fortes e auxiliando nas dificuldades.

    Portanto a qualidade no ensino, exige mais do que um diploma de curso superior, exige aperfeiçoamento continuado para coroar o profissional da educação. Assim, a educação sendo pública, é de extrema urgência o governo instituir incentivo, subsídios e prêmios para a formação continuada além de promover palestras, cursos presenciais e a distância para qualificar melhor o educador e desta forma a sociedade. Desta forma, poderemos utilizar os conceitos de Paulo Freire sobre a pedagogia da libertação, e contemplar a transformação social tanto para os educandos como para os educadores.

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