Marcadores

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Proposta de redação sobre a importância do planejamento urbano

(fonte da imagem: http://urbecarioca.blogspot.com.br/2014/07/semana-urbe-carioca-21072014-27072014.html)

Olá a todos!

           Hoje vamos debater uma questão fundamental para o Brasil neste século: o planejamento urbano. Em nossas grandes metrópoles, sofremos com problemas graves de mobilidade, moradia, abastecimento e acessibilidade. Congestionamentos monstruosos, dificuldade de locomoção por meios alternativos, grandes deslocamentos diários feitos pelos trabalhadores, falta de segurança, crise hídrica e falta de condições dignas de moradia para milhões de brasileiros são apenas alguns sintomas da falta de planejamento urbano nas últimas décadas.
               Não se trata apenas de uma questão vazia para se encher 30 linhas. Trata-se de um problema crônico que precisa ser pensado e analisado criticamente por todos os brasileiros e, principalmente, pelos jovens, que viverão em um caos ainda maior se não forem tomadas as medidas necessárias.


Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A importância do planejamento urbano para o Brasil no século XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

AS CINCO PRIMEIRAS REDAÇÕES POSTADAS NOS COMENTÁRIOS SERÃO CORRIGIDAS GRATUITAMENTE.

Links para os textos motivadores:




VALE A PENA CONFERIR AMBOS!

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Metrópoles para poucos
    As grandes cidades são consideradas, muitas vezes, sinônimo de locais desenvolvidos e com muitas oportunidades. Há, no entanto, evidentes contradições: aumento das regiões periféricas e acesso desigual aos direitos básicos. Esses problemas são oriundos da superpopulação desde a Urbanização na época da Revolução Industrial, bem como da ineficiência de políticas públicas e sociais para o planejamento urbano.
    Com a Revolução Industrial, aconteceu o processo chamado de êxodo rural e o surgimento das grandes metrópoles. Quando operários se deslocaram aos centros urbanos em busca de trabalho. Esses locais ficaram superlotados e surgiram, assim, as regiões periféricas, onde as pessoas sem oportunidades e de classe social baixa construíram suas moradias sem preocupação com a infraestrutura, formando aglomerado de residências.
    Assim, é notória nas grandes metrópoles a intensa desigualdade. Uma vez que nem todos os cidadãos que lá moram têm acesso aos direitos básicos, como uma moradia digna e um emprego formal. Pode-se citar São Paulo, maior cidade brasileira, onde os melhores empregos e residências concentram-se em poucos bairros. Isso mostra que a configuração das grandes cidades brasileiras é excludente, tendo em vista que se cria uma espécie de barreira entre as regiões periféricas e os centros urbanos.
    Dessa forma, embora os problemas citados sejam notáveis em toda a sociedade capitalista, eles têm suas raízes ligadas a um longo processo histórico de urbanização e a desvalorização governamental com as classes mais baixas. Para resolvê-los ou, pelo menos, amenizá-los, seria necessário um longo projeto que fiscalize a criação de novas residências, para que sejam construídas com a preocupação com o ambiente na qual estarão inseridas. Mostra-se também necessário, o investimento em medidas socioeducativas, tais como nos setores educacionais, ampliando a criação de cursos profissionalizantes e superiores. O que faria com que os cidadãos estejam preparados profissionalmente a ingressar no mercado de trabalho e a ter ascensão social, diminuindo, assim, as barreiras que marcam a desigualdade existente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Revise o seu texto com atenção para evitar alguns erros gramaticais. Você deveria ter escrito, por exemplo, "urbanização", isto é, com a inicial minúscula;
      - O ponto final depois de "trabalho", no segundo parágrafo, foi empregado de forma inadequada. Você deveria ter inserido uma vírgula;
      - Fico feliz com a sua evolução. Continue praticando para consolidar a sua capacidade argumentativa.

      Nota final: 760

      Excluir
  3. Nas últimas décadas, o ambiente urbano vem se modernizando de modo acelerado. No entanto, essas mudanças não são necessárias para suprir as necessidades da população.
    É necessário compreender que a deficiência no transporte público tem como consequência a elevação do número de carros nas ruas. Em razão disso, trânsito e a poluição do meio ambiente.
    Diante desse e de vários outros fatores como a gestão da água e energia, deve-se levar em conta questões culturais. Se há escassez de recursos, foram utilizados de forma errada.
    Logo, é notório a insuficiência do transporte e lacunas no uso dos recursos. O transporte público de qualidade e atendendo sem lotações as demandas diminuiria o trânsito, pois as pessoas optariam por um meio mais barato e eficiente. Planejamento dos recursos e consciência sobre seus usos. Utópico a extinção dos problemas urbanos, porém possível e necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem conhecimento do assunto sobre o qual escreve. Entretanto, sua argumentação é, na minha opinião, bastante concisa e poderia ser melhor articulada. No segundo período do segundo parágrafo, por exemplo, faltou um verbo e selecionar algumas palavras a mais para você construir o sentido que desejava. Você poderia ter escrito: "Em razão dessa conjuntura, os congestionamentos e a poluição do meio ambiente tendem a crescer substancialmente nos próximos anos".
      Você também precisa apresentar mais exemplos e argumentos, pois o seu texto é baseado em constatações superficiais. Discuta mais. Mostre causas e consequências. Enfim, solte a mão para colocar no papel o que você sabe!
      Ademais, é fundamental que você faça um planejamento do seu texto. As partes precisam ser mais articuladas para que você construa significados por meio das suas palavras. Sugiro que você leia mais textos de opinião e preste atenção no processo de construção de sentido por meio da linguagem. Você vai começar a entender melhor a importância de se selecionar bem uma palavra e o uso de elementos linguísticos fundamentais para a articulação das ideias, como conjunções, pronomes e preposições.
      Não deixe de praticar.

      Nota final: 380

      Excluir
  4. Da família ao Estado
    ---O planejamento é essencial para o sucesso e abatimento de metas em qualquer âmbito relacionado. Como exemplo de planejamento, o familiar representa uma das mais importantes iniciativas dentro da sociedade contemporânea. Podemos dizer que as decisões tomadas em uma família refletem nos padrões sociais de todo espaço em processo de urbanização.
    ---Desde a década de 80 têm-se observado uma diminuição nas taxas de natalidade. Parte disso vêm da consciência adquirida por mulheres que decidem sair do relacionamento patriarcal e assumem uma posição mais ativa na sociedade. Entretanto, observa-se ainda hoje a queda no crescimento vegetativo, onde a taxa de mortalidade avança cada vez mais em relação à taxa de natalidade. As causas para o avanço da mortalidade são inúmeras, visto que a banalização da violência tornou-se muito comum, porém a causa mais óbvia e que poucas pessoas dão atenção quando assistem a programas policiais é a baixa infraestrutura dos estados brasileiros.
    ---Em pleno século XXI, cidades que vistas de longe são exemplo, vistas de perto são decadentes para o suposto progresso ostentado em nossa bandeira. A democracia tão almejada pela população tornou-se uma cortina para o engavetamento de projetos de lei que seriam promissores para o desenvolvimento do país. As nossas estatais estão sendo sucateadas pela corrupção exagerada. Porém, as empresas privadas são fortes instrumentos para as diversas áreas, seja construção civil, saúde, educação ou segurança, sendo essas empresas as que deveriam receber investimentos mais duradouros vindos do governo.

    ResponderExcluir
  5. - Estude os usos da vírgula. No primeiro período do segundo parágrafo, por exemplo, você deveria ter inserido uma vírgula após "80" devido ao deslocamento do adjunto adverbial;
    - Estude a acentuação dos verbos "ter" e "vir", pois, nas ocorrências desses verbos nos dois primeiros períodos, o acento foi empregado equivocadamente;
    - Você precisa apresentar, no mínimo, dois parágrafos no desenvolvimento do seu texto para mostrar argumentos, exemplos e análises com a profundidade necessária exigida pelos corretores de redações cobradas nos vestibulares;
    - Você precisa ser mais específico na sua proposta de intervenção. Sugiro que você leia a minha postagem sobre o assunto (http://fernandofidelix.blogspot.com.br/2014/03/ideias-para-uma-proposta-de-intervencao.html).

    Nota final: 480

    ResponderExcluir
  6. EVOLUÇÃO PARA UMA VIDA DIGNA

    Com o passar dos séculos nos deparamos cada vez mais com a evolução nos meios industriais e isso é sem nenhuma dúvida um grande avanço para a sociedade como um todo. Mas, sabemos também das diversas consequências que essas evoluções acarretam para a população como por exemplo, o grande caos que se vive em grandes metrópoles em relação ao trânsito, as más condições de saúde e de moradia.
    Com mais oportunidades de emprego nas grandes cidades o êxodo rural foi inevitável, e hoje nos deparamos com um cenário onde grande parte da população vive nas grandes metrópoles, mas isso não quer dizer que essa moradia seja de qualidade e adequada. Assim, as cidades foram ficando cada vez mais povoadas e sua capacidade de administrar essa grande migração para ela, não se desenvolveu junto com a sua população.
    Desde a 1º revolução industrial os meios de transporte foram aprimorados de trens a vapor que levavam dias para o transporte de trabalhadores para as indústrias, hoje nos deparamos com aviões que em poucas horas transportam pessoas por todo o mundo. Diante também, das melhores condições de trabalho e com maiores recursos financeiros, as pessoas passaram a ter mais carros e isso influência diretamente os grandes congestionamentos.
    Além desses fatores apresentados, vale ressaltar também as diversas dificuldades com segurança, saúde e educação, e isso se deve devido a um planejamento ineficiente e uma população muitas vezes silenciada pelo constante medo de que a situação fique cada vez mais complicada.
    Com um planejamento adequado, uma boa distribuição de tarefas e uma cobrança devida de que estas tarefas estejam sendo devidamente executadas, sem sombra de dúvidas a melhora iria ser notória e rápida. Através de sistemas eficientes de fiscalização do trabalho de governantes e funcionários públicos, assim como, a maior conscientização da população sobre os problemas que o Brasil enfrenta atualmente, poderiam fazer com que diversos problemas regredissem.
    Diante disto, vemos que a construção de um planejamento para a organização e manutenção de uma sociedade é fundamental. Partindo do básico e essencial para uma vida digna como saúde até chegarmos em um ponto em que podemos considerar que todos vivem de forma igualitária e digna, independentemente de seus aspectos sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. - Estude os usos da vírgula. Você a empregou incorretamente ou deixou de empregá-la em algumas vezes. No início do segundo parágrafo, por exemplo, você deveria ter inserido uma vírgula após "cidades", já que se trata de um adjunto adverbial deslocado;
      - Quando você se referir a uma revolução industrial específica, escreva com letras maiúsculas. Assim, você deveria ter escrito Revolução Industrial;
      - Você argumento de forma satisfatória. Talvez você tivesse problemas na hora de colocar todas as suas ideias numa prova do tipo vestibular, pois o limite costuma ser de 30 linhas. Ademais, seria importante você especificar qual seria a conscientização da população para deixar a sua proposta de intervenção mais consistente.

      Nota final: 680

      Excluir
  7. Necessidade de Replanejamento

    Viver em uma área urbana planejada é fundamental para uma boa qualidade de vida. Sendo assim, a criação de um espaço habitável deve atender todas as necessidades de uma população. Porém, tão importante quanto planejar é replanejar, conforme o aumento populacional, e consequentemente, uma maior demanda de serviços. O que, em geral, não acontece no Brasil.
    Nas principais cidades do país temos: trânsito caótico, superlotação dos meios de transporte públicos e dos serviços de saúde, diversos moradores de rua, um grande numero de favelas, e ainda, uma recente crise hídrica. Todos esses fatos evidenciam um planejamento ultrapassado e um replanejamento necessário.
    Com relação as moradias, ocorre constantemente a construção de enormes edifícios habitacionais, onde antes haviam algumas casas, aumentando assim a capacidade de moradores. Porém, concerta-se um erro e comete-se outro, pelo fato de que onde haviam poucos carros, haverá centenas, prejudicando assim o trânsito.
    Sendo assim, organizar um meio urbano de modo eficiente requer constante estudo populacional. Com isso, a união das unidades federativas atendendo e controlando a população como um todo, é fundamental para assegurar uma sociedade mais agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Sugiro que você reescreva o último período do primeiro parágrafo desta forma: "Infelizmente, o debate sobre o tema não acontece de forma consistente no Brasil";
      - Estudo os usos do acento indicativo de crase. Você deveria ter escrito "Com relação às moradias" no início do terceiro parágrafo;
      - Estude os usos do verbo "haver". No terceiro parágrafo, você deveria ter escrito "havia algumas casas";
      - Faltou você ser mais específico na sua proposta de intervenção. Sugiro que você leia a postagem que fiz sobre o assunto (http://fernandofidelix.blogspot.com.br/2014/03/ideias-para-uma-proposta-de-intervencao.html) para conseguir escrever propostas de intervenção mais consistentes.

      Nota final: 820

      Excluir
  8. Planejar é solucionar

    Sabe-se que o planejamento urbano é de extrema importância para a organização das cidades, sobretudo porque estas estão em constantes mudanças demográficas e culturais. Dos aspectos relevantes destacam-se ações com visão no futuro o qual proporcionará uma melhor qualidade de vida aos seus moradores.

    Nossos governantes, por vezes, costumam “tapar o sol com peneira”; seja pela falta de organização, não se preparam para as dificuldades previstas, assim, desembolsam recursos para resolverem o momento, o que, além de não solucionar, mantém a todos em um círculo vicioso. Conforme expressam os críticos: “um cachorro correndo atrás do próprio rabo”, gastando tempo e recurso em um problema que irá persistir.

    Dessa forma, encontramos nossas cidades mergulhadas nos antigos problemas: inundações quando chove, falta de água nas estiagens, congestionamentos nos grandes centros, enfim, recursos sendo gastos várias vezes com obras provisórias ao invés de planejarem e gastarem uma única vez em ações definitivas.

    Portanto, planejar nossas cidades vai além de mantê-las funcionando, vai de encontro à soluções requeridas pelos contribuintes. Para isso é preciso que o governo estimule as pesquisas nas universidades para nossos problemas diários através de prêmios e reconhecimento, como também buscar experiências positivas em outros países e adequá-los as nossas necessidades.

    Assim, poderemos cantar Raul Seixas :”Não adianta travar uma luta com os galhos se é na raíz que está o coringa do baralho”, utilizando da arte de planejar para um caminho de solução.

    ResponderExcluir
  9. Olá prof Fernando, tive dificuldades em interpretar este tema; você poderia expor de que forma o avaliador espera que este tema seja trabalhado?

    ResponderExcluir
  10. Lourival!
    O seu texto é o sexto.Contudo, como você é sócio antigo, eu te dou a nota: 800.
    O avaliador espera que o candidato aborde o tema da maneira como você fez: discutindo a importância do planejamento urbano; mostrando os principais problemas; e, por fim, apresentando uma proposta de intervenção.
    Por fim, sugiro que você estude os usos do sinal indicativo de crase, pois você continua cometendo alguns erros nesse aspecto.

    ResponderExcluir