O blog está de volta! Meu nome é Fernando Fidelix Nunes, além de idealizador do movimento A pena Capital (www.apenacapital.blogspot.com.br), sou doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília e professor de Língua Portuguesa com grande experiência profissional em instituições públicas e privadas de ensino. Por meio desse blog, criei um amplo repositório de propostas de redação destinado a estudantes que vão prestar exames de seleção, principalmente o Enem.
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terça-feira, 15 de julho de 2014
Sugira um tema para uma proposta de redação
(fonte da imagem: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o-image6906191)
Olá a todos!
Após uma... surpreendente Copa do Mundo, muitos estão voltando a estudar e nada melhor que praticar redação para isso, certo?
Já postei cerca de 20 propostas de redação desde o início do ano, isto é, disponibilizei muito material para todos aqueles que precisam de temas contextualizados para escrever redações nos formatos exigidos pelos exames de vestibular. Além disso, muitas redações foram corrigidas e comentadas por mim para que vocês possam praticar a escrita.
Como este blog tem o objetivo de interagir com os visitantes por meio de um diálogo permanente, deixarei o espaço desta postagem disponível para que vocês possam sugerir um tema para uma próxima proposta de redação. Para sugerir um tema, basta deixar a sua contribuição no espaço destinado aos comentários.
Dessa forma, você poderá contribuir para a sua aprendizagem e para a dos demais visitantes que tem interesse em aprimorar a capacidade de expressão por meio da escrita.
Aguardo o seu comentário!
Para ficar por dentro das novidades do blog, torne-se um seguidor!
um abraço,
Fernando
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Oiii, Fernando. Segue minha proposta de redação. Por favor, dê sua opinião. Obrigada! :)
ResponderExcluirELOGIO DO APRENDIZADO
Aprenda o mais simples! Para aqueles
Cuja hora chegou
Nunca é tarde demais!
Aprenda o ABC; não basta, mas
Aprenda! Não desanime!
Comece! É preciso saber tudo!
Você tem que assumir o comando!
Aprenda, homem no asilo!
Aprenda, homem na prisão!
Aprenda, mulher na cozinha!
Aprenda, ancião!
Você tem que assumir o comando!
Frequente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.
Você tem que assumir o comando.
Não se envergonhe de perguntar, camarada!
Não se deixe convencer
Veja com seus olhos!
O que não sabe por conta própria
Não sabe.
Verifique a conta
É você que vai pagar.
Ponha o dedo sobre cada item
Pergunte: O que é isso?
Você tem que assumir o comando.
(BRECHT, Bertolt. Poemas 1913-1956; seleção e tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 114.)
NO CAMINHO, COM MAIAKOVSKI
I.
Assim como a criança
humildemente afaga
a imagem do herói,
assim me aproximo de ti, Maiakovski.
[...]
Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite, eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
(COSTA, Eduardo Alves da. No caminho, com Maiakovski. No caminho, com Maiakovski: poesia reunida. São Paulo: Geração Editorial, 2003. p. 47.)
Redija um texto relacionando os dois poemas, a fim de apresentar o seu ponto de vista sobre a importância da Conhecimento, da Democracia e da Liberdade de Expressão no Brasil.
OBSERVAÇÕES
UTILIZAR A NORMA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA;
ESTRUTURA DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA;
NO MÍNIMO 25 E, NO MÁXIMO, 30 LINHAS;
NÃO ESQUECER DE DAR TÍTULO AO SEU TEXTO.
Olá Kátia,
ExcluirÉ uma proposta bastante criativa e toca em pontos bastante importantes relacionados à vida contemporânea.
A única observação que eu tenho a fazer é que seria interessante você desmembrar essa proposta em três, pois tratar dos temas solicitados em um texto de no máximo 30 linhas é bastante complexo e torna difícil uma avaliação justa da capacidade de expressão por meio da escrita do aluno.
Obrigado pela sua contribuição!
um abraço,
Fernando
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá professor,
ResponderExcluirestive reparando algumas palavras chaves nos temas anteriores da redação do enem: EFEITOS - O DESAFIO - O PODER, interessante que trocando a palavra o tema tem o mesmo efeito; diante disto vem a minha sugestão para 2014:
-(efeitos/desafio) da diminuição do sódio nos alimentos industrializ.;
-(efeitos/desafio) do desperdício de água (mau uso);
-(efeitos/desafio) do preconceito na sociedade moderna;
-(efeitos/desafio) da baixa qualidade do ensino público;
-(efeitos/desafio) do congestionamento nos grandes centros;
-(efeitos/desafio) da senioridade;
-(efeitos/desafio/o poder) da manipulação da mídia;
-(efeitos/desafio/o poder) da participação feminina na sociedade;
-(efeitos/desafio/o poder) da lei Maria da Penha;
Ótimas sugestões!
ExcluirPensarei em como utilizar futuramente essas ideias.
Ótimas sugestões!
ExcluirPensarei em como utilizar futuramente essas ideias.