Marcadores

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Proposta de redação sobre os desafios do atual sistema prisional brasileiro

(fonte da imagem: https://br.fotolia.com/id/129113776)

Que tal debatermos o tema mais discutido pela mídia brasileira neste ano?

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS DESAFIOS DO ATUAL SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.

Textos motivadores



10 comentários:

  1. Penitenciárias brasileira: Mansão do terror.
    Segundo a teoria malthusiana, a produção de alimentos não acompanharia o crescimento populacional; o sistema carcerário brasileiro assemelha-se exacerbadamente a essa ideia, onde o número de presos cresce desproporcionalmente à quantidade de presídios. Hodiernamente, com a quarta maior população presidiária mundial, o Brasil apresenta cárceres com condições deploráveis, muito pela inércia governamental, como pelo descontrole interno nas detenções.
    Dois meses antes da crise prisional, o governo roraimense solicitou reforço da Força Nacional ao Ministério da Justiça para combater a rebelião que se avizinhava; pedido esse que foi negado. Assim como a primeira lei de Newton, o Estado mantém-se inerte quanto as circunstâncias penitenciárias, tornando ações paliativas em definitivas, a exemplo de como foi feito em Alcaçuz, onde ao invés da construção de um muro para separação de facções, foram postos contêiners.
    Em segundo plano é notório que atualmente os presidiários controlem a comida, chaves e tudo que entra e sai entre as paredes dos presídios. Na maioria das vezes isso é derivado do desequipamento e da falta de recursos da inteligência responsável pelo isolamento dos detentos do mundo externo, só agravando mais o problema.
    Em suma, após os argumentos supracitados, é necessário que haja mudanças para resolução, ou amenizacão para essa problemática. Tais atos pode ser mediados pelo Ministério da Justiça através duma reformulação estrutural geral nas penitenciárias brasileiras. Além de maior intensificação na reabilitação dos condenados em prol de que aconteça uma mudança da mente do indivíduo e proporcione um readaptação social, após sua soltura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:

      - Você demonstrou ter um bom vocabulário;
      - Sua argumentação é objetiva e permeada de referências importantes para a construção de um ponto de vista;
      - Você fez uma boa proposta de intervenção. Só faltou ser um pouco mais específico em relação à maneira como ocorrerá a reformulação estrutural geral nas penitenciárias.

      Pontos a melhorar:

      - Após "populacional", na primeira linha do seu texto, você deveria ter inserido ponto final e não ponto e vírgula;
      - Estude os usos do sinal indicativo de crase, pois você deveria ter escrito, no segundo parágrafo, "quanto às circunstâncias";
      - Tenha mais atenção em relação à concordância. No último parágrafo, você deveria ter escrito "Tais atos podem ser mediados".

      Nota final: 800

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. "O ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir". Como bem expressado por Sartre, filósofo francês, e reafirmado pela Constituição brasileira, a liberdade é um direito de todos. Contudo, é notório que, a partir do momento que um indivíduo infringe a lei, este tem tal direito negado. Fato é que ao invés dos detentos serem submetidos a metodologias de recuperação, acabam sendo acometidos por mais violência nas prisões, ao passo que, medidas governamentais para resolução do impasse são ineficazes.
    Segundo John Locke, as pessoas são como tábulas rasas que adquirem conhecimento através da experiência. Desse modo, é possível perceber que, principalmente em decorrência da desigualdade social e da ausência de oportunidade, muitos visam como saída a criminalidade. Surge, desse modo, o maior desafio do sistema prisional brasileiro, reabilitar e ressocializar tais indivíduos. No entanto, o que se encontra nos presídios é o domínio quase absoluto da violência.
    Por outro lado, observa-se que as autoridades governamentais encontram-se anestesiadas em meio a tantos problemas que vão além das grandes falhas nas instituições carcerárias, pois, apresentam raízes sociais que devem ser corrigidas. A exemplo disso está o narcotráfico que tem originado a maioria gritante de toda onda de violência existente, atingindo a juventude de forma cada vez mais intensa.
    Faz-se necessário, portanto, que o governo federal, juntamente às esferas estaduais e municipais, invista em políticas públicas de ressocialização e reabilitação dos indivíduos nos presídios, de modo que estes tenham oportunidade de contribuir de forma positiva para a sociedade. Ademais, deve ser dado todo o suporte necessário aos carcerários e a fiscalização deve ocorrer constantemente. A fim de atenuar o surto de violência vivenciado pelo país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontos positivos:

      - Você faz faz boas referências, o que comprova o seu conhecimento sobre o tema;
      - A estrutura argumentativa do seu texto é satisfatória.

      Pontos a melhorar:

      - Utilize, preferencialmente, a expressão "Constituição Federal" em vez de "Constituição brasileira";
      - Estude mais regência e o uso do sinal indicativo de crase. No segundo parágrafo, por exemplo, você deveria ter escrito "visam à criminalidade como saída", pois o verbo "visar" no sentido de "objetivar" ou "ter como meta" é transitivo indireto;
      - Você precisa ser mais específica em relação à sua proposta de intervenção. Seria necessário, por exemplo, especificar quais seriam as políticas públicas de ressocialização que iriam ajudar a enfrentar o problema proposto.

      Nota final: 780

      Excluir
  6. O conceito atual de prisão é recente, datando do século XVII com a reforma do Direito Penal e a consequente “humanização” das penas. Até então, eram comuns as práticas de pena de morte, desmembramentos e torturas. Entretanto, apesar dessa evolução, o conceito de prisão no contexto brasileiro gerou outro grande problema: a superlotação dos presídios.

    Esse excedente de presidiários, somado à falta de estrutura, gera condições de convívio e de administração deploráveis. Milhares dos jovens que são colocados em cárcere são réus primários e de bons antecedentes. Tais pessoas não são, necessariamente, perigosas quando entram. Entretanto, se tornam quando saem. Decerto, como consequência das condições improfícuas do sistema carcerário brasileiro.

    Um levantamento do Sistema Integrado de Informação Penitenciária - INFOPEN, mostra que 40% da população carcerária brasileira é formada por prisioneiros provisórios. Ou seja, nunca sequer foram julgados. Além disso, apenas 7% possui o ensino médio completo. Fica claro, portanto, que a educação de base e a demora no processo penal são os fatores mais significativos da questão.

    Por conseguinte, medidas são necessárias para resolver a problemática. O Ministério da Justiça deve promover concursos para a nomeação de novos juízes, tanto na esfera estadual, quanto federal. Dessa forma, o tempo de espera por julgamento seria minimizado. Nesse ínterim, o Ministério da Educação deve subsidiar bolsas para cursos técnicos e profissionalizantes. Como resultado, as crianças brasileiras de baixa renda terão a opção do emprego em detrimento do crime.

    ResponderExcluir
  7. Pontos positivos:

    - Você demonstra um bom domínio da norma padrão;
    - Seu texto é ligado de forma precisa por uma boa variedade de conectivos;
    - Sua proposta de intervenção foi bastante objetiva e consistente.

    Pontos a melhorar:

    - Evite fazer referências tão longínquas em relação ao tempo apresentado pela proposta de redação;
    - O travessão antes de "INFOPEN" deveria ser trocado por uma vírgula.

    Nota final: 860

    ResponderExcluir